Espetáculo “A poesia concreta de cidades e corpos soterrados” tem sessão gratuita no Espaço Cultural Imaculada, no Funcionários
Quatro personagens que vivem nas periferias de Belo Horizonte questionam a realidade de uma cidade construída sobre rios enterrados. Esse é o mote do espetáculo teatral A poesia concreta de cidades e corpos soterrados, da Cia 5só, que promove uma sessão gratuita no dia 2 de outubro, às 19h, no Espaço Cultural Imaculada (Rua dos Aimorés, 1600 – Funcionários, Belo Horizonte). Os ingressos podem ser retirados online pelo Sympla ou presencialmente na portaria do evento, 1h antes do espetáculo.
Com doses de humor e aspereza, as micro e macro agressões do cotidiano da vida urbana são postas em cena. O urbano e a poesia marginal ajudam a contar as histórias de quatro personagens que, sob perspectivas singulares, se relacionam com uma metrópole atravessada por rios soterrados e tragédias socioambientais.
As e os espectadores que vivem as contradições dos centros urbanos encontrarão eco nas trajetórias que se cruzam na dramaturgia. É o que conta a diretora da peça, Thamara Selva: “É como se o vapor das ruas ganhasse vida, permitindo que o espectador se reconheça nas complexidades e humanidades que permeiam a paisagem urbana”, define.
A poesia concreta de cidades e corpos soterrados mantém uma das marcas da Cia 5só: o encontro entre a poesia falada e a cena teatral. A ideia é explorar as poéticas da oralidade marginal nos palcos, contribuindo para valorizar a produção artística periférica e gerar aproximação com o público.
Em sua noite de estreia, o espetáculo conta com uma abertura especial. A poeta, professora e Norma Souza de Lopes leva ao palco uma contação de histórias, seguida de intervenção artística do músico, compositor e produtor autodidata Gouvveia, amplificando ainda mais o diálogo da dramaturgia com as expressões que nascem das margens.
Em março, como parte do projeto, a companhia também promoveu oficinas de criação artística com foco em performance poética e escrita criativa, a fim de ampliar o acesso das juventudes periféricas à produção cultural.
Este projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte (Projeto nº 0981/2023).
Sobre a Cia 5só
A Companhia de Teatro Marginal 5só é formada por cinco atrizes, atores e poetas que têm como ponto de encontro a cena do Slam de Belo Horizonte. A companhia surge do desejo de revelar a produção artística de pessoas negras, mulheres, LGBTQI+ e jovens das diversas periferias da cidade, por meio do teatro, performances, saraus e outras linguagens artísticas.
A 5só estreou em 2019 com a cena “Eu só, com verso”, vencedora do Cenas Curtas, do Galpão Cine Horto. A obra marca o início de uma trajetória marcada por enredos que abordam o cotidiano periférico de sonhos, frustrações, alegrias, amores e opressões, sempre trazendo a poética marginal e a oralidade para o palco teatral. Composto por Fellipe Beluca, Joi Gonçalves, Karine Bassi, Leandro Zerê e Pieta Poeta, o grupo já se apresentou no 14º Festival de Verão UFMG e no II Trama Festival, entre outros espaços.
A poesia concreta de cidades e corpos soterrados
Realização: Cia 5só
Classificação indicativa: 14 anos
Duração: 50 min
Retirada de ingressos: online, pelo Sympla (https://www.sympla.com.br/evento/estreia-do-espetaculo-a-poesia-concreta-de-cidades-e-corpos-soterrados/3135226?referrer=docs.google.com) ou na portaria do evento, 1h antes do espetáculo
2 de outubro de 2025, quinta-feira, 19h
Espaço Cultural Imaculada
Rua dos Aimorés, 1600 – Funcionários, Belo Horizonte
Ficha técnica
Direção: Thamara Selva
Dramaturgia: Fellipe Beluca, Joi Gonçalves, Karine Bassi, Leandro Zerê e Nilo Ybyraporã
Elenco: Fellipe Beluca, Joi Gonçalves, Karine Bassi e Leandro Zerê
Cenografia: Aborda Produtora Cultural
Iluminação: Veec Santos
Sonoplastia: Omar
Outras informações: instagram.com/cia5so
Adicionar Comentários