Com direção de Fernanda Vianna, atriz do Grupo Galpão, um dos textos infantis mais celebrados de Maria Clara Machado faz curta temporada na C.A.S.A. (Centro de Arte Suspensa e Armatrux), de 12 a 14 de dezembro, com entrada gratuita, e retrata divertidamente o mistério da noite de Natal pelo olhar do boi e do burro do presépio
O espetáculo musical “O Boi e o Burro no Caminho de Belém”, uma das primeiras peças de Maria Clara Machado e a que mais teve montagens até hoje, cumpre curta temporada de 12 a 14 de dezembro, na C.A.S.A. (Centro de Arte Suspensa e Armatrux), na sexta, às 20h, e no sábado e domingo, às 17h. A peça une a diretora e atriz Fernanda Vianna e o diretor musical Ernani Maletta em um processo de criação teatral para a montagem deste clássico infantil que recria a noite de Natal. O espetáculo, que conta com o patrocínio da Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, tem entrada gratuita e os ingressos devem ser retirados no local, com uma hora de antecedência. Todas as apresentações contarão com interpretação em Libras.
O texto, escrito em 1953, retrata o mistério da noite de Natal pelo olhar simples do Boi e do Burro. Os dois personagens mais modestos e ingênuos do presépio não acreditam que a história mais importante de todos os tempos vai acontecer na estrebaria onde vivem, até que o mistério surge diante de seus olhos. Com linguagem simples, poética e bem-humorada, a dramaturga mostra a noite natalina e, com isso, fala sobre fraternidade, diversidade e paz universal.
Apesar de ser um texto infantil, a diretora Fernanda Vianna afirma que é um espetáculo para todas as idades. “Eu tenho uma alegria enorme em trabalhar dentro do universo infantil. É um terreno fértil no qual me sinto bastante livre e motivada. A peça é uma farsa-mistério que recria a noite de Natal através do olhar de pessoas simples, por meio de dois personagens brincalhões, que aliado a um repertório musical belíssimo, criam uma história mágica e bem-humorada, que atinge todas as idades. Gosto de pensar que um espetáculo infantil de qualidade agrada ‘meninos pequenos ou calvos’, como disse Carlos Drummond de Andrade a respeito do texto de Maria Clara Machado”, comenta.
A montagem será acompanhada por um coro, que irá executar as canções ao vivo, com um repertório natalino de clássicos e músicas regionais sugeridos pela direção, para criar uma atmosfera de mistério dentro do universo proposto por Maria Clara Machado. O espetáculo tem cenário e figurinos de Carlos Augusto Nunes, maquiagem de Mona Magalhães, e traz no elenco o ator Evandro Heringer e a atriz Leticia DiCassia, respectivamente como o Boi e o Burro, além de um grupo de atores e cantores que executam a trilha ao vivo.
“A criação flui e se torna muito prazerosa com esse grupo de atores, que são também músicos e palhaços. Fizemos juntos o espetáculo ‘Berenice e Soriano’ da Manuela Dias e agora contamos com o auxílio luxuoso do Maestro Ernani Maletta para trazer esse mistério do Natal, que está magistralmente representado na música”, ressalta Fernanda Vianna.
Oitis Produções Culturais
A Oitis Produções Culturais é uma empresa de produção cultural que tem como principais atividades a criação e circulação de espetáculos, eventos de artes cênicas e a realização de atividades de ensino de arte e cultura. Em quase 15 anos de história, produziu os espetáculos “Antes do Silêncio”, de Samuel Beckett; “O Capote”, de Nikolai Gogol e os musicais infantis “Berenice e Soriano” e “O boi e o burro no caminho de Belém”. A Oitis tem como sócios os premiados atores Fernanda Vianna (premiada por duas vezes com o Kikito de Melhor Atriz no Festival de Cinema de Gramado) e Rodolfo Vaz (vencedor do Prêmio Shell de Melhor Ator), que participaram juntos do Grupo Galpão durante mais de 20 anos, dentre outros trabalhos reconhecidos no cinema, teatro e televisão. Conheça mais sobre o nosso trabalho: www.oitis.com.br
Fernanda Vianna
Fernanda Vianna começou a carreira como bailarina em Belo Horizonte seguindo os passos de seu tio Klauss Vianna. Participou de importantes grupos de dança como Transforma e Primeiro Ato, onde recebeu o Prêmio Sated de Melhor Bailarina (1990) pelo espetáculo Carne Viva. É atriz e integrante do Grupo Galpão desde 1995, onde atuou em espetáculos como Romeu e Julieta (no papel de Julieta), Tio Vânia (no papel de Helena), (Um) ensaio sobre a cegueira (no papel da mulher que vê) e trabalhou com diretores como Paulo José, Gabriel Villela, Cacá Carvalho, Yara de Novaes, Marcio Abreu e Rodrigo Portela. No cinema atuou em filmes como Moscou, Meu Pé de Laranja Lima, O Lodo, Fogaréu, O Que Se Move e Cidade; Campo. Pelos dois últimos, foi contemplada com o Kikito de Melhor Atriz no Festival de Gramado em 2012 e 2024, sendo uma das poucas atrizes premiadas duplamente no festival. Na TV participou de novelas e minisséries como Hoje é Dia de Maria, Justiça e do especial O Natal de Rita, como a personagem-título. É graduada em fisioterapia e trabalha como preparadora corporal. Fundou com Rodolfo Vaz a Oitis Produções Culturais, produzindo espetáculos premiados como Antes do Silêncio, O Capote e os musicais O Boi e o Burro no Caminho de Belém e Berenice e Soriano, ambos sob sua direção. Dirigiu ainda O Patinho Feio, para o Ballet Jovem de MG, as óperas BlueMonday e Afluentes e O afiador de facas, para o Theatro Municipal de SP, e o média-metragem Partida de Vôlei à Sombra do Vulcão com Clarissa Campolina.
O Boi e o Burro no caminho de Belém
De Maria Clara Machado
FICHA TÉCNICA
Evandro Heringer – Boi
Leticia DiCássia – Burro
Danny Maia – Pastorinha, Pastor, Rei Negro, Coro de anjos
Vinícius Bicalho – Pastor, Rei Amarelo, Coro de anjos
João Pedro Vasconcelos – Pastorzinho, Rei Branco, Carneiro, Coro de anjos
Emanuelle Cardoso – Coro de anjos, Maria
Og Martins – Coro de anjos, José
Letícia Muniz – Coro de anjos
Carlos Morais – Coro de anjos
Dayvid Lucyan – Coro de anjos
Texto: Maria Clara Machado
Direção: Fernanda Vianna
Direção Musical: Ernani Maletta
Figurino e Cenografia: Carlos Augusto Nunes
Maquiagem: Mona Magalhães
Assistência de Direção e Preparação Corporal: Lucas Resende
Assistente cenografia e figurino: Vinícius Bicalho
Iluminação: Juliano Coelho
Designer de som: Fábio Rodrigues
Costureira: Taires Scatolin
Cenotécnico: Antônio Lima
Operador de Luz: Cristiano Medeiros
Operador de som: Altino Neto
Assistente técnico: Admar Fernandes
Projeto Gráfico: Laura Bastos
Designer, captação e edição de Imagens: Niely de Araújo
Assistência de Comunicação e Comunicação On-line: Henrique Perez
Registro fotográfico: Luiza Vianna,
Assessoria de Imprensa: Polliane Eliziário – Personal Press
Coordenação de Comunicação: Beatriz Radicchi
Coordenação administrativo financeira: Marcos Queiroz
Produção Executiva: Rose Campos
Produção: Oitis Produções Culturais
Esta circulação é viabilizada pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.
Patrocínio: Cemig
Produção: Oitis Produções Culturais
Apoio local: C.A.S.A. (Centro de Arte Suspensa e Armatrux)
Realização: Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais e Governo de Minas Gerais
CEMIG: A ENERGIA DA CULTURA
Como a maior incentivadora da cultura em Minas Gerais, a Cemig segue investindo e apoiando as diferentes produções artísticas existentes nas várias regiões do estado. Afinal, fortalecer e impulsionar o setor cultural mineiro é um compromisso da Companhia, refletindo seu propósito de transformar vidas com energia.
Ao abraçar a cultura em toda a sua diversidade, a Cemig potencializa, ao mesmo tempo que preserva, a memória e a identidade do povo mineiro.
Assim, os projetos incentivados pela empresa trazem na essência a importância da tradição e do resgate da história, sem, contudo, deixar de lado a presença da inovação.
Apoiar iniciativas como essa reforça a atuação da Cemig em ampliar, no estado, o acesso às práticas culturais e em buscar uma maior democratização dos seus incentivos.
@cemigenergia
#energiadacultura
Espetáculo musical natalino “O Boi e o Burro no Caminho de Belém”
De Maria Clara Machado
Direção: Fernanda Vianna
Direção musical: Ernani Maletta
Dias 12, 13 e 14 de dezembro de 2025 – sexta às 20h, sábado e domingo às 17h
C.A.S.A. (Centro de Arte Suspensa e Armatrux) – Rua Himalaia, 69 – Vale do Sol, Nova Lima (MG)
Classificação livre
Duração: 40 minutos
Todas as apresentações contarão com interpretação em Libras.
Distribuição de ingressos 1h antes das apresentações.
Bate-papo após apresentação do dia 13 dezembro
Bento Café – Funcionamento a partir de 1h antes do espetáculo, no C.A.S.A. (Centro de Arte Suspensa e Armatrux).




Adicionar Comentários