Exposição virtual aborda vivências artísticas

Abre no dia 25 de junho, às 10h, a exposição virtual Dilúvios, produzida pelo artista Marlon de Paula. O trabalho é resultado de uma residência artística realizada no Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea, na cidade do Rio de Janeiro, no ano de 2019, fruto de uma parceria entre o museu e o Festival Internacional Artes Vertentes. A mostra conta com fotografias realizadas no interior da Colônia Juliano Moreira, elaboradas a partir de vivências artísticas com usuários e artistas da instituição psiquiátrica, e também apresenta relatos de experiências de participantes de oficinas de fotografia promovidas pelo artista na colônia. 

As fotografias apresentadas na exposição são elaboradas por processos de pinhole e técnica mista, reveladas na Colônia ao longo da residência artística no Museu. De acordo com Marlon de Paula, “a residência se desdobrou em diversas práticas. Além das experimentações fotográficas retratando as paisagens do hospital psiquiátrico, tive a oportunidade de conviver por quase um mês neste espaço, marcado pelo passado manicomial terrível estampado na sua arquitetura e nos relatos que ouvi”. 

As imagens retratam de maneira livre as ruínas do espaço e os pavilhões desativados da instituição, resultado da reforma psiquiátrica ocorrida na década de 80, que provocou a extinção gradual do manicômio, somado a aprovação da Lei nº 10.216, em 2001, conhecida como Lei da Reforma Psiquiátrica, que mudou a lógica centrada no modelo hospitalar. Toda a estrutura manicomial que chegou a abrigar centenas de internos se converteu em um imenso mausoléu, com diversos edifícios abandonados. 

Estas paisagens são retratadas e elaboradas poeticamente a partir das fotografias desenvolvidas pelo artista, buscando para além do registro documental a recriação fictícia dessas paisagens a partir de manipulação analógica e digital da imagem. Parte da exposição já esteve em exposição na programação do Efêmero Festival de Fotografia Experimental, realizado na cidade Fortaleza (CE), e no Encontros Visuais: Na Esquina do Brasil, edição online, produzido na cidade de Natal (RN). Agora, a exposição Dilúvios é viabilizada com recursos da Lei Aldir Blanc do estado de Minas Gerais, pela Bolsa de Exposições Virtuais e de Arte Urbana.

EXPOSIÇÃO VIRTUAL “DILÚVIOS”

Abertura: 25 de junho de 2021, sexta, às 10h

Término: 1 de agosto, domingo às 19h 

Disponível em: www.diluvios.com

Adicionar Comentários

Clique para comentar