Carnaval também é tempo de pausa para parte dos belo-horizontinos

Espaços urbanos integrados à natureza como o Botânico Shopping surgem como alternativa para quem prefere distância dos blocos e da agitação

Com a proximidade do Carnaval, Belo Horizonte se prepara para intensa movimentação de público em diferentes pontos da cidade.  Para 2026, a Empresa Municipal de Turismo (Belotur) estima que mais de 6 milhões de pessoas participem da festa, com cerca de 20% desse público formado por visitantes de outras cidades, percentual superior ao registrado em edições anteriores.

Enquanto milhares de pessoas acompanham blocos, cortejos e shows espalhados pela capital mineira, há quem escolha um ritmo diferente para atravessar o feriado. Para esse público, espaços urbanos que priorizam tranquilidade, áreas verdes e convivência ganham destaque durante o período.

No bairro Belvedere, um exemplo dessa proposta é o Botânico Shopping, empreendimento integrado à natureza e uma opção para quem busca descanso sem deixar a capital. O espaço reúne mais de dois mil metros quadrados de área verde permeável, a maior do estado, além de praça com árvores frutíferas, espelho d’água e ambientes abertos, que favorecem a permanência e o conforto.

Para a diretora do Botânico Shopping, Ana Carolina Felix, a cidade comporta diferentes modos de viver o Carnaval. “Belo Horizonte tem uma festa de rua forte e muito participativa, mas nem todo mundo gosta de agitação durante o feriado, há o público que opta por espaços com ritmo mais calmo. O Botânico acolhe quem busca pausa e contato com a natureza durante esse período”, diz.

Além da estrutura permanente, com praça de convivência, áreas de descanso, espelho d´água, árvores frutíferas e opções gastronômicas, o shopping preparou uma programação especial na semana de Carnaval. As atividades ocorrem na Praça Botânico e são voltadas ao bem-estar, com atividades físicas, práticas de relaxamento e experiências de encerramento do feriado.

A agenda começa na segunda-feira, 16 de fevereiro, às 8h, com aula de funcional conduzida pela professora Carla Lima. Na terça-feira, 17 de fevereiro, também às 8h, o espaço recebe uma aula de yoga com a instrutora Fê Garcia.

A programação segue no domingo, 22 de fevereiro, às 8h30, com aula de Pump Beat ministrada pelo grupo The Beat. Encerrando as atividades, na terça-feira,  24 de fevereiro, às 17h, acontece o Ritual Chá e Cerâmica pós-Carnaval, conduzido por Emília Parizio, da The Tea Experience, com proposta voltada à pausa e ao encerramento do período festivo.

Programação Especial Refúgio Urbano

Local: Praça Botânico Shopping

Endereço: Rua Jornalista Djalma Andrade, 177, Belvedere

Dias: 16/02 (segunda-feira) às 8h- Aula de Funcional com Carla Lima

17/02 (terça-feira) às 8h- Aula de Yoga com Fê Garcia

22/02 (domingo) às 8h30- Aula de Pump Beat com The Beat

24/02 (terça-feira)- às 17h- Ritual Chá e Cerâmica Pós-Carnaval com Emília Parizio- The Tea Experience

Gratuito