Corpos, músicas e movimentos se encontram de forma leve e empolgante. Assim é o espetáculo Tear, a nova montagem do grupo BeHoppers que estreia nos dias 18 a 21 de setembro no Teatro Marília, ingressos já estão a venda pelo Sympla no link https://bileto.sympla.com.br/event/109600/d/333716/s/2268830. O espaço que comemora 60 anos em 2025, será palco de uma produção que celebra o retorno do grupo ao palco em um espetáculo que aborda o encontro como força motriz para a criação artística. Assim como um tear une linhas para formar tecidos diversos, “Tear” une dançarinos e dançarinas, músicas, estilos e ritmos diferentes, resultando em uma experiência artística repleta de espontaneidade e alegria, traços marcantes do Lindy Hop, estilo estudado pelos BeHoppers.
Sob a direção e coreografia de Fabrício Martins e Marina Campos, os mesmos criadores de “Avenida Lenox”, que encantou Belo Horizonte em 2019, “Tear” promete envolver o público em uma narrativa que valoriza a conexão e uma energia contagiante, elementos essenciais do Lindy Hop. Para Marina, o espetáculo busca “criar diálogos entre corpos diversos, onde cada movimento seja resultado do encontro das individualidades do elenco, da música e da narrativa “. A diretora ressalta que Tear segue um dos principais propósitos dos BeHoppers, ao buscar democratizar a dança e os palcos com a leveza e hospitalidade do Lindy Hop, ritmo afro-estadunidense que surgiu no caldeirão cultural do Harlem, em Nova York na década de 20. “Esperamos que o público se deixe envolver por essa mistura de movimentos”, comenta Marina.
O elenco formado por Fabrício Martins, Leonardo Sampaio, Laura Jardim, Laura Novaes, Lorenzo dos Santos, Marina Campos, Paula Sampaio e Sofia Noman, e a convidada especial Anna Vitória Alves, une diferentes experiências e expressões corporais à apresentação. As coreografias, criadas majoritariamente pelos diretores, contaram com contribuições do elenco, de Anna Vitória Alves e de duas dançarinas especialistas em Swing Jazz de São Paulo e Rio de Janeiro: Suzana Ruiz e Gabriela Novelino, respectivamente. Para Fabrício Martins, “o processo de criação de ‘Tear’ foi como tecer uma história com fios de diferentes cores e texturas. Queremos que o público sinta essa união de estilos e emoções, como se estivesse assistindo a uma tapeçaria viva.”
Com iluminação de Geraldo Octaviano, figurinos de Thais Lorena e Cenário de Reinan Lemos, o espetáculo reafirma a dança como campo de investigação estética, convidando a equipe técnica a criar com os diretores e elenco desde o início do processo. A trilha sonora e operação de som são assinados por Vinicius Alves, e as fotos e vídeos por Gilberto Goulart.
Os BeHoppers convidam a todos a viver essa experiência artística que celebra a diversidade, a improvisação e a energia do Lindy Hop.
Espetáculo: Tear – Espetáculo de Dança
Data: 18 a 21 de setembro de 2025 (quinta a domingo)
Horário: 20h (quinta a sábado) ,19h (domingo)
Local: Teatro Marília (Av. Prof. Alfredo Balena, 586 – Santa Efigênia, Belo Horizonte)
Ingressos: R$40 (inteira), R$20 (meia entrada)
Vendas: Na bilheteria do teatro 2 horas antes do espetáculo ou pelo Sympla: https://bileto.sympla.com.br/event/109600/d/333716/s/2268830
Duração: 40 minutos
Classificação indicativa: livre
Este projeto foi apoiado pelo Edital chamamento 2025 Teatros Municipais FMC.
Sinopse:
Em uma tecelagem de movimento a música encontra o corpo. A convergência de individualidades cria e conecta, corpos, origens, tempos passados e presentes. Somos convidados a nos deixar envolver e mergulhar no universo de Tear: um espetáculo que celebra os encontros a partir da dança.
FICHA TÉCNICA:
Direção: Fabrício Martins e Marina Campos
Cenário: Reinan Lemos
Figurino: Thaís Lorena
Trilha musical, técnico e operação de som: Vinicius Alves
Iluminação, técnico e operação de luz: Geraldo Octaviano
Assistente de cenário: Ana Alice Sousa, Miriam Mendes, Marluce Barros e Tarsila Harume Nogueira
Assistente de figurino: Jonatas Tomé
Assistente de iluminação: Laura Mieko
Coreografia: Fabrício Martins e Marina Campos
Coreógrafas convidadas: Anna Vitória Alves, Gabriela Novelino, e Suzana Ruiz
Arte: Laura Jardim
Fotografia e Vídeo: Gilberto Goulart
Produção: Anna Oliveira, Fabrício Martins e Marina Campos
Elenco:
Fabrício Martins
Leonardo Sampaio
Laura Jardim
Laura Novaes
Lorenzo dos Santos
Marina Campos
Paula Sampaio
Sofia Noman
Anna Vitória Alves*
*bailarina convidada
BeHoppers
A partir do encontro de entusiastas do Lindy Hop e do Swing Jazz, em 2012, surge o grupo BeHoppers. A convergência das dançarinas e dançarinos profissionais e não profissionais, que formam os BeHoppers busca propagar o espírito de alegria e diversão do Lindy Hop e de difundir a contagiante experiência de dançar, promovendo encontros em espaços públicos e privados no formato de práticas dançantes, workshops, festas e festivais, apresentando a dança para públicos variados.
Lindy Hop
O Lindy Hop é um estilo de dança animado e vibrante, surgido no final dos anos 1920, no Harlem, Nova York, que vem crescendo muito nos últimos anos no Brasil, com foco nas cidades de São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. É dançado, principalmente, ao som do Swing Jazz de big bands que também nasceram naquela época, como as de Louis Armstrong, Count Basie, Duke Ellington, Ella Fitzgerald e outros. A grande riqueza de passos do estilo proporciona muita liberdade de improviso e diversão. Como dizia Frankie Manning, considerado o embaixador do Lindy Hop, “Nunca vi um dançarino de Lindy Hop que não estivesse sorrindo”.
Adicionar Comentários