Letra em Cena recebe Jeferson Tenório – 14/04

Obra do escritor chega ao Minas em dose dupla

A próxima edição do Letra em Cena, projeto literário do Minas Tênis Clube, mantém o ritmo de celebração por seus 10 anos. O escritor Jeferson Tenório será recebido na Sala Multimeios do Centro Cultural Unimed-BH Minas no dia 14/4, terça-feira, às 19h. O evento tem curadoria de José Eduardo Gonçalves e entrada gratuita, com retirada de ingressos pela Sympla. No Letra em Cena, o ator e músico Gui Ventura fará a leitura de textos de Tenório. Já a obra mais conhecida do autor, “O Avesso da Pele”, chega ao Teatro, em apresentação única do FESTA – Festival de Teatro e Artes, com ingressos já esgotados.

“Recebi o convite para o Letra em Cena com imensa satisfação. É um reconhecimento do meu trabalho e algo impensável até um tempo atrás”, conta o escritor. “É um prazer voltar a Minas Gerais, principalmente neste espaço, falando de literatura, em um projeto que atua também na formação de leitores e, mais ainda, neste diálogo com o cênico. É um convite muito especial e que chega em um momento significativo da minha vida”, completa.

Nascido no Rio de Janeiro, Jeferson Tenório é radicado em Porto Alegre e atuou como professor de línguas estrangeiras e literatura antes de se dedicar integralmente à carreira de escritor. É formado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestre em Literaturas Luso-africanas pela mesma instituição e doutor em Teoria Literária pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Foi professor visitante da Universidade Brown, nos Estados Unidos, e seu primeiro romance, “O beijo na parede”, de 2013, foi eleito o Livro do Ano pela Associação Gaúcha de Escritores.

“Foi um grande espanto quando percebi que poderia ser professor e sempre tive orgulho da minha profissão. Tanto que andava com um estojo de madeira, carregando giz e apagador, por onde ia, tamanha minha realização. A sala de aula foi uma grande escola e só me tornei escritor porque lecionava: contava e ouvia histórias. A impressão que tenho é de que quando dava aula, eu já fazia literatura. E deixar definitivamente o ofício foi muito doloroso”, afirma. Seu livro mais recente, “De onde eles vêm”, lançado em 2025, foi o primeiro concebido longe do ofício de professor.

“O Avesso da Pele” no FESTA

Vencedor do Prêmio Jabuti em 2021, na categoria “Romance Literário”, o livro originou a montagem idealizada pelo Coletivo Ocutá, com direção de Beatriz Barros e elenco composto por Alexandre Ammano, Bruno Rocha, Marcos Oli e Vitor Britto. “Vi o espetáculo do coletivo Ocutá nascer e fui uma espécie de consultor da adaptação. É o sonho de qualquer escritor: ver seus personagens saírem do papel e irem para outro meio”, relata Jeferson Tenório. Para ele, as duas obras são complementares, embora carreguem suas individualidades. “O que o Ocutá conseguiu fazer é muito impactante e me traz muito orgulho”, destaca.

Em “O avesso da pele”, Pedro busca compreender suas origens após a morte de seu pai, Henrique, durante uma abordagem policial. A obra aborda o racismo estrutural no Brasil, permeado por questões de memória, identidade e luto.

Dez anos de Letra em Cena

Para o ano especial do projeto, José Eduardo antecipa que o Letra em Cena continuará atuando nas duas frentes que o definem: o debate aprofundado de autores canônicos e a valorização da literatura contemporânea de excelência. Alguns nomes já homenageados serão revisitados. Além de Guimarães Rosa, Machado de Assis, por exemplo. “É muito grande a responsabilidade de manter o projeto sempre em alto nível. Por isso, queremos trazer de volta palestrantes extraordinários que marcaram o Letra em Cena. Escritores e pensadores de ponta da cena literária também estarão presentes. Afinal, é uma comemoração, o público merece o melhor”, conclui.


Letra em Cena Especial – Jeferson Tenório
Curadoria: José Eduardo Gonçalves
Leitura de textos: Gui Ventura
Data: 14/4/2026 (terça-feira), às 19h
Local: Sala Multimeios do Centro Cultural Unimed-BH Minas – Rua da Bahia, 2.244
Ingressos gratuitos, com retirada pela Sympla
Classificação: livre