Espaço do Conhecimento UFMG seleciona produções audiovisuais na Fachada Digital

Estão abertas, até 6 de março, as inscrições para a chamada pública de obras audiovisuais que integrarão a programação da Fachada Digital do Espaço do Conhecimento UFMG em 2026. As produções selecionadas serão exibidas na fachada do museu, promovendo diálogos com um dos pontos turísticos mais emblemáticos de Belo Horizonte, a Praça da Liberdade, e chamando a atenção de milhares de pedestres e motoristas que passam pela região todos os dias. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente via formulário on-line.

Podem participar artistas, estudantes, pesquisadores, servidores da UFMG e proponentes da sociedade civil. Serão aceitos vídeos autorais produzidos ou adaptados para o suporte da Fachada Digital, em diálogo com os eixos temáticos do museu, como cidade e universidade, divulgação científica, diversidade, meio ambiente e experimentações artísticas. Cada proponente pode enviar até duas propostas, entre as quais no máximo uma será selecionada.

A avaliação ficará a cargo da Comissão Curatorial do Planetário e da Fachada Digital do museu, que observará critérios como coerência conceitual, adequação ao suporte, viabilidade técnica e potencial artístico. O resultado tem divulgação prevista até 30 de abril de 2026.

As obras escolhidas farão parte da programação pública da Fachada Digital e receberão certificado de participação. O edital completo da Chamada Pública nº 01/2025 e o formulário de inscrição estão disponíveis no site do museu.

Fachada Digital do Espaço do Conhecimento UFMG

Durante a noite, a fachada do Espaço do Conhecimento UFMG se transforma em uma grande tela de projeção, revestida por um material vítreo especial, que exibe imagens, vídeos e conteúdos audiovisuais relacionados à programação do museu, da Universidade e da sociedade. O sistema de projeção é composto por 12 projetores, integrados por um sistema de distribuição que divide a imagem em doze seções. A Fachada Digital exibe produções que aproximam ciência, arte e cultura: fotografias, poemas, curtas, animações, mostras temáticas, conteúdos da Universidade e propostas externas submetidas em chamadas públicas. Ao lado dos prédios históricos que compõem o Circuito Liberdade, os painéis digitais atraem os olhares de milhares de pedestres e motoristas que passam pela região todos os dias, levando a experiência do conhecimento à rua e à cidade.