Curta-metragem Válvula do Grupo Miserável 15/04

1 ano após seu primeiro espetáculo, Grupo Miserável estreia novo trabalho na internet

Curta-metragem “Válvula” será lançado no dia 15 de abril, em transmissão pelo YouTube

Quando a diretora Amora Tito e o elenco do Grupo Miserável fizeram a temporada de estreia de “Sirene”, primeira montagem do coletivo, no Palácio das Artes, as artistas e o mundo ao redor ainda não tinham a dimensão de como a pandemia do Covid-19 afetaria nossas vidas. 

A peça foi a última experiência do grupo nos palcos, já que desde aquela semana em março de 2020, as medidas de isolamento social adiaram por tempo indeterminado o encontro com o público nas salas de teatro. 1 ano depois, o coletivo artístico formado por Bruno Pimenta, Esdras Chiarelli, Giuli Paz e Ivo Ivo Ivo, lança “Válvula”, curta-metragem que aproxima as pesquisas do Miserável com a linguagem do cinema.

O filme, criado durante os últimos meses da pandemia, tem como referência as cenas-curtas e novelas de Samuel Beckett, um dos principais dramaturgos do século XX, continuando a pesquisa de linguagem do Grupo Miserável junto à diretora Amora Tito, que investiga o realismo fantástico e as dramaturgias contemporâneas. 

A quietude das cenas do dramaturgo irlandês mais a junção do teatro com a linguagem audiovisual são explorados no curta, a fim de desenvolver uma obra que dilate em cena as formas como nossos corpos foram afetados pelo distanciamento e o convívio online. 

O roteiro, que fala sobre intimidade, silêncio, fragilidade, tempo e solidão, é inspirado pelas vivências e reflexões do elenco no último ano e as gravações foram feitas separadamente por cada artista em sua casa, em diálogo pela internet com Amora e Eletromago, que assina a trilha sonora, e a fase seguinte de edição e finalização. O processo foi desenvolvido de forma colaborativa e resultou em diversas novas experiências do grupo e das artistas parceiras.

Diferentemente do trabalho nos palcos, elenco e diretora exploraram as especificidades da linguagem audiovisual, como posicionamento de câmera, fotografia, edição, captação de som e trilha sonora, e o próprio registro de atuação no cinema, pra dar vida à nova criação. A proposta também inclui o experimento de uma trilha sonora original como busca por uma potência de camadas e expansão de sensações. 

“Válvula” fica em cartaz de 15 de abril a 18 de abril no canal do YouTube do Grupo Miserável, com sessões gratuitas sempre às 20h. Na apresentação de estreia do filme, haverá uma partilha e conversa sobre o processo de criação do curta-metragem.

FICHA TÉCNICA

Direção: Amora Tito.

Concepção e atuação: Bruno Pimenta, Esdras Chiarelli, Giuli Paz e Ivo Ivo Ivo.

Edição de vídeo: Ivo Ivo Ivo.

Sonorização e trilha sonora: Eletromago. 

Produção e realização: Grupo Miserável.

“Válvula” – De 15 a 18 de abril às 20h.

Exibições gratuitas no canal do YouTube do Grupo Miserável.

https://www.youtube.com/channel/UC5GcKVmtxHL_tfW5erE3oww