Depois de encantar o público na estreia no Cine Santa Tereza, a animação “Catibiribolâncias Musicais – Mostrinha I”, idealizada pela cantora, compositora e pedagoga Sílvia Negrão, inicia uma circulação em escolas públicas, levando o universo lúdico e sonoro da infância para dentro das salas de aula de Belo Horizonte, Nova Lima e Contagem, de 20 a 29 de outubro, com a presença da artista. Antes, no dia 16 de outubro, o filme estará disponível no canal oficial de Sílvia Negrão no YouTube, democratizando o acesso à obra para crianças e educadores de todo o país.
Com direção de Antonio Fonseca e Sylvain Barré (Pulo do Gato), o curta de 13 minutos convida as crianças a mergulharem em um mundo de cores, amizade, fantasia e música. Por meio da personagem Catibiribinha e sua turma, a obra transforma canções e brincadeiras em aventuras educativas que estimulam a imaginação e o amor pela música.
“Levar o filme para as escolas é, pra mim, o verdadeiro presente do Mês das Crianças. É onde a arte encontra o aprendizado de forma viva e afetuosa”, diz Sílvia Negrão.
O curta foi concebido e produzido por Sílvia Negrão e viabilizado pela Lei Paulo Gustavo (Edital 02/2023), no âmbito do Estado de Minas Gerais. A proposta valoriza a diversidade sonora e a musicalidade brasileira, promovendo o acesso à arte e à educação musical para crianças em idade escolar.
Apresentações nas Escolas
Belo Horizonte
- 20/10, às 14h – Escola Municipal Presidente João Pessoa
- 21/10, às 8h30 – EMEI Vila Estrela
- 24/10, às 8h30 – Escola Municipal Professora Marília Tanure Pereira
Nova Lima
- 20/10, às 7h50 – Escola Municipal Emília de Lima
- 22/10, às 8h40 – Escola Municipal Cristiano Machado
- 23/10, às 15h20 – Escola Municipal Vera Wanderley Dias
Contagem
- 27/10, às 13h15 – Escola Municipal Lígia Magalhães
- 29/10, às 8h40 e 13h15 – Escola Municipal Otacir Nunes
Sobre o filme
“Catibiribolâncias Musicais – Mostrinha I” reúne músicas que fazem parte dos álbuns Catibiribão Vol. 1, Catibiribão Vol. 2 e Rabiola, Ola, Catibiribola, assinados por Sílvia Negrão. As canções — entre elas Beleléu, A Serafina, Chegou o meu papai, Acorda, Peixinho e O Cofre — misturam repertório autoral e folclore brasileiro, compondo uma obra que celebra o patrimônio imaterial e a cultura musical infantil do país.
Com roteiro e coordenação geral de Sílvia Negrão, o curta é uma produção da Pulo do Gato Animação, com direção de arte de Antônio Fonseca, animação de Sylvain Barré e Cecilia Esteves na direção geral. A trilha sonora, as vozes e a narrativa audiovisual unem qualidade artística e sensibilidade pedagógica, reforçando o compromisso da artista com a educação musical das crianças.
Sobre Sílvia Negrão
Natural do Pará e radicada em Belo Horizonte, Sílvia Negrão é uma das principais referências da música infantil brasileira. Cantora, compositora e pedagoga, acumula 32 anos de carreira, com projetos premiados como o musical Catibiribão, selecionado no Rumos Itaú Cultural, e o álbum Rabiola, Ola, Catibiribola, indicado ao 25º Prêmio da Música Brasileira.
Ao lado de nomes como Fernanda Takai, Tim Rescala, Palavra Cantada e Hélio Ziskind, Sílvia constrói uma trajetória marcada pela sensibilidade, pelo compromisso com a infância e pelo poder transformador da arte.
Instagram: @silvianegraocantora
YouTube: youtube.com/@silvianegrao1004
Adicionar Comentários