Grupo Musica Figurata recria a atmosfera musical do século 17 em concerto gratuito na Capela de Santana
A Casa Fiat de Cultura realiza neste domingo, 14 de dezembro, às 11h, mais uma edição do Música na Capela. Para marcar o encerramento da temporada deste ano, o grupo Musica Figurata traz ao público um repertório especialmente dedicado ao ambiente sonoro da época do pintor e gravurista Rembrandt. A apresentação é gratuita, na Capela de Santana, nos jardins da Casa Fiat de Cultura, com espaço sujeito à lotação.
Com o tema “A música no tempo de Rembrandt”, o grupo Musica Figurata recriará a atmosfera do século 17 nos Países Baixos, período conhecido como Era de Ouro, marcado por intensa efervescência artística e cultural. O repertório vai destacar a música doméstica, sacra e de concerto que compunha o cotidiano dessa sociedade, revelando sonoridades que dialogam diretamente com o contexto histórico vivido por Rembrandt.
O programa dará destaque às obras de J.P. Swelinck, Susanne van Soldt e J. Reicken. O Musica Figurata utilizará instrumentos típicos da época, como cravo, violas da gamba e violoncelo, aliados à voz da soprano Camila Corrêa, proporcionando uma experiência imersiva, capaz de transportar o público ao universo musical barroco.
Desde 2015, o Música na Capela amplia a formação musical do público ao oferecer apresentações de corais e grupos de câmara, sempre com acesso gratuito e repertórios que transitam entre diferentes gêneros, estilos e períodos históricos. O programa é uma realização da Casa Fiat de Cultura e do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Stellantis e da Fiat, copatrocínio da Stellantis Financiamentos, do Banco Stellantis, do Banco Safra e da Sada. O evento conta, ainda, com apoio institucional do Circuito Liberdade, além do apoio do Governo de Minas e do Programa Amigos da Casa.
Rembrandt na Casa Fiat de Cultura
A exposição “Rembrandt – O mestre da luz e da sombra” é uma imersão rara na obra de um dos maiores nomes da arte ocidental, Rembrandt van Rijn (1606–1669). Em cartaz até 25 de janeiro de 2026, na Casa Fiat de Cultura, com entrada gratuita, a mostra reúne 69 gravuras originais do mestre holandês, abrangendo quase um quarto de sua produção gravada, de 1629 a 1665. Com curadoria do historiador italiano Luca Baroni, esta coleção vinda da Itália é inédita no Brasil e chega a Belo Horizonte para convidar o público a conhecer a genialidade técnica e a força poética de Rembrandt.
A exposição oferece um panorama profundo sobre o inigualável domínio do chiaroscuro (claro-escuro), técnica que o artista transformou em um elemento narrativo e emocional para traduzir a alma humana. O público poderá apreciar obras emblemáticas como o “Autorretrato com Saskia” (1636), “A Descida da Cruz” (1633) e “Três Árvores” (1643), que ilustram a temáticas diversas, variando entre passagens bíblicas, retratos intimistas e paisagens melancólicas.
Grupo Musica Figurata
Criado em 2004 pelo cravista Robson Bessa, o Musica Figurata dedica-se à interpretação da música renascentista, barroca, pré-clássica e, especialmente, da música colonial brasileira. O grupo utiliza réplicas de instrumentos de época, como cravo, violino barroco e viola da gamba para recriar com autenticidade a atmosfera artística dos séculos XVI ao XIX. Com mais de 20 anos de atuação, o Musica Figurata tem se apresentado em importantes espaços de Belo Horizonte, cidades históricas mineiras e palcos nacionais e internacionais, como Rio de Janeiro, Brasília, Petrópolis, Assunção (PY) e Montreal (CA), unindo rigor interpretativo, pesquisa histórica e sensibilidade musical.
Casa Fiat de Cultura
A Casa Fiat de Cultura cumpre importante papel na transformação do cenário cultural brasileiro, ao realizar prestigiadas exposições. A programação estimula a reflexão e interação do público com várias linguagens e movimentos artísticos, desde a arte clássica até a arte digital e contemporânea. Por meio do Programa Educativo, a instituição articula ações para ampliar a acessibilidade às exposições, desenvolvendo réplicas de obras de arte em 3D, materiais em braille e atendimento em libras. Mais de 100 mostras, de consagrados artistas brasileiros e internacionais, já foram expostas na Casa Fiat de Cultura, entre os quais Caravaggio, Rodin, Chagall, Tarsila, Portinari, Rembrandt, entre outros. Há 19 anos, o espaço apresenta uma programação diversificada, com música, palestras, residência artística, além do Ateliê Aberto – espaço de experimentação artística – e de programas de visitas com abordagem voltada para a valorização do patrimônio cultural e artístico. A Casa Fiat de Cultura é situada no histórico edifício do Palácio dos Despachos e apresenta, em caráter permanente, o painel de Portinari, Civilização Mineira, de 1959. O espaço integra um dos mais expressivos corredores culturais do país, o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte. Mais de 4,5 milhões de pessoas já visitaram suas exposições e 700 mil participaram de suas atividades educativas.
Música na Capela com o grupo Música Figurata | “A música no tempo de Rembrandt”
14 de dezembro de 2025, domingo, às 11h
Capela de Santana, localizada nos jardins da Casa Fiat de Cultura
Espaço sujeito à lotação
Entrada gratuita
Casa Fiat de Cultura
Praça da Liberdade, 10 – Funcionários – BH/MG
Circuito Liberdade
Horário de Funcionamento
Terça-feira a sexta-feira, das 10h às 21h
Sábado, domingo e feriado, das 10h às 18h
Toda programação da Casa Fiat de Cultura é gratuita
Informações
www.casafiatdecultura.com.br
casafiatdecultura@stellantis.com
facebook.com.br/casafiatdecultura
Instagram: @casafiatdecultura
X: @casafiat
YouTube: Casa Fiat de Cultura




Adicionar Comentários