Artista-pesquisadora, Lívia Espírito Santo abre as portas da Oficina mecânica de suas memórias ao compartilhar processo de escrita dramatúrgica em Belo Horizonte e Barbacena;
Além de apresentações abertas ao público, Lívia ministra workshop gratuito em Barbacena.
Permeada por posters de mulheres nuas, calendário de borracharia, referências religiosas, ferramentas, graxa, gasolina, bloco de notas, vinho chapinha, estopa, macaco hidráulico e um maçarico, nasce Catarina na garagem, com ancas bovinas e aquele olhar adestrado. Você já ouviu falar em troca de sapata? Já precisou fazer chupeta? Trocar a cebolinha? Já tomou banho com sabão em pó? Seu farol está aceso e no rádio, minha querida, toca “how can you mend a broken heart”. Falimos, mas ela vai dançar feito um carro de boi desconcertado.
Projeto OFICINA é um laboratório poético que cruza teatro, dança e performance em um exercício de escrita dramatúrgica autobiográfica ficcionalizada. O trabalho parte do universo emblemático das oficinas mecânicas para explorar a estética de memórias, imaginários e referências pessoais da artista Lívia Espírito Santo.
Com dramaturgia assinada por Lívia, o projeto – que em 2026 deve originar o espetáculo SANTA CATARINA – realiza seus primeiros compartilhamentos com o público em novembro, nas cidades de Barbacena e Belo Horizonte. Criada dentro deste universo – a família de Lívia administra a Oficina Santa Ignez, em Barbacena – a artista abre seu processo criativo em duas sessões, gratuitas ao público. A primeira delas acontece no dia 2 de novembro, em Barbacena, e ocorre no espaço que inspirou o processo, a própria Oficina Santa Ignez. No dia 4 de novembro o projeto chega a Belo Horizonte, em única sessão no Teatro Marília, também gratuita.
Artista da Dança, do Teatro, Pesquisadora Interdisciplinar e professora do Teatro Universitário da UFMG, Lívia realiza, ainda, um workshop em Barbacena onde compartilha um pouco de suas ferramentas de trabalho. Na oficina “Corpo-Voz e Jogos Teatrais”, com duração de 3h, as/os participantes terão a oportunidade de experimentar um trabalho introdutório de corpo-voz, com o objetivo de despertar uma vivência estética que entrelaça elementos do teatro e da dança.
SOBRE LÍVIA ESPÍRITO SANTO
Artista da dança, professora e pesquisadora interdisciplinar, Lívia Espírito Santo é a idealizadora do Projeto OFICINA. Doutora em Artes pela UFMG (bolsista CAPES/PROEX), mestra em Artes Cênicas pela UFOP e graduada em Ciências Sociais pela PUC Minas, também é pós-graduada em Gestão Pública (UEMG) e bailarina formada pelo CEFAR (atual CEFART/MG). Atualmente, integra o corpo docente do Teatro Universitário da UFMG, onde atua na área de práticas artístico-pedagógicas corporais para a cena. Sua trajetória cruza arte, pesquisa e docência, com interesse em temas como envelhecimento, arte e trabalho, finitude, processos biográficos e criações site-specific. Em diálogo constante com outras linguagens, desenvolve obras que transitam entre dança, teatro e performance, explorando dramaturgias híbridas e poéticas autorais em parceria com artistas da cena independente.
Governo do estado de Minas Gerais através do Edital LPG 08/2023]
FICHA TÉCNICA – Projeto OFICINA | 2025
CRIAÇÃO ARTÍSTICA
Dramaturgia, Criação e Interpretação: Lívia Espírito Santo
Escuta e Assistência Dramatúrgica: Talita Braga e Tuca Pinheiro
Apoio à Pesquisa: Débora Pazetto e Ian Habib
Figurino: Lívia Espírito Santo, Christiano Castro e Tuca Pinheiro
Montagem e Operação de Luz: Pâmella Rosa e Régelles Queiroz
Apoio Técnico à Criação: Gato de Luz (BH/MG) e Christiano Castro
Equipamentos de Iluminação: Gato de Luz (BH/MG)
Montagem e Operação de Som: Rodrigo Gomes e Rafael Souza
Pesquisa Iconográfica: Christiano Castro, Débora Pazetto, Ian Habib, João Emediato, Lívia Espírito Santo e Tuca Pinheiro
COMUNICAÇÃO E ACESSIBILIDADE
Designer Gráfico: CALMA, JOANA
Fotos: Christiano Castro
Comunicação: João Santos
Libras: Dinalva Andrade (BH EM LIBRAS) e Carol Costa (Barbacena/MG)
PRODUÇÃO
Gestão e Produção: Lívia Espírito Santo
Assistentes de Produção Executiva: Ana Beatriz Nascimento, Felipe Hermine, Fernanda Gomes, Gilson Júnior e Larissa Ferreira
Coordenação Financeira: Roberta Ribeiro
REALIZAÇÃO
Governo Federal | Ministério da Cultura | Governo de Minas Gerais | Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais | Lei Paulo Gustavo
Projeto realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo (LPG nº 08/2023 – Territórios e Paisagens Culturais – Categoria 2 – Produção de Texto Teatral)
APOIO CULTURAL
Prefeitura de Belo Horizonte | Teatro Marília – BH/MG
Oficina Santa Ignez (Barbacena/MG)
PARCERIAS
Parceria para a realização da Contrapartida: CRDança – BH/MG e CEFEC – Centro Ferroviário de Cultura (Barbacena/MG)
Apoio na Articulação Local (Barbacena/MG): Talita Silva, Elci Rodrigues e Conceição Nascimento
REDE SOCIAL: https://www.instagram.com/ofic.catarina/
Projeto OFICINA, Compartilhamento dramatúrgico
Dia 02 de novembro, domingo, às 17h30, em Barbacena
Local: Oficina Santa Ignez – Rua Santa Catarina, 235
Ingressos gratuitos pelo Sympla, sujeito à lotação do espaço (50 pessoas)
Dia 04 de novembro de 2025, terça-feira, às 19h, em Belo Horizonte
Local: Teatro Marília (Av. Prof. Alfredo Balena, 586)
dentro da Programação Terça da Dança
Ingressos gratuitos pelo Sympla
*Após cada apresentação haverá um bate-papo gratuito com Lívia Espírito Santo
**As apresentações contarão com interpretação em LIBRAS




Adicionar Comentários