Palácio das Artes realiza atividades para o público infantil – 9 a 12/10

Programação reúne oficinas, contação de história, apresentações musicais, teatro, exposição de artes visuais e muito mais

Com o objetivo de celebrar a infância e proporcionar momentos de cultura e lazer para toda a família, a Fundação Clóvis Salgado (FCS) promove, no Palácio das Artes, uma série de atividades durante a Semana das Crianças. Entre os dias 9 e 12 de outubro (quinta-feira a domingo), o público poderá participar de atrações variadas, que incluem exposições, teatro e apresentações musicais. Todas as atividades, com exceção da peça “Alice no País das Maravilhas”, têm entrada gratuita.

De 9 a 11, diversos espaços do Palácio das Artes recebem o “Palco Aberto”, projeto que acolhe apresentações de estudantes do Centro de Formação Artística e Tecnológica da Fundação Clóvis Salgado (CEFART-FCS) e artistas convidados. Nesta edição, o público poderá conferir, nos dois primeiros dias (quinta e sexta-feira), apresentações voltadas exclusivamente para a valorização das artes negras, com música, poesia e bloco de carnaval. A programação é fruto da parceria entre a Fundação Clóvis Salgado e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), integrando o programa “Sobre Tons”, iniciativa antirracista do MPMG que busca sensibilizar a população em relação às pautas raciais e combater o racismo.

No dia 11 (sábado), o “Palco Aberto – Dia do Pequeno Artista” celebra a infância com atividades voltadas para os pequenos, das 9h45 às 17h. A programação conta com oficinas, troca de livros, brincadeiras, teatro, contação de histórias, sessão de cinema e muito mais. Entre os destaques está o início da “Ocupação Giramundo”, com a abertura da exposição “Bonecos Giramundo”, na Grande Galeria Alberto da Veiga Guignard. A mostra apresenta cerca de 600 peças — entre bonecos, máscaras, objetos de cena e elementos cenográficos — que marcaram a trajetória do grupo no teatro, no cinema de animação e na televisão. A programação inclui também a apresentação do espetáculo “Alice no País das Maravilhas”, no dia 12 de outubro, no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes. A exposição tem entrada gratuita. Já os ingressos para a peça custam a partir de R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia-entrada).

Ainda no sábado, o público poderá participar do ateliê “Cartas de Alice”, promovido pelo Educativo da Fundação Clóvis Salgado, inspirado no clássico “Alice no País das Maravilhas”. A oficina, que faz parte da programação do “Palco Aberto – Dia do Pequeno Artista”, convida crianças a partir de 10 anos a criarem bonecos de papel inspirados nos soldados de cartas da Rainha de Copas. A atividade acontece na Galeria Aberta Amilcar de Castro e é limitada a 15 pessoas. As inscrições para essa oficina devem ser realizadas, excepcionalmente, pelo e-mail agendamento.educativofcs@appa.art.br.

Para o presidente da Fundação Clóvis Salgado, Sérgio Rodrigo Reis, a semana engloba momentos de divertimento e reflexão. “É muito importante para nós a realização de uma programação tão diversa na Semana da Criança. Acredito que estamos reafirmando o papel da Fundação Clóvis Salgado de contribuir para a formação cultural de crianças e jovens e possibilitar o acesso a diversas linguagens artísticas. Além disso, por meio da nossa parceria com o Ministério Público de Minas Gerais, também levantamos uma questão de extrema relevância, que é o letramento racial e o enfrentamento ao racismo”, afirma.

FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO – Com a missão de fomentar a criação, formação, produção e difusão da arte e da cultura no estado, a Fundação Clóvis Salgado (FCS) é vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult). Artes visuais, cinema, dança, música erudita e popular, ópera e teatro constituem alguns dos campos onde se desenvolvem as inúmeras atividades oferecidas aos visitantes do Palácio das Artes, CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais – e Palácio da Liberdade, espaços geridos pela FCS. A Instituição é responsável também pela gestão dos corpos artísticos – Cia de Dança Palácio das Artes, Coral Lírico de Minas Gerais e Orquestra Sinfônica de Minas Gerais –, do Cine Humberto Mauro, das Galerias de Arte e do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart). A Fundação Clóvis Salgado é responsável, ainda, pela gestão do Circuito Liberdade, do qual fazem parte o Palácio das Artes, Palácio da Liberdade e a CâmeraSete. Em 2021, quando celebrou 50 anos, a FCS ampliou sua atuação em plataformas virtuais, disponibilizando sua programação para público amplo e variado. O conjunto dessas atividades fortalece seu caráter público, sendo um espaço de todos e para todas as pessoas.