Roda de conversa na 19ª Primavera dos Museus, em Belo Horizonte, busca engajamento do público infantojuvenil em temas socioambientais a partir da obra de Ziraldo
Obra de Ziraldo é ponto de partida para consciência ambiental
A arte pode ser uma ferramenta poderosa de engajamento do público infantil e juvenil em temas socioambientais urgentes, como práticas sustentáveis e aquecimento global. Esse será o foco da roda de conversa “Mudanças Climáticas – A Arte como Meio de Sensibilização para as Infâncias”, que terá lugar no próximo sábado (27), na 19ª Primavera dos Museus, em Belo Horizonte. O encontro no SESI Museu de Artes e Ofícios reunirá a diretora artística do Instituto Ziraldo, Adriana Lins, o escritor e designer Guto Lins, e a arquiteta e jornalista especializada em educação ambiental e sustentabilidade, Desirée Ruas (da Rede Primeira Infância).
“Ziraldo sempre foi um artista apaixonado pela natureza exuberante do Brasil. Sua literatura nos mostra isso claramente, e com muito afeto!”, comenta Adriana Lins, diretora do instituto.
A conversa será conduzida a partir do legado do multiartista Ziraldo, criador do Menino Maluquinho e da Turma do Pererê, que faleceu em 2024 deixando uma marca profunda na literatura infantojuvenil brasileira. Através das histórias, dos personagens e das artes gráficas de Ziraldo, os convidados irão discutir como as mudanças climáticas podem ser tratadas com empatia e imaginação, promovendo a conscientização desde a infância. A mediação será do professor e historiador Lucas Amorim, coordenador do Circuito Liberdade, com trajetória dedicada à promoção do acesso democrático à arte. A atividade é focada em educadores, escritores, gestores de equipamentos culturais e demais interessados.
O objetivo da roda de conversa é fomentar a discussão sobre a escuta às infâncias no aprendizado e engajamento responsável das crianças e jovens com as questões climáticas. E destacar como é possível desenvolver senso crítico e empatia socioambiental através de uma linguagem acessível e inspiradora, que neste caso utiliza o universo de Ziraldo para criar momentos de reflexão e ação. O contato com a obra do multiartista favorece um aprendizado afetuoso sobre os problemas e soluções das mudanças climáticas.
No mesmo dia, o público ainda contará com a biblioteca itinerante SESIMINAS, das 10h às 14h, trazendo livros de Ziraldo e demais autores, com destaque para os títulos com temáticas ligadas ao meio ambiente, como A Turma do Pererê, Menino do rio doce, O Menino e seu amigo, entre outros. Será uma oportunidade única de conhecer um pouco mais da história do multiartista Ziraldo e das obras de seu acervo que seguem inspirando educadores e formadores de opinião e impactando futuras gerações.
A conservação do Acervo do IZ é viabilizada pela Lei Rouanet, tem patrocínio da Prio e é realizada pelo Instituto Ziraldo e Ministério da Cultura / Governo do Brasil – do lado do povo brasileiro.
Data: 27 de setembro de 2025 (sábado)
Horário: 11h
Local: SESI Museu de Artes e Ofícios (Praça Rui Barbosa, 600, Centro, BH)
Público-alvo: Educadores, Arte-Educadores, Professores e demais interessados na temática.
Acessibilidades: Haverá tradução em Libras
Inscrição: Formulário online e lugares livres no dia, sujeitos à lotação
Adicionar Comentários