Patagônia, livro vencedor do Prêmio Cruz e Sousa, volta às livrarias vinte e cinco anos depois da primeira publicação
No início do século XX, o herdeiro de um poderoso fazendeiro de Diamantina vai para a remota Patagônia argentina em busca de Butch Cassidy e Sundance Kid, que assassinaram seu irmão durante um assalto a trem nos Estados Unidos. Esse é o ponto de partida do romance lançado originalmente em 1998 e que obteve uma expressiva repercussão entre o público e a crítica, recebendo comentários como o do escritor argentino Ricardo Piglia, que disse sobre a obra: “Li com interesse ‘Patagônia”, surpreendido pelo lirismo da história e a beleza da escrita”. “Patagônia” recebeu o Prêmio Cruz e Sousa de Romance, da Fundação Catarinense de Cultura.
A história foi inspirada no período em que os dois bandoleiros norte-americanos, que realmente viveram na Patagônia durante cinco anos como pacatos e amistosos fazendeiros. Na época, o governo argentino incentivava com doações a ocupação de terras no interior do país, e a oferta atraiu Butch Cassidy, que sempre sonhara ser um cidadão honesto e respeitado e ao mesmo tempo precisava fugir dos detetives e caçadores de recompensa dos Estados Unidos, que o procurava pelos assaltos a bancos e trens.
Para escrever o romance, João Batista Melo viajou muitas vezes para a região, entrevistou descendentes dos vizinhos da dupla, e pesquisou em dezenas de obras não apenas sobre Butch e Sundance, mas também sobre a história da Argentina, Patagônia e do Brasil naquele período. Essa fase da história dos dois bandidos foi omitida no clássico filme com Paul Newman e Robert Redford, no qual eles fogem direto dos Estados Unidos para a Bolívia.
Mas embora o livro seja uma homenagem aos filmes de faroeste e aventura, o romance é também uma história sobre a jornada e pessoal do personagem principal. Como pontua o jornalista Alcino Leite Neto, “Patagônia é na verdade a história do confronto de um homem com os seus próprios limites”.
O lançamento acontece no próximo sábado, 19 de julho, entre 11 e 13 horas, na Livraria Quixote, na Savassi
Adicionar Comentários