Festival Ocupa+ movimenta Lagoa Santa com evento na Gruta da Lapinha – 12/07

Gratuito e aberto ao público, evento será realizado no dia 12 de julho, sábado, das 9h às 17h, com atrações musicais como Maurício Tizumba e Tambor Mineiro, apresentações teatrais, feira de artesanato, oficinas e contação de histórias.

O Festival Ocupa+ desembarca em Lagoa Santa no sábado, dia 12 de julho, com a proposta de transformar a Gruta da Lapinha em um grande palco de arte, cultura e encontro, das 9h às 17h. Shows de Maurício Tizumba e Tambor Mineiro, Cris Souki ao lado dos alunos da oficina de canto popular, apresentações do Batuque Latino, Choro da Lagoa, Xequerelas e DJ Carol Blois estão entre os destaques do evento, que também oferece teatro, contação de histórias, práticas corporais e oficinas abertas ao público.

Além disso, o festival conta com a parceria com a Feira Encantaria, um espaço vibrante de artesanato e criatividade, e com o tradicional Piquenique Literário, que chega à sua 18ª edição. Juntos, eles prometem ampliar ainda mais a experiência do público, oferecendo um ambiente rico em descobertas, troca de saberes e valorização do feito à mão e da leitura. É a união perfeita entre a arte popular, a cultura e o incentivo à leitura em um cenário tão inspirador.

Realizado pelo projeto Ocupa+, o festival integra as ações culturais desenvolvidas nas cidades de Lagoa Santa, Pedro Leopoldo e Vespasiano. A iniciativa é viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Marina e Flávio Guimarães e do Instituto Unimed-BH, e realização da Vianna Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal. “Reafirmamos a cada ano o nosso compromisso em democratizar a cultura e celebrar a riqueza artística local, com um carinho especial pelo público 50+,” afirma Flávia Vianna, coordenadora geral do projeto.

A programação valoriza a cultura brasileira em suas múltiplas expressões e convida o público a ocupar o espaço público com arte. Um dos momentos mais aguardados será a apresentação de Maurício Tizumba e do grupo Tambor Mineiro, levando ao palco a força e a ancestralidade da cultura afro-brasileira. A apresentação une o artista mineiro ao bloco criado a partir de suas oficinas, com caixas de congado, patangomes e gungas, vozes femininas e masculinas e a alegria das manifestações culturais mineiras.

Outro destaque será o show com Cris Souki, que divide o palco com os alunos formados pelas oficinas do projeto. “Poderemos aplaudir o talento dos alunos das oficinas de canto popular e empreendedorismo criativo, que comprovam o poder das vivências artísticas e culturais como fonte de alegria, conhecimento e boa convivência,” completa Flávia.

A programação começa às 9h com a abertura do evento e segue às 9h30 com o Yoga Kids, ministrado por Sônia Alves. Voltada ao público infantil, a atividade combina exercícios lúdicos com técnicas de respiração e relaxamento, promovendo bem-estar e concentração de forma divertida. Às 10h, Ana Beatriz conduz uma prática de Lian Gong, técnica corporal chinesa composta por movimentos suaves e fluidos, com foco no alívio de tensões e no equilíbrio físico e mental.

Às 10h30, o Pequi Grupo de Teatro apresenta o espetáculo ” Terra Tremeu”, com dramaturgia de Nanci Alves. A peça, criada em 2015, já passou por diversas cidades mineiras, incluindo Lagoa Santa, e chama atenção para a importância da preservação ambiental.

A programação segue com contação de histórias conduzida por Alessandra Visentin e João de Ana, a partir das 11h10, prometendo encantar crianças e adultos com narrativas envolventes, valorizando a tradição oral e estimulando a imaginação do público.

Às 11h50, tem início a série de atrações musicais da tarde, com a apresentação de Cris Souki e os alunos da Oficina Ocupa+ de Canto Popular, trazendo um repertório voltado para a música popular brasileira. Às 12h20, é a vez do grupo Batuque Latino, nascido de uma oficina de percussão ministrada pelo músico argentino Belisario Tonsich, levar ao público ritmos e influências de diferentes países da América Latina, como Landó, Zamacueca e Festejos Peruanos, Zamba e Chacarera da Argentina, Candombe Uruguaio e Congado Mineiro.

A partir das 13h, o público poderá escolher entre duas atrações simultâneas: o grupo Choro da Lagoa apresenta o espetáculo “Choros, Chorinhos e Chorões”, com clássicos de Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Waldir Azevedo e Ernesto Nazareth, além de um bate-papo com o público sobre os compositores e a história do gênero. No mesmo horário, a oficina de cerâmica Bumba na Caneca convida o público a explorar a criatividade por meio de técnicas de modelagem em argila.

As Xequerelas, grupo formado por mulheres, ocupam o palco às 14h. Elas utilizam a musicalidade do xequerê como ferramenta de afirmação da cultura afrodescendente, promovendo ritmos diversos e fomentando o diálogo e o acolhimento entre mulheres.

Às 14h30, sobe ao palco Maurício Tizumba e Tambor Mineiro, com sua vibrante celebração da tradição do Congado de Minas Gerais, envolvendo instrumentos percussivos tradicionais, vozes marcantes e forte presença cênica.

DJ Carol Blois assume a programação, às 16h, com sua discotecagem em vinil. Geóloga, ambientalista, produtora e DJ, Carol vive em Lagoa Santa, coleciona vinis desde 2017 e já tocou em diversos festivais e casas noturnas. Ela integra o coletivo Uh Manas! e traz uma seleção musical que reflete seu repertório múltiplo e autoral.

Para encerrar o dia, às 16h30, acontece a Roda de Capoeira com Mestre Faiska, manifestação cultural que une luta, dança, jogo e música em um espetáculo de tradição e resistência.

Sobre o Instituto Marina e Flávio Guimarães

O Instituto Marina e Flávio Guimarães (IMFG) centraliza as ações sociais do Grupo Bmg, com 94 anos de atuação no Brasil. Fundado para impulsionar transformações sociais, o IMFG promove o desenvolvimento humano e o fortalecimento das comunidades onde atua. Em 2024, seu segundo ano de atuação, o Instituto beneficiou mais de 48 mil pessoas e apoiou 26 projetos focados em inclusão e desenvolvimento social, reafirmando seu compromisso em gerar impacto positivo e duradouro.

Siga no Instagram o @institutomfg_ e conheça outras iniciativas relevantes, ou acesse www.institutomarinaeflavioguimaraes.my.canva.site/institutomfgSobre o Instituto UNIMED-BH

Instituto Unimed-BH

O Instituto Unimed-BH completou 22 anos em 2025 e conta com o apoio de mais de 5,7 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e socioambientais visando à formação da cidadania, estimulando o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentando a economia criativa, valorizando espaços públicos e o meio ambiente, através de projetos patrocinados em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Acesse www.institutounimedbh.com.br e saiba mais.

Festival Ocupa+ – Lagoa Santa
Data: sábado, 12 de julho de 2025
Horário: Das 9h às 17h
Local: Gruta da Lapinha – Lagoa Santa (MG)
Entrada gratuita
Classificação indicativa: Livre

Programação:

  • 9h30 – Yoga Kids com Sônia Alves
  • 10h – Lian Gong com Ana Beatriz
  • 10h30 – Espetáculo teatral “A Terra Tremeu”
  • 11h10 – Contação de histórias com Alessandra Visentin e João de Ana
  • 11h50 – Show com Cris Souki e alunos da oficina de canto popular
  • 12h20 – Apresentação musical: Batuque Latino
  • 13h – Apresentação musical: Choro da Lagoa
  • 13h – Oficina de cerâmica Bumba na Caneca
  • 14h – Apresentação musical: Xequerelas
  • 14h30 – Show com Maurício Tizumba e Tambor Mineiro
  • 16h – Apresentação musical: DJ Carol Blois
  • 16h30 – Roda de capoeira com Mestre Faiska