Rockin’ Strings Orchestra 12/11

Projeto Rockin´Strings Orchestra chega à sua 3ª apresentação, dessa vez com a participação de um naipe de metais

O projeto Rockin’ Strings Orchestra, que apresenta músicas de rock de todos os tempos ao som de instrumentos de orquestra, chega à sua terceira apresentação no próximo domingo, 12 de novembro, às 11h no Centro Cultural Padre Eustáquio (Rua Jacutinga, 821 – Padre Eustáquio, Belo Horizonte – MG).

A novidade para esse concerto é a inclusão de um naipe de metais à orquestra que é formada pelo quinteto Rockin’ Strings – composto por um quarteto de cordas e bateria -, e a Fractal Orchestra, que em cada apresentação, traz outros instrumentos como cordas, piano, metais ou ainda instrumentos mais exóticos, sempre tentando surpreender o público.

“Para este concerto, queríamos complementar e trazer uma sonoridade diferente da do Rockin’ Strings então, usamos a formação da Fractal com metais, madeiras (como flauta e saxofone) e teclado. Com nossa experiência em sonorizar esses instrumentos, sabíamos que soaria maior e mais rico”, explica o idealizador do projeto e maestro Rodrigo Garcia.

“Em músicas mais leves, por exemplo, o concerto ganha em riqueza de timbres, climas, harmônicos… Em outras mais pesadas, fica ainda mais denso e articulado do que se usássemos apenas as cordas”, completa.

O projeto________________

A ideia é fazer um concerto de rock com instrumentos eruditos, mas, com ‘pegada’ de banda, com arranjos especialmente feitos para as quatro apresentações do projeto em Belo Horizonte.

O maestro conta que o que chama atenção é que o espetáculo é algo inesperado: “É como fazer música mais pesada e ao mesmo tempo mais direta, de fácil assimilação popular, com instrumentos que não foram feitos para tocar este tipo de repertório. A reação das pessoas será a de testemunhar algo novo. Uma brincadeira sadia que conecta mundos tão diferentes em conceito, mas tão próximos na música, como o clássico e o rock”, comenta.

Além de Rodrigo, que é violoncelista, arranjador e maestro, também fazem parte do grupo os músicos Samuel Gomide (violinista), Thiago Melo (violinista), Rômulo Salobreña (violista) e Flávio Freitas (baterista).

“Num mesmo concerto ouviremos músicas dos Beatles, Deep Purple, Black Sabbath, Led Zeppelin, Queen, Nirvana e vários outros, soando através de instrumentos que antes tocavam Mozart, Bach e Vivaldi, por exemplo”, explica Rodrigo.

Sobre as apresentações______________

Este projeto é realizado com recursos da lei municipal de incentivo à cultura de BH. Fundação Municipal de Cultura e conta com o patrocínio da Minas Gerais Administração e Serviços S/A (MGS). Ao todo, serão quatro concertos, todos em centros culturais e com entrada gratuita. Para cada um, haverá uma formação orquestral um pouco diferente para acompanhar o Rockin’ Strings.

A quarta apresentação será realizada no dia 2 de dezembro, sábado, às 19h, no Centro Cultural Lindéia Regina (Rua Aristolino Basílio de Oliveira, 445 – Regina, Belo Horizonte – MG).

 

Data: 12 de novembro, domingo
Horário: 
11h
Local: 
Centro Cultural Padre Eustáquio (Rua Jacutinga, 821 – Padre Eustáquio, Belo Horizonte – MG)
Facebook: https://www.facebook.com/rockinstrings5
Vídeos:

Patrocinado