Há uma década o bloco encerra o carnaval na cidade, com seu cortejo no sábado (21/2) pós Quarta-Feira de Cinzas
Um dos mais tradicionais blocos de Belo Horizonte, o Ziriggydum Stardust comemora este ano dez anos de atividade. Criado em 2016 para homenagear o cantor David Bowie, o grupo prepara um cortejo especial no dia 21 de fevereiro, no bairro Floresta.
Homenagear e adaptar o artista inglês para o carnaval brasileiro não parece ter sido uma missão tão difícil, conforme destaca um dos fundadores do Ziriggydum Stardust, Alisson Villa. “Quando David Bowie morreu, resolvemos criar o bloco para celebrar suas músicas fantásticas. Mas é bom lembrar que ele também é conhecido por seus diversos personagens, figurinos irreverentes e atitudes libertárias. Onde mais vemos isso? A resposta é fácil: no carnaval. Está tudo isso aqui”, comenta Alisson.
O repertório do Ziriggydum Stardust traz clássicos de David Bowie com uma roupagem inovadora e mais próxima da festa carnavalesca. Starman ganha uma batida de xote, The man who sold the world vira um grande samba e Lets Dance reforça a pegada funk. O bloco também apresenta canções de grandes artistas do pop e do rock, como Queen, Prince, George Michael, Lady Gaga e Radiohead. Entre os brasileiros, as canções passam por Secos e Molhados, Rita Lee e Gal Costa.
Uma das novidades para celebrar os dez anos do bloco é o novo local de concentração do cortejo, que agora ocorre na rua Itajubá, no bairro Floresta. “A mudança irá oferecer mais conforto para os membros da bateria e foliões, por ser uma via mais larga. Também conseguimos fechar com um carro de som mais amplo e com melhor qualidade sonora. Quem acompanha nosso bloco certamente vai se divertir ainda mais”, comenta Alisson.
Os desafios de manter um bloco por 10 anos
Em seu primeiro ano, em 2016, o Ziriggydum Stardust fez seu cortejo com três carrinhos de supermercado, um gerador de energia e um amplificador, no melhor estilo faça você mesmo. Mas com o crescimento do bloco, que hoje recebe cerca de 5 mil foliões, a estrutura precisou ser melhorada. E apesar do sucesso com o público e do destaque dado pela mídia, o bloco não consegue sobreviver somente com renda própria. “Produzimos o Stardust por puro amor ao carnaval, não somos músicos profissionais, cada membro exerce outras profissões no restante do ano”, pondera Alisson.
Para arrecadar o valor necessário para a estrutura do cortejo, o bloco produz camisetas para vender, realiza festas e busca apoio de empresas. Uma ajuda essencial que o Ziriggydum Stardust recebeu este ano foi o patrocínio da Belotur, por meio do edital de auxílio financeiro para os blocos de rua de Belo Horizonte.
Segundo a direção do bloco, o patrocínio é utilizado no aluguel do caminhão de som, equipamentos de infraestrutura e demais necessidades para a realização do cortejo com qualidade, segurança e de acordo com as normas estipuladas pela Prefeitura de Belo Horizonte. “O valor de um aluguel de carro de som com qualidade chega à casa de R$ 25 mil. E nem estamos falando de um trio grande”, conta Alisson.
Lembrando que o bloco oferece contrapartidas de divulgação às marcas patrocinadoras, com veiculação de imagem em materiais como camisetas, citação da empresa nos ensaios e desfiles, postagens nas mídias sociais e outros meios que podem ser criados segundo o segmento e a demanda do parceiro.
As instituições interessadas em apoiar o bloco podem entrar em contato com os integrantes abaixo. Doações de pessoas físicas podem ser realizadas por meio da chave pix: stardustapoio@gmail.com
Cortejo do bloco Ziriggydum Stardust
Data: 21 de fevereiro
Concentração: 8h30Local: R. Itajubá, 268 – Floresta



Adicionar Comentários