Evento cultural sem fins lucrativos promove músicos mineiros e convida o público a doar 1kg de alimento não perecível, destinado ao Banco de Alimentos da Prefeitura de BH
Nos dias 30 e 31 de julho, o Teatro Francisco Nunes, em Belo Horizonte, recebe a 15ª edição do Encontro Minas na MPB, projeto idealizado e dirigido pelo músico e compositor Zé Teixeira, à frente da direção geral e artística. A mostra reúne 10 compositores mineiros em apresentações autorais que celebram a diversidade da música popular produzida no estado.
Com entrada gratuita e incentivo à doação de 1kg de alimento não perecível para o Banco de Alimentos da PBH (facultativo), o evento valoriza a produção local e promove a cultura aliada à solidariedade, mantendo o slogan do projeto: Cultura e Solidariedade. Um Encontro Perfeito!
Os ingressos gratuitos devem ser retirados pelo Sympla (links mais abaixo).
Apresentações
Em cada uma das duas noites, cinco compositores sobem ao palco para apresentar três obras autorais, um total de 30 músicas inéditas que transitam entre estilos como samba, choro, pop rock, música instrumental e moda de viola.
A curadoria do evento segue critérios que garantem diversidade de gênero, etnia, estilos musicais e inclusão de novos talentos. Entre os nomes confirmados desta edição estão Amaury Costa, Banda Filhos de Elis, Elisa Queiroga, Fi Barreto, Geraldinho do Acordeon, Gustavo Guimarães, Orfeu e os Alquimistas, Maria Bragança, Maurílio Marks e Tavinho Leoni.
Com recursos da PNAB/SECULT-MG, o projeto inclui o registro audiovisual das apresentações e a posterior divulgação nas redes sociais e no canal oficial do Encontro Minas na MPB no YouTube. A proposta é valorizar a memória musical mineira, fomentar novos públicos e fortalecer a cena autoral do estado.
Incentivo extra aos artistas
Além de se apresentarem e terem suas composições no evento, os artistas, ficha técnica, fomentador, bem como patrocinador, apoiadores e beneficiários receberão registro audiovisual, fotográfico e em vídeo, totalizando 100 unidades de mídias (50 fotos e 50 videos), contendo as apresentações dos 10 compositores, salvos em pen-drive.
Toda a programação será veiculada posteriormente nas Redes Sociais, nas páginas do Empreendimento no Facebook e Instagram, bem como no Canal do YouTube, entre outros.
Curadoria
Desde a segunda edição do projeto, a curadoria é formada por profissionais que já participaram da iniciativa, os quais indicam três talentos, respeitando-se os seguintes critérios: a) participação feminina (pelo menos uma mulher); b) moda de viola (pelo menos um compositor); c) música instrumental (pelo menos um compositor); d) não ter atuado em edições anteriores; e) miscigenação/mestiçagem (pelo menos dois participantes de diferentes etnias); f) ecletismo (pelo menos 1 pop rock e 1 samba/choro); g) visibilidade (sugere-se a indicação de dois profissionais “âncoras” para incrementarem a programação); h) inclusão social (sugere-se a participação mínima de dois compositores ou intérpretes que tenham menor visibilidade no mercado da música); i) democratização (isenção quanto à opção sexual e preferência ideológica/partidária dos criadores musicais; j) indicação de um intercâmbio, representando outro Município, visando a interiorização cultural.
XV Encontro Minas na MPB
Data: 30 e 31 de julho de 2025 (quarta e quinta-feira)
Horário: 19h
Local: Teatro Francisco Nunes – Av. Afonso Pena, 1321 – Centro, Belo Horizonte (MG)
Entrada gratuita – Doação voluntária de 1kg de alimento não perecível (facultativo)
Compositores desta edição: Amaury Costa, Banda Filhos de Elis, Elisa Queiroga, Fi Barreto, Geraldinho do Acordeon, Gustavo Guimarães, Orfeu e os Alquimistas, Maria Bragança, Maurílio Marks, Tavinho Leoni.
Ingressos:
• Dia 1: https://www.sympla.com.br/evento/encontro-minas-na-mpb-xv-edicao-1o-dia/3019555
• Dia 2: https://www.sympla.com.br/evento/encontro-minas-na-mpb-xv-edicao-2-dia/3019556
Adicionar Comentários