Vencedores do Prêmio BDMG Instrumental apresenta Eduardo Sueitt 04/10

Bateria e composição caminham lado a lado na trajetória de Eduardo Sueiit

Desmistificando a ideia de que bateristas não compõem, Eduardo Sueitt apresentará show inédito e autoral como um dos vencedores do XVII Prêmio BDMG Instrumental, ao lado de seu convidado especial, o pianista André Marques

No dia 4 de outubro, o compositor e baterista Eduardo Sueitt se apresentará no palco da série de shows dos vencedores do 17º Prêmio BDMG Instrumental, às 20h. Com seu primeiro CD solo lançado recentemente, Enlevo dos Pinhais, Eduardo interpretará repertório inédito, com canções premiadas. O acesso será gratuito.

Influenciado por seu avô Irineu, um apaixonado por música, Eduardo Sueitt iniciou seus estudos musicais aos 14 anos. Natural de Espírito Santo do Pinhal, em São Paulo, o instrumentista se enveredou pelas composições, área pouco comum para os bateristas. “Penso que este cenário vem mudando ao longo dos anos. Exemplo disso é a quantidade de bateristas da minha geração que estão desenvolvendo lindos trabalhos autorais. Isso é reflexo de uma semente plantada há muitos anos, onde tínhamos bateristas como Airto Moreira e Nenê, que já desenvolviam trabalhos solo também como compositores e contribuíram muito para que atualmente tivéssemos esta cena repleta de bateristas compositores e interessados no assunto”, explica Eduardo.

O baterista se apresentará acompanhado por Paulio Celé (guitarra), Sá Reston (baixo elétrico), Bernardo Fabris (sax soprano e sax alto), Raphael Ferreira (sax tenor) e André Marques, convidado especial do show. “André é pianista do Hermeto Pascoal há 23 anos e idealizador do Trio Curupira. Ele com certeza é uma grande referência para muitos músicos e compositores da minha geração”, afirma Sueitt. O músico conheceu o trabalho do pianista em 2003, quando ingressou no Conservatório de Tatuí. Dois anos depois, teve a oportunidade de estudar ritmos brasileiros na prática de grupo que ele ministrava, e desde então acompanha os trabalhos dele como pianista e compositor.

Eduardo Sueitt já participou do Prêmio BDMG Instrumental como músico acompanhante de vencedores. Agora, do outro lado, vê esta oportunidade como um incentivo para produzir e estudar cada vez mais. “É uma felicidade imensurável estar entre os vencedores do Prêmio. Isso me motiva a acreditar mais no meu trabalho”, finaliza.

Além de Eduardo Sueitt, participarão da série de shows do 17º Prêmio BDMG Instrumental o violonista Renato Saldanha, o pianista Deangelo e o trompetista William Alves. Os vencedores foram selecionados por uma comissão julgadora formada por músicos, compositores e jornalistas consagrados.

Até o mês de novembro, os músicos se apresentarão no CCBB, em Belo Horizonte, e em São Paulo, no “Instrumental Sesc Brasil”, do Sesc SP. Nos shows da capital mineira, cada vencedor poderá se apresentar ao lado de um nome reconhecido no cenário instrumental.

 

Dia 4 de outubro, quarta-feira, às 20h

CCBB-BH – Teatro I – Praça da Liberdade, 450

Entrada gratuita mediante retirada de ingresso 1h antes do show

Assessoria de imprensa: Luiza Serrano – (31) 3219-8656 / 99313-5508 (favor não divulgar os números)