TAU – Território Arte Urbana 22/07 a 31/07

TAU – Território Arte Urbana 2022: festa de encerramento, dia 31 de julho, contará com várias atrações artísticas

Apresentações de dança, música, circo e espetáculo infantil são as atrações que acontecerão na festa de encerramento; às 10h tem início a visita guiada pelo circuito das obras do TAU 2022 e, no decorrer do dia, acontecerá o projeto Iluminando o Patrimônio Social

Até o dia 31 de julho, domingo, os moradores e visitantes dos bairros Santa Tereza e Horto podem conferir a execução das obras da 3ª edição do TAU – Território Arte Urbana, mostra de intervenções de artes urbanas que está acontecendo nas fachadas comerciais dos bairros, na Região Leste de Belo Horizonte. Nesta edição, foram selecionados pelas artistas visuais Karina Felipe e Sol Kuaray 12 artistas individuais e um coletivo, somando 15 artistas de Belo Horizonte, Contagem e São Paulo que estão produzindo obras de diferentes  linguagens e suportes como pintura, graffiti, instalação, escultura, lambe-lambe, stencil e muralismo. Esta edição do TAU também dá continuidade às intervenções no muro, que estão sendo realizadas na Vila Dias, na parte baixa de Santa Tereza, próximo à Casa Circo Gamarra, trazendo discursos relevantes para o momento em que vivemos sempre unidos à beleza e encantamento que a arte provoca. Os trabalhos ficarão expostos para visitação de 31 de julho a 11 de setembro.

Os artistas que estão realizando as intervenções visuais nas fachadas comerciais e no Muro da Vila Dias são Bárbara Macedo (BH), Code2pixels (BH), Daniela Moser (Contagem), Dniel (BH), Dyana Santos (Contagem), Gabriela Forjaz (SP), Gabriel Nast (BH), kiD AzucrinA! (BH), Marcel Diogo (Contagem), Portacopo – Práticas da Arquitetura (BH), Sérgio Augusto Medeiros (BH), Zi Reis (Contagem) e Yanaki Herrera (BH/Peru).

No dia 31 de julho, a partir das 10h, na Praça Duque de Caxias, começará a visita guiada pelo circuito das obras do TAU 2022 com tradutora de Libras. Também acontecerão atividades como apresentação de “Roller Dance” com grupo BEAGASQUAD; espetáculo “O Pequeno Grande Circo do Pinico!”, que mistura linguagens como música, teatro e circo; DJ Pinikdelik, que une a discotecagem com o malabarismo por meio de uma performance interativa; “Belina Orkestar”, criada a partir da paixão de seus integrantes pela cultura balkan, suas fanfarras e canções tradicionais romanis; e “Cabaré Circo Gamarra!”, com apresentação de números circenses com artistas convidados pelo anfitrião Diego Gamarra. Também no dia 31 de julho acontecerá o projeto Iluminando o Patrimônio Social em quatro edificações e uma casa no bairro Santa Tereza.

Idealizado e realizado pela Mercê Soluções Culturais, o TAU 2022 é viabilizado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte (Projeto 0109/2020), com patrocínio da Avenue Code. O projeto conta com apoio da Coral e do IEBT, e tem como parceiros MIS Cine Santa Tereza, Santa Tereza Tem, Regional Leste e Diretoria de Patrimônio Cultural e Arquivo Público de Belo Horizonte.

Projeto Iluminando o Patrimônio Social

TAU – Território Arte Urbana traz, ainda, mais novidades nesta edição. Em uma mistura de arte urbana, arquitetura, tecnologia e patrimônio social, o projeto Iluminado o Patrimônio Social vai iluminar, no dia 31 de julho, cinco espaços do bairro Santa Tereza em um painel artístico radiante com o intuito de valorizar a arquitetura e trazer um pouco de poesia para o espaço público. A ideia é que a ação destaque a beleza de cada um dos espaços, enaltecendo a luz como uma metáfora para o conhecimento, a criatividade e o afeto.

“Este ano o TAU traz, em sua proposta, um olhar para o patrimônio social, oferecendo uma perspectiva afetuosa para a arquitetura do bairro Santa Tereza. A proposta tem como iniciativa iluminar alguns prédios do bairro, chamando a atenção para essas edificações. Foram realizadas entrevistas com pessoas ligadas a estes imóveis, contando histórias curiosas e carinhosas sobre cada um dos espaços. Em cada prédio será colocada uma placa com QRcode que direcionará o público para os vídeos das entrevistas, permitindo o acesso aos conteúdos e promovendo uma outra perspectiva sob o patrimônio material de cada imóvel”, explica Gisele Milagres.

Um dos locais que receberá a iluminação é a Igreja de Santa Teresa e Santa Teresinha, um templo em estilo neocolonial projetado por João de Almeida Ferber (1898-1971), natural de São João del-Rei (MG), que seguiu as linhas das igrejas Nossa Senhora do Carmo e São Francisco de Assis, joias barrocas da terra natal do arquiteto. Recentemente, a igreja, que em 2021 completou 90 anos do início da edificação e que tem como titular o padre Célio Xavier, foi tombada como patrimônio cultural de Belo Horizonte. Um dos pontos importantes do tombamento da paróquia é a interação do templo com a praça Duque de Caxias e a comunidade do entorno.

Outra edificação que será iluminada é o Cine Santa Tereza, projeto em estilo art déco assinado pelo renomado arquiteto Rafaello Berti (1900 – 972). Construído entre os anos de 1943 e 1944, o prédio caracteriza-se pelo geometrismo e simetria, apresentando frisos horizontais, verticais e uma saliência arredondada na parte superior. Atualmente, o Cine Santa Tereza é um equipamento cultural da Fundação Municipal de Cultura dedicado à democratização do acesso ao cinema e ao audiovisual na cidade que oferece, gratuitamente, uma programação de cinema variada, com filmes nacionais e internacionais, além de exposições, ações artísticas e educativas.

O Le Banquet da Loucura é um espaço que mistura gastronomia, música e arte. Localizado em um casarão antigo situado na Praça Duque de Caxias que recebeu o projeto de Will Lobato, o local é decorado com pinturas e itens vintage e elementos contemporâneos. No Le Banquet da Loucura acontece uma agenda de shows semanais que vão desde DJs a apresentações de voz e violão e rodas de samba. O cardápio é assinado pela chef Maryangela Gusmão e apresenta inspirações na culinária brasileira nordestina, com opções de acarajé, camarão e peixe, além de uma carta de cocktails autorais da loucura elaborada pela mixologista Júlia Cendón.

Já o Circus Arte e Gastronomia, situado na rua Hermilio Alves, 437, é um espaço de cultura, conhecimento e arte que chegou a Santa Tereza sob as bandeiras do circo e da gastronomia. O espaço funciona de quarta a domingo com apresentações, oficinas, feiras e comes e bebes. Vale a pena dar uma passadinha lá, comer algo e saber sobre a programação.

O último espaço a receber iluminação pelo projeto TAU – Território Arte Urbana é a Casa do Seu João de Deus, na rua Mármore, 41, em Santa Tereza. Seu João de Deus é um personagem que se predispôs a nos contar um pouco de sua casa, trazendo uma perspectiva de algo muito corriqueiro no bairro de Santa Tereza que são os fundos das casas que escondem segredos e histórias. Além de apresentar ao público detalhes como o quintal repleto de plantas bem cuidadas, a iniciativa vai permitir trazer para fora o que se esconde nos barracões de Santa Tereza.

Programação Evento de Encerramento

31 de julho

10h – Visita guiada pelas obras do TAU 2022 (Haverá tradutor de libras)

Quem: aberta ao público

Onde: Encontro na Praça Duque de Caxias, em frente ao Coreto

Sinopse: A visita guiada do TAU percorre a pé as obras realizadas durante os 10 dias de produção. As obras são apresentadas pelos próprios artistas que contarão ao público mais informações sobre seus processos criativos, temáticas e curiosidades. A visita culminará na Vila Dias, onde estão as obras do Muro do TAU neste ano. O percurso começa na Praça Duque de Caxias, perto do Coreto, às 10 horas da manhã.

12h: Futebol feminino

Sinopse: Partida de futebol com o time de futebol feminino da Associação Esportiva de Santa Tereza

Onde: Campo da Associação Esportiva de Santa Tereza

Público: aberto ao público em geral

Esta ação possui contribuição espontânea ou que doem leite e biscoitos para que possamos deixar junto à Associação

13h: BEAGASQUAD 

Sinopse: O Roller Dance é uma modalidade artística que teve início nos anos 70 nos EUA e se popularizou nos anos 80, quando os B’Boys começaram a usar os patins para criar manobras e evoluções semelhantes aos movimentos do break e da street dance. Hoje, o Roller Dance é uma modalidade de patinação praticada na cidade de Belo Horizonte, e conta com grande número de adeptos. A proposta do grupo BEAGASQUAD é apresentar o Roller Dance enquanto possibilidade de uso consciente e diversificado do espaço público de maneira segura, divertida e lúdica. Atrelada à ocupação do espaço público, buscamos a conscientização sobre a necessidade da prática esportiva para uma vida mais saudável; a valorização e respeito entre os participantes; a conscientização da população sobre o fato de que os patins podem ser utilizados como meio de transporte; e a valorização e divulgação da patinação profissional que existe em Belo Horizonte.

Onde: Rua Conselheiro Rocha, 1513. Santa Tereza

15h: Espetáculo – O Pequeno Grande Circo do Pinico! 

Sinopse: Em busca de uma apresentação viável e de qualidade, Pinico faz um espetáculo criado para se adaptar aos diversos tipos e estilos de eventos, misturando música, teatro e circo. Trata-se de um show de variedades circenses costurado com música e a interpretação cômica do palhaço. Além de resgatar a tradição de números circenses clássicos, traz um novo conceito de diálogo entre as artes e a proximidade com o público. O palhaço é tudo. Ele se reveza entre números de habilidades circenses e é também todo bastidor para cena acontecer, mesclando o ritmo musical com o ritmo corporal presente no malabarismo, no equilibrismo e na dança. Um show colorido, surpreendente, e dinâmico que envolve o público com brincadeiras no decorrer de todo o espetáculo, despertando em todos a sensibilidade que arte traz consigo.

Onde: Rua Conselheiro Rocha, 1513. Santa Tereza

16h: Dj Pinikdelik 

Sinopse: Lucas Campos é natural de Barbacena (MG) e, desde criança, é envolvido com a música, tornando-se se um multi-instrumentista versátil. Já integrou vários projetos musicais e bandas de diversos estilos. Em 2017 teve seu primeiro contato com o universo da música eletrônica e, desde então, frequenta assiduamente os eventos do segmento. Em 2019 estreou o projeto de intervenção “Circo de luz”, que vem iluminando e alegrando diversas festas pelo Brasil. Em 2020 começou a jornada galáctica como DJperfomer Pinikdelik, focando o projeto sempre em sets que elevam a energia do público com músicas dançantes e que vibram euforia e muita psicodelia. A ideia principal do projeto é unir a discotecagem com o malabarismo por meio de uma performance interativa que quebre a quarta parede existente entre artista e público. Possibilitar a vivência e experiência pessoal e coletiva de várias sensações, sentimentos, emoções e aprendizados com a música e o circo.

Onde: Rua Conselheiro Rocha, 1513. Santa Tereza

17h: Belina Orkestar

Sinopse: Criada a partir da paixão de seus integrantes pela cultura balkan, suas fanfarras e canções tradicionais romanis, a Belina Orkestar vai errando pelas ruas de Belo Horizonte trazendo um pouco do som do leste europeu com músicas fortes, festivas e uma melodia que consegue juntar, no mesmo acorde, alegria e dor, luta e celebração. De onde? Beagá Toca o que? Música Balkan Desde quando? Abril de 2019 Ideal pra quem curte que som? Fanfare Ciocarlia, Goran Bregovic, fanfarras de rua e bloquinhos de carnaval.

Onde: Rua Conselheiro Rocha, 1513. Santa Tereza.

18h: Cabaré Circo Gamarra! 

Sinopse: Cabaré de números circenses com artistas convidados pelo anfitrião Diego Gamarra. A cada edição, um cabaré festivo anima a casa com números de linguagens diversas. Os convidados, em sua maioria, são artistas residentes ou colaboradores da Casa Circo Gamarra.

Onde: Rua Conselheiro Rocha, 1513. Santa Tereza

Circuito TAU 2022  3ª Edição

Bar do Chico – Rua Conselheiro Rocha,1605, Santa Tereza

Barbearia Barber King – Rua Mármore, 91, Santa Tereza

Bar dos Amigos – Rua Pouso Alegre, 2913, Loja A, Horto

Bosque do Chico – Rua Conselheiro Rocha, 1605, Santa Tereza

Casa Circo Gamarra – Rua Conselheiro Rocha, 1513, Santa Tereza

Eskina do Colombo – Rua Mármore, 418, Santa Tereza

Praça Duque de Caxias – Localizada no cruzamento das ruas Mármore, Estrela do Sul e Tenente Vitorino, Santa Tereza

Muro da Vila Dias – Associação Esportiva Santa Tereza (AEST) – Rua Conselheiro Rocha, 1605, Santa Tereza

Projeto Iluminando o Patrimônio Social

Casa do Seu João de Deus – Rua Mármore 41 A, Santa Tereza

Cine Santa Tereza – Rua Estrela do Sul, 89, Santa Tereza

Circus Arte e Gastronomia – Rua Hermílio Alves, 437, Santa Tereza

Le Banquet da Loucura – Praça Duque de Caxias, 316/322, Santa Tereza

Paróquia de Santa Teresa e Santa Teresinha – Praça Duque de Caxias, 200, Santa Tereza

Execução das obras: 22 a 31 de julho

Mostra aberta ao público: 31 de julho a 11 de setembro

Instagram: @territorioarteurbana

Facebook: https://www.facebook.com/tauterritorioarteurbana

Mais informações no site: www.territorioarteurbana.com.br

*Gratuito