Talita Silva lança álbum “Além do Imaginário” – 14/11

A artista iniciou sua carreira em 2018, já se apresentou em grandes festivais de Belo Horizonte, entre eles, Virada Cultural, Voz, Onça e Elas

A cantora e compositora Talita Silva lançará seu primeiro álbum de estúdio, “Além do Imaginário”, a partir da 0h, do dia 14 de novembro nas plataformas digitais e de streaming.   Com 10 faixas, a obra promete envolver o público com uma fusão de suas raízes musicais, misturando tudo em um novo soul, rap e Brasil. Além disso, promete ultrapassar limites, explorar novas possibilidades, e transformar sonhos e ideias em ações concretas. 

“É sobre desafiar o que consideramos ser nosso máximo, buscando sempre evoluir, crescer e nos reinventar. É uma jornada contínua de autoconhecimento e superação, onde o imaginário serve de ponto de partida, mas a ação e o desenvolvimento pessoal são o verdadeiro destino”, explica Talita Silva. 

Viabilizado pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) – Edital PNAB MG 06/2024 o projeto “Além do imaginário”; nº  ID 8977;  conta com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais/Governo de Minas Gerais, e realizado por meio do Ministério da Cultura e o Governo Federal. Ao todo são dez faixas de nomes: Tô mal, Uma reza, Leve, Pra melhor, Direito, Aquela do Djilla, Blasé, Sabor, Drift e vários momentos. Elas exploram diversos gêneros como soul, rap, R&B, boogie, samples de MPB e afrobeat. 

Talita Silva orgulha-se de ter nascido no Bairro Jardim Teresópolis, na cidade de Betim, que fica localizada na Região Metropolitana da capital mineira. Entre os pontos de identificação das faixas, seis delas destacam equilíbrio emocional, autonomia afetiva, fortalecimento da autoestima, busca da paz interior, além de autoconfiança como bases para evoluir. Algumas músicas tratam questões como a relação pessoal com independência artística, onde mostra que o artista deve libertar seus laços criativos, valorizar sua expressão artística única sem medo de inovar, além de manter a autonomia na criação, nas decisões e na manifestação da sua arte. 

Há ainda faixas que propõe ao ouvinte a construir uma base sólida para conquistar liberdade financeira; planejar e investir no próprio crescimento econômico; além de entender que a independência financeira é uma ferramenta que potencializa a realização de sonhos e metas pessoais.

Além da compositora, o álbum conta com a participação de grandes nomes da discografia mineira, entre eles, dentre eles Engenharia de Som de Gabriel Canedo Guedes , a direção musical de João Myha, além da participação da banda Lance Livre e Will Pajé.  

“É uma jornada contínua de autoconhecimento e superação, onde o imaginário serve de ponto de partida, mas a ação e o desenvolvimento pessoal são o verdadeiro destino”, complementa Talita Silva, sobre o lançamento do álbum “Além do Imaginário”,

Desde 2018, a artista apresenta seu trabalho no Rap com vertentes no R & B, nas faixas da Mixtape “Ainda bem que existem outros dias”. Em 2022, mudou-se para Belo Horizonte, onde expandiu sua atuação ao colaborar com o projeto Capitu e integrar o selo independente Aceita BH. O lançamento de seu EP “Nova Era”, em 2023, marcou um novo capítulo em sua trajetória, com destaque para a canção “Brasil”, que foi finalista no concurso “A Voz da Periferia”. Nesse mesmo ano, Talita fez sua estreia em grandes eventos, abrindo o show de KL Jay (Racionais MC ‘s) na Serraria Souza Pinto, em Belo Horizonte.

Em 2024, Talita lançou a faixa “Girou” no álbum colaborativo “92 BPM”, em celebração aos 50 anos do hip hop. A canção estreou no Duelo de MCs e a levou ao palco do Sesc Palladium, além de integrar o Palco Hip Hop edição Barreiro. Ela também formou a banda Trevo, se destacando em eventos locais como o Luau de Rua.

Convidada por Tamara Franklin, Talita participou do Festival Voz, no SESC Palladium, e do evento independente Tranquilo, ao lado do multi-instrumentista Negão, tem colaborado com diversos artistas e expande musicalidade para o próximo ano. Já se apresentou ainda em festivais de Belo Horizonte, entre eles, Virada Cultural, Festival do Onça e Elas Festival.

FICHA TÉCNICA

Composições que nascem da voz e da alma: Talita Silva

Som orquestrado em cada detalhe –  Engenharia de som: Gabriel Canedo Guedes

Cuidado e dedicação na Direção Musical:  João Myha

Produção que refina o fonograma:   Overluc / Cledson Borges / Ducs Dlanja

Violão:  Cledson Borges e Gabriel Canedo Guedes

Ecos de vozes que se somam:  Sam,  Nellito,  Negão,  Dank,  Debrão

Gravado no peso do baixo:   Ducs D´la janga

Nos encantando no sopro:  Laura Raízes no Saxofone e Wiil Pajé no Trompete

Imaginação em forma e cor: Direção Criativa:  Vanessa Cordeiro

Olhares que capturam a essência (Design:  Mayara Furts), (Fotografia: Math), (Audiovisua: Mascarenhas Filmes)

Lançamento do álbum de estúdio, “Além do Imaginário”

Data:  Dia 14 de novembro de 2025

Horário: 0h

Onde: plataformas digitais e de streaming