Swing Safado transforma a Andradas em vitrine do pagodão mineiro – 16/02

Bloco é destaque na Via das Artes da Andradas e leva para avenida seu novo hit, “BH tem o tempero”, faixa brinca com a rivalidade bem-humorada entre baianos e mineiros 

O Bloco Swing Safado, uma das maiores sensações do Carnaval de Belo Horizonte, se prepara para realizar o seu 13º desfile no dia 16 de fevereiro, segunda-feira de carnaval, às 14h, na Avenida dos Andradas, a concentração é a partir das 14h próximo ao número 3560. Com mais de 150 mil pessoas arrastadas no último Carnaval, o Swing Safado reafirma seu lugar como potência da música urbana de BH, trazendo em seu novo lançamento a mistura irresistível que consagrou o bloco: pagodão, funk, axé, ritmos afro e a irreverência da quebrada do Conjunto Santa Maria.

Além de embalar o desfile, “BH Tem o Tempero” também orienta o conceito estético e simbólico do cortejo de 2026, reafirmando o Swing Safado como um bloco de quebrada, forjado na periferia e com 12 anos de existência e resistência no Carnaval de Belo Horizonte. 

Para o diretor artístico do bloco, Dedé Santaklaus, a expectativa é de um desfile ainda mais potente, musicalmente e politicamente: “Esse ano o público pode esperar que o Swing Safado vai descer o cebo novamente no trio e no Carnaval de BH. Estamos com o single novo, ‘BH Tem o Tempero’, que já está na boca da galera, e o groove está pesado. A gente vem estudando muito, com troca direta com a Bahia, num intercâmbio com o Faísca, que trouxe vários conhecimentos sobre grooveira. O time está afinado para ocupar a avenida e mostrar que BH tem o tempero, que o mineiro tem o tempero. A Bahia tem o molho, mas aqui a gente responde com pão de queijo”, afirma. 

No desfile, o bloco ocupa novamente a Avenida dos Andradas como território de afirmação cultural, levando para a rua sua estética periférica, a força do pagodão mineiro e uma Ala de Dança com cerca de 50 integrantes, coordenada pelos dançarinos Negona Dance e Dudu Sorriso, reforçando a dimensão visual, corporal e comunitária do cortejo. Em 2026, o Swing Safado conta com o patrocínio da Brahma por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

Um tempero mineiro para um clássico baiano

O bloco leva para o Carnaval de BH seu lançamento “BH tem o tempero”. Inspirada no hit “O baiano tem o molho”, de Kanalha, a nova música parte da rivalidade brincalhona entre mineiros e baianos — e coloca Belo Horizonte na roda com orgulho e malandragem.

Segundo Jeffim Dabazi, compositor da letra e líder do Swing Safado, a ideia veio do costume do bloco de “mineirar” músicas que os inspiram: “BH tem o tempero surgiu dessa brincadeira gostosa que o Swing Safado sempre buscou: pegar ritmos e artistas que amamos e trazer para o nosso jeito mineiro. Assim como fizemos com “Dibetim”, “Patricinha do Alphaville” e “Aquecimento”, agora a gente responde ao ‘baiano tem o molho’ dizendo que o mineiro tem o tempero – esse jeito de aproveitar sabores e recriar coisas inesquecíveis.”

A composição une letra de Jeffim Dabazi, harmonia de Dedé Santaklaus e criação rítmica coletiva da banda, que transforma a referência baiana em uma identidade original, quente e irresistível.

A influência do pagodão é presença marcante do Swing Safado desde o começo. Para Jeffim, o gênero não é apenas uma sonoridade – é história, identidade e resistência: “O pagodão baiano é fundamental para nós. Ele nasce na afroperiferia, conversa direto com o povo preto e favelado, seja com letras politizadas dos anos 90 ou com as letras provocativas de hoje. É alegria, vibração e contracultura. Isso é exatamente o que o Swing Safado é”, afirma Jeffim.

Pagodão mineiro? BH responde que sim

Ao trazer o pagodão para o território mineiro, o Swing Safado desenvolveu uma assinatura sonora que só existe aqui: “Essa referência é o nosso molho. Misturamos pagodão com funk MTG, salsa, afrobeat e até punk rock. Isso vira um ritmo original, um verdadeiro pagodão mineiro, com muito tutu e tropeiro”, brinca Jeffim.

O resultado é um som explosivo, que já virou marca registrada do bloco e dos seus shows lotados pela cidade.

A música “BH Tem o Tempero” foi lançada em janeiro como parte da playlist do Carnaval de Beagá, cujo curador é Henrique Portugal, e reúne músicas autorais dos blocos de rua da capital já mirando o Carnaval 2026. O grupo acredita que o single tem tudo para se tornar mais um hino da festa belo-horizontina. “A expectativa é enorme. Sempre esperamos que nossas músicas cheguem a muita gente e se tornem parte do Carnaval. No ano passado, tocamos para 150 mil pessoas na Andradas. Agora queremos dobrar a meta e mostrar para o Brasil o jeitinho mineiro de pular Carnaval”, afirma Jeffim. Ela está disponível no Spotify neste link.

Sobre o Swing Safado

Nascido no Conjunto Santa Maria, território de tradição e resistência cultural, o Swing Safado surgiu em 2014 levando alegria, identidade e música para as ruas da comunidade. O bloco rapidamente se tornou referência do Carnaval de Belo Horizonte, crescendo de 1 mil foliões no primeiro ano para 150 mil pessoas em 2025. Com forte presença do pagodão baiano, funk e axé, o bloco reúne músicos, bailarinos e ritmistas em uma grande celebração da cultura periférica. É membro da ABAFRO-MG (Associação dos Blocos Afro de Minas Gerais), da SILiga (Santa Tereza Independente Liga) e participa de grandes eventos como a Virada Cultural, Festival de Arte Negra, Kandandu e shows de abertura de artistas como Gal Costa, Djonga e Bloco do Silva. Mais que bloco, o Swing Safado é um movimento comunitário que atua o ano inteiro, fortalecendo artistas locais, fomentando ações sociais e desenvolvendo projetos culturais na região.

Desfile Swing Safado 2026

Data: 16/02/2026

Horário: 14h

Local: Via das Artes da Andradas (Av. Andradas, 3560)

Realização: Swing Safado & Urutu Produções

Redes sociais: @blocoswingsafado