Single e clipe Sábado – Tutuca e Fredera 20/05

Tutuca lança single e clipe de “Sábado” ao lado de Fredera no dia 20 de maio em releitura de clássico setentista

Unindo pai e filho, regravação de tema que marcou o grupo progressivo Som Imaginário celebra os 77 anos do guitarrista e compositor carioca, além de integrar projeto nacional do cantor mineiro

O cantor Tutuca lança no dia 20 de maio, em todas plataformas digitais, single de releitura de “Sábado”, ao lado seu pai, Fredera, autor do tema gravado pelo grupo setentista Som Imaginário. A música chega ao público no dia do aniversário de 77 anos do renomado instrumentista carioca. A faixa será acompanhada por estreia de clipe da música, filmado em meio às belas paisagens sul-mineiras, compondo também projeto nacional encampado pelo intérprete e baixista mineiro.

Tema presente no arrebatador disco de estreia do grupo Som Imaginário em 1970, pela Odeon, “Sábado” marcou época. Com influência do movimento hippie, a música apresentava um rock de leveza poética e utópica em um momento de grande tensão no cenário nacional, mas com uma explosão de criatividade, talento e esperança de mudar o mundo. “Sábado eu vou à festa numa nuvem de algodão e entre estrelas vou abrir meu coração”, canta a música de Fredera (Frederyko à época), acompanhado no refrão pela super banda formada junto a Wagner Tiso, Robertinho Silva e Luiz Alves, Tavito e Zé Rodrix. Posteriormente o tema contou com versão, em 1982, do grupo Roupa Nova.

Tavito, nas vezes em que se apresentou ao lado de Tutuca ao lado do grupo Quartetto Sentinela, dizia que “Sábado” é uma espécie de âmbar que segue carregando tudo que eles viveram naquele momento: a psicodelia, a lisergia, a transcendência espiritual e não material, a macrobiótica. Tutuca pontua que, junto a isso, a música ainda traz algo muito particular, numa harmonia diferente do que se via à época e no canto de Fredera. “Escolhi regravar ‘Sábado’ porque é uma música que adoro e é composta por meu pai. Então quis aproveitar essa oportunidade. E eu sendo um intérprete porta-voz de temas contemporâneos, mas também de outros tempos, precisava gravá-la, por tudo que representa na minha história não só como músico, mas no aspecto pessoal e familiar.”

Idealizador da regravação, o cantor, baixista e produtor mineiro buscou homenagear a trajetória do pai e reatualizar uma canção com mensagem importante para os dias atuais. Assim, mais de cinco décadas depois, a esperança carregada por “Sábado” se renova, apresentada por Tutuca (vocais), Felipe Silveira (guitarra base e viola) e Matheus Megda (bateria), além do próprio Fredera na guitarra solo, em arranjo que explora nuances de pop e mesmo country, mas sem perder a verve lisérgica. O cenário do clipe, em uma das maiores fazendas produtoras de café do mundo (Monte Alegre), na região de Alfenas (MG), invoca com grande beleza os horizontes de esperança e união a partir da arte. O clipe tem direção de Caio José e Fernanda Novaes. 

O tema também integrará um projeto em que Tutuca se apresenta ao lado de grandes nomes do cenário nacional. A iniciativa inclui trabalhos já disponíveis nas plataformas digitais junto a ídolos como Paula Santoro (na faixa “Passarinhadeira”, de Guinga e Paulo César Pinheiro) e Telo Borges (“Vento de Maio”), recebendo amigos e músicos de referência do cenário mineiro na banda de apoio, como Beto Lopes, Enéias Xavier e Neném. Dentre os trabalhos em finalização ou em planejamento estão gravações com Toninho Horta (“Pedra da Lua”) e Wagner Tiso. “A intenção com esses singles é fazer experiências musicais ao lado desses artistas que são referências muito importantes pra mim”, conta. São temas que não necessariamente têm ligação entre si, em estilos e linhas diversas, mas que se convergem na talentosa voz do intérprete, devendo formar em breve um álbum solo ou EPs com o título de “Tutuca e convidados”.

Reconhecido como um dos principais guitarristas brasileiros, Fredera integrou o grupo Som Imaginário nos anos 1970 e acompanhou nomes como Milton Nascimento, Gal Costa, Ivan Lins, Gonzaguinha e Gilberto Gil, sempre deixando a assinatura de solos virtuosos e enérgicos. Dentre seus álbuns solo estão “Aurora Vermelha” e “Iris Blues”. A partir dos anos 1980, dedicou-se à carreira de artista plástico e escritor, além de formar projetos e gerações de jovens instrumentistas em Alfenas, onde reside há mais de três décadas. 

quando: 20 de maio (meia-noite de sexta para sábado)

Pré-save do single nas plataformas digitais: https://tratore.ffm.to/sabado-single

Teaser: https://www.youtube.com/watch?v=2N6np9wbs9s&feature=youtu.be 

Canal no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCF8E9rrCdmiwqGkhrJZpnMg 

Mais informações e rede social: https://www.instagram.com/tutuca_musico/ 

Adicionar Comentários

Clique para comentar