A infância ganha cores, sons e fantasia no Dia das Crianças com a estreia do curta-metragem de animação “Catibiribolâncias Musicais – Mostrinha I”, idealizado e produzido pela cantora, compositora, produtora musical e pedagoga Sílvia Negrão. Dirigido por Antonio Fonseca e Sylvain Barré (Pulo do Gato), o filme será lançado no dia 11 de outubro de 2025, sábado, às 16h30, no Cine Santa Tereza (BH), com entrada gratuita. No evento, Silvia Negrão apresenta atividade musical interativa para as crianças. “Lançar esse curta, antecipando a alegria do Dia das Crianças, tem um significado especial. É um presente que preparei com muito carinho para celebrar a infância, a imaginação e a música como caminhos de ampliar nas crianças o amor pelo vasto mundo da música, num aprendizado lúdico e de afeto”, afirma Sílvia Negrão.
“Catibiribolâncias Musicais – Mostrinha I” (13’22”) é uma animação voltada para o público infantil e livre para todas as idades. No filme, Catibiribinha e sua turma convidam as crianças para um mundo cheio de alegria, amizade e imaginação. Antes de cada música começar, a personagem vive, junto aos seus amiguinhos, divertidas brincadeiras que se relacionam com o tema da canção que vem a seguir. Entre risadas, descobertas e muita fantasia, o curta transforma cada encontro em uma nova aventura musical. As músicas, Beleléu, A Serafina e Chegou o meu papai são compostas por Sílvia Negrão; a Acorda, Peixinho e uma composição de Bruno Negrão; O Cofre é uma cantiga do folclore. Elas fazem parte dos álbuns Catibiribão Volume 1, Catibiribão Volume 2 e Rabiola Ola Catibiribola, e agora no curta-metragem, trazem o encanto da infância em forma de animação.
O curta tem coordenação geral e roteiro de Sílvia Negrão; direção de arte e produção gráfica de Antônio Fonseca; produção da Pulo do Gato Animação, com direção geral de Cecilia Esteves e direção, arte e animação de Sylvain Barré. A equipe conta ainda com Cristiane Gazzinelli (assessoria administrativa), Beto Reis (gestão e produção executiva), Juliana Martins (direção de vozes), Bia Lazarini, Carol Lobato, Anita Martins e Laura Martins (vozes), Caio Gracco (efeitos sonoros), Jonnathan Libras (tradução de Libras) e Scriptus Comunicação (audiodescrição).
Após a estreia no Cine Santa Tereza, o filme segue para uma agenda especial de exibições em escolas de Belo Horizonte, Nova Lima e Contagem: em 20 de outubro, às 7h50, na E.M. Emília de Lima (Nova Lima), e às 14h, na E.M. Presidente João Pessoa (BH); em 21 de outubro, às 8h30, na EMEI Vila Estrela (BH); em 22 de outubro, às 8h40, na E.M. Cristiano Machado (Nova Lima); em 23 de outubro, às 15h20, na E.M. Vera Wanderley Dias (Nova Lima); em 24 de outubro, às 8h30, na E.M. Professora Marilia Tanure Pereira (BH); Em 27 de outubro na E.M. Lígia magalhães às 13h15 em Contagem; e dia 29 de outubro, na E.M. Otacir Nunes às 8h40 e às 13h15 em Contagem. O lançamento online acontece no dia 16 de outubro de 2025, no canal oficial de Sílvia Negrão no YouTube.
Sobre o projeto
O filme foi concebido e produzido por Sílvia Negrão e viabilizado pela Lei Paulo Gustavo (Edital 02/2023), no âmbito do Estado de Minas Gerais. A obra apresenta músicas selecionadas dos álbuns Catibiribão Vol. 1 e Vol. 2 e Rabiola, Ola, Catibiribola, de autoria de Sílvia Negrão. O repertório abrange canções do folclore infantil nacional e composições autorais, desempenhando um papel fundamental na preservação do rico Patrimônio Imaterial Brasileiro. Trata-se de uma contagiante mostra de sonoridades diversas que contribui para a valorização e propagação da música infantil, ampliando as possibilidades de educação musical para as crianças. O curta-metragem exibe um roteiro que mescla cenas da personagem Catibiribinha em brincadeiras e encontros com seus amigos, intercaladas com as animações de cinco músicas brincantes.
Sobre Sílvia Negrão
Sílvia Negrão, natural do Pará e radicada em Belo Horizonte, é uma referência em música para crianças no Brasil. É cantora, compositora e pedagoga. Ao longo de 32 anos de carreira artística vem produzindo shows, musicais, lançamentos de álbuns infantis e participado de projeto premiados dentre eles: o Musical Catibiribão, selecionado no Rumos Infantil do Itaú Cultural e o álbum “Rabiola, Ola, Catibiribola”, indicado ao 25º Prêmio da Música Brasileira, na categoria Melhor CD Infantil. Trabalha ao lado de grandes nomes da música e das artes cênicas, como Rodolfo Vaz, Fernanda Takai e Tim Rescala, Hélio Ziskind e Palavra Cantada, Sílvia traz ao público um conteúdo culturalmente rico e musicalmente sofisticado, perfeito para o público infantil.
- Instagram: https://www.instagram.com/silvianegraocantora
- YouTube: https://www.youtube.com/channel/UC1jiec7cvkx92rGYm3rwYfA
Lançamento do curta-metragem de animação “Catibiribolâncias Musicais – Mostrinha I”
Dia: 11 de outubro de 2025 (sábado), às 16h30
Local: Cine Santa Tereza – R. Estrela do Sul, 89 – Santa Tereza/ Belo Horizonte
Entrada gratuita – ingressos na bilheteria ou pelo Sympla – Classificação: Livre
Adicionar Comentários