O Bloco foi criado por meio de oficinas de percussão e homenageia homem negro abolicionista, que viveu como escravizado, mas lutou pela sua liberdade
O Bloco Alforriado Matias é tema do quarto e último episódio da série documental “Vozes do Carnaval”, criada pela Teia de Criadores, que propõe uma reflexão sobre a festa momesca da capital mineira. Formado através de oficina de percussão realizada na região do Barreiro, onde desfila, o Bloco faz uma homenagem a Alforriado Matias, homem negro abolicionista, que viveu como escravizado, mas lutou pela sua liberdade e matou seu escravocrata que prometeu liberdade, mas o enganou e vendeu perto da Lei do Sexagenário entrar em vigor. Após o seu ato, muitos outros escravizados da Fazenda Barreiro foram libertados. O episódio irá ao ar no dia 11 de fevereiro, às 19h.
De acordo com André Luiz da Silva, fundador do Bloco, o Alforriado Matias tenta contribuir na construção de uma cidade acolhedora, onde a singularidade de cada um é respeitada e incentivada. “É uma honra participar da série, é um reconhecimento de que o bloco pensa e faz algo além do que Carnaval”, explica.
O episódio possui legenda e audiodescrição como medida de acessibilidade. Além da série, está previsto ainda o lançamento do filme completo do projeto Vozes do Carnaval, propondo uma versão estendida, com 20 minutos de duração, que costura as narrativas apresentadas por cada um dos blocos.
Construída a partir de imagens captadas ao longo de 2025, durante a cobertura dos desfiles dos blocos, registros em seus territórios de atuação e depoimentos de quem faz cada cortejo acontecer, a série estabelece uma aproximação direta com o cotidiano dos blocos. Esse acervo revela as camadas afetivas, simbólicas e políticas que sustentam a folia na capital mineira.
Outros episódios – O primeiro episódio foi lançado no dia 21 de janeiro e se iniciou a partir da pergunta que atravessa toda a obra: “Qual cidade imaginária você quer habitar?”. O episódio de estreia funciona como um manifesto e apresenta os fundamentos conceituais da série, situando o Carnaval de Belo Horizonte como um território onde festa, política, memória, afeto e reivindicação de direitos coexistem. “O episódio inicial estabeleceu o ponto de partida da série, revelando o Carnaval como um espaço vivo de construção coletiva e de imaginação da cidade que podemos criar”, afirma Zotha, diretor do projeto.
O Bloco do Bigode foi o tema do segundo episódio e foi apresentado como mais do que um bloco: é bar, escola e território afetivo. A partir da música, o episódio mostrou como o bloco constrói pertencimento, forma pessoas e transforma o bairro em espaço de encontro. Mesmo quando os trajetos mudam, a memória e o som seguem como raiz, afirmando a música como ferramenta de formação social e de permanência no território. O episódio foi ao ar no dia 28 de janeiro, às 19h.
A história do Bloco Todo mundo cabe no mundo estreou no dia 4 de fevereiro às 19h. O episódio mostrou a essência do bloco, que revelou a verdadeira identidade de Belo Horizonte, que é a mistura, a resistência alegre e a capacidade de se reinventar, provando que a cidade pode ser, por alguns dias, de todo mundo.
O projeto tem direção e roteiro de Zotha, coordenação de Mariana Evaristo, produção executiva de Matheus Couto, montagem de Mirela Persichini, captação de imagem e som de Mirela Persichini e Marcos Gomes, identidade visual desenvolvida por Eiane Vieira e animações criadas por Diogo Coura. Vozes do Carnaval é um projeto produzido pela Teia de Criadores com patrocínio da Sympla e realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.
Cronograma de Lançamento
Canal do YouTube: www.youtube.com/@teiadecriadores
19h | 11/02/26 – Ep 04 | Bloco Alforriado Matias
Sobre a Teia de Criadores – A Teia de Criadores é uma organização da sociedade civil de Belo Horizonte que apoia criadores de conteúdo e projetos de impacto social, oferecendo estrutura tecnológica e expertise em comunicação estratégica para fortalecer vozes diversas, defender direitos humanos e combater a desinformação, focando em temas democráticos e justiça social. A Teia de propõe como um polo de criação e conteúdo em Minas e no Brasil, com um ecossistema de criadores de conteúdo e organizações da sociedade civil (OSCs).
YouTube: www.youtube.com/@teiadecriadores
Instagram: www.instagram.com/teiadecriadores
TikTok: www.tiktok.com/@teiadecriadores



Adicionar Comentários