Rota da Pitza com Eduardo Maya

Eduardo Maya percorre Itália de Norte a Sul, em busca dos segredos das melhores pizzas

Até o dia 22/11, gastrônomo visita pizzarias que são referência na arte de fazer e servir um dos pratos mais famosos e consumidos no mundo

Pizza é um clássico mundial. Em praticamente todos os lugares do planeta, há um estabelecimento servindo a iguaria, das mais diferentes formas e com os mais variados ingredientes, que vão dos tradicionais tomate com muçarela até pizzas com abacaxi ou chocolate. Existe, afinal, alguma regra para que o prato seja considerado uma “vera pizza”, ou, melhor dizendo, uma pizza de verdade? Quais são os estilos tradicionais? Quais os ingredientes que devem ser utilizados e como devem ser dispostos? Enfim, como definir, fielmente, uma boa pizza?

Neste mês de novembro, o reconhecido chef Eduardo Maya parte para a Itália em seu novo projeto, o “Rota da Pitza”, com o objetivo de desvendar os segredos dos diferentes estilos de pizza, visitando os melhores representantes de cada um. “A maioria das pessoas não sabe a diferença de uma pizza napolitana para uma italiana, por exemplo. Queremos explorar as características de cada estilo paraque elas entendam melhor as variações existentes e possam identificar aquela que mais lhe agrada”, ressalta o chef.

Desde o dia 6/11, Maya visita 12 das mais tradicionais pizzarias do país, mostrando como esses estabelecimentos, com décadas de história, conquistam os clientes mais apaixonados pelo prato.  “Todo mundo conhece praticamente apenas uma maneira de fazer pizza. Mas dentro da própria Itália há estilos distintos, que se diferem de acordo com a massa, a disposição dos ingredientes, o processo de assar e até a forma de servir e de consumir. Vamos conferir de perto, na terra da pizza, como e por que há essas variações, em busca daquilo que existe de mais tradicional e moderno no mundo”, afirma o chef.

O PROJETO – A Rota da Pitza é um projeto da Pitza 1780 e foi idealizado por Eduardo Maya. “Em pouco mais de um ano servindo pizza e muitos outros de estudo, percebi que as pessoas ainda têm uma visão muito pequena deste enorme universo que rodeia um dos pratos mais consumidos no mundo. Por meio deste projeto, queremos mostrar, com um vasto conteúdo em forma de vídeos, fotos e depoimentos, qual a melhor forma de analisar e escolher uma pizza, seja ela de qual estilo for”, resume o chef.

A Rota da Pitza terá início na Itália, mas a intenção é recriar este roteiro em várias partes do mundo, inclusive no Brasil. Nesta primeira etapa, Maya irá passar por pizzarias e produtores locais de Milão, Verona, Florença, Roma, Nápoles, Palermo e Caiazzo. Os detalhes da viagem serão reproduzidos nas redes sociais da Pitza 1780 no Instagram, Fecebook e Youtube. A viagem está prevista para terminar no dia 22.

Dia 6/11/18 – Saída de BH

Dia 7/11/18 – Milão – Spontini (estilo milanês)

Dia 8/11/18 – Milão – Lievito Madre al Duomo (estilo napolitano)

Dia 9/11/18 – Verona – I Tigli (estilo gourmet)

Dia 10/11/18 – Florença – Gusta Pizza (estilo calzone)

Dia 11/11/18 – Florença – Biancaneve (pizza al metro)

Dia 14/11/18 – Roma – La Gatta Mangiona (estilo italiano)

Dia 15/11/18 – Roma – Emma (estilo romano tonda – gourmet)

Dia 15/11/18 – Roma – Pizzarium (estilo pizza al taglio – ou in teglia ou al trancio-pedaço)

Dia 16/11/18 – Nápoles – Da Concenttina ai Ter Santi (estilo napolitano)

Dia 17/11/18 – Nápoles – La Masardona (pizza frita)

Dia 18/11/18 – Caiazzo – Pepe in Grani (estilo napolitano)

Dia 20/11/18 – Palermo – Villa Constanza (estilo siciliano)

Dia 22/11/18 – Retorno a BH