Renegado faz show gratuito em Santa Luiza – 27/9

Artista é convidado da última edição do projeto “Giro: Sons que Conectam em 2025. Evento acontecerá no dia 27 de setembro, na Praça da Juventude, e contará também com o funk de MC Papo, o samba de Raquel Moreira, o projeto Samba das Ciatas e a Black Music do DJ BX.

Flávio Renegado – um dos maiores nomes do rapper brasileiro – promete balançar a Praça da Juventude, em Santa Luzia. O artista é convidado do “Giro: Sons que Conectam” para encerrar o projeto em 2025. O evento também receberá o cantor de funk MC Papo, conhecido por sucessos como “Piriguete”, “Eu Pixava Sim” e “Radinho de Pilha”, que se tornaram clássicos nos anos 2000; a cantora Raquel Moreira, com a sua música que transita entre o samba tradicional e o pagode moderno; e o projeto Samba das Ciatas, formado por mulheres negras que visa enriquecer a cena do samba mineiro e resgatar o repertório de grandes mulheres sambistas. A programação se completa com o som e o Black Musicdo DJ BX. Os shows acontecerão no dia 27 de setembro, sábado, a partir das 18h. A entrada é gratuita, sem a necessidade da retirada de ingressos.

O Giro é um festival itinerante que promove uma mentoria sobre produção cultural com participantes de todas as regionais de Belo Horizonte e de cidades metropolitanas. Sempre no último final de semana do mês, acontece um encontro musical, com a realização de três shows gratuitos, produzidos, de ponta a ponta, pelos alunos do projeto. A iniciativa teve início em novembro de 2024 e desde então já formou 12 e realizou 11 edições. Passaram pelos palcos do Giro artistas como Celso Moretti, Mac Júlia, Swing safado, Ana Hilário, Coral e Sérgio Pererê, em uma iniciativa de democratização de artistas e de músicas periféricas.

O Giro: Sons que conectam é realizado pelo Instituto Odeon, com patrocínio da Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo – Governo de Minas Gerais. Para esta edição, o projeto conta ainda com o apoio da Prefeitura de Lagoa Santa.

Programação 

A última edição de 2025 do “Giro: Sons que Conectam” recebe um dos maiores rappers do Brasil, Flávio Renegado, em um show que carrega o DNA de toda a trajetória “genética-musical”, das batidas do rap, o samba, o balanço, o soul, o funk e o reggae. O repertório traz canções de sucesso da discografia de Renegado e faixas do seu mais recente trabalho, “Marge Now” – sétimo álbum gravado em estúdio, lançado em julho deste ano e que marca uma nova era na sua vida pessoal e carreira. O público poderá reviver canções que consagraram o rapper como “Me Tira da Mira”; “Negrão Negra”; “Nada Novo Sob o Sol”; “Minha Tribo é o Mundo”; e músicas do novo disco como “Margen”; “Nada Novo Sob o Sol”; “Gira”; “Beijo Brisa”; “Tinha que ser Preto”; entre outras. São canções que dialogam com diferentes públicos e falam desde questões sociais até reflexões pessoais, passando por afetos, espiritualidade, ancestralidade e reconstrução.

Negro, de origem periférica – nascido e criado no bairro Alto Vera Cruz, em Belo Horizonte, Flávio Renegado atingiu o sucesso já no seu primeiro trabalho, quando recebeu o Prem̂io Hutúz na categoria “Artista Revelação” pelo disco “Do Oiapoque a Nova York” (2008). A turnê do álbum percorreu por todo o Brasil e levou Renegado a outros países, lotando casas na Europa, na Oceania e nas Américas.
 

Durante a carreira, Renegado integrou o casting de importantes gravadoras, como o selo norte-americano RCRD LBL, a brasileira Som Livre e a independente Mousik. A carreira do rapper consolidou-se ao longo dos anos e seus fãs acompanharam o nascimento de diversas parcerias com grandes nomes da cena brasileira, como Elza Soares, Diogo Nogueira, Samuel Rosa, Rogério Flausino, Bebel Gilberto, Thiaguinho, Dona Onete e Anitta, com quem gravou a música “Totalmente Demais”, tema de abertura da novela homônima, da Rede Globo. 

Os metais do funk prometem não deixar ninguém parado no último “Giro: Sons que Conectam”. Esta edição traz o artista mineiro MC Papo, conhecido por sucessos, como “Piriguete,” lançado em 2006, hit com o qual se consolidou como uma figura influente no funk. Músicas como “Eu Pixava Sim” e “Radinho de Pilha”, que se tornaram clássicos, especialmente nos bailes e no contexto do som automotivo, também estão no repertório do show, além de três novos singles: “No Clarão da Lua”, “PPP” e “Desgraçada”, faixa que conta com a colaboração da cantora Gaby Amarantos, ampliando suas conexões e presença na cena musical. Ambos os lançamentos refletem evolução MC Papo como artista e sua adaptação às novas tendências do funk e do rap. 

Com uma carreira que abrange mais de uma década, MC Papo continua a explorar novas possibilidades musicais, mantendo sua relevância em um cenário em constante mudança. Sempre próximo à cultura musical periférica, o artista se mantém atento às novas influências que permeiam o cenário musical. Seu disco, “De Volta para o Presente”, é um exemplo da constante evolução do trabalho. O álbum reúne colaborações de diversos produtores que remixaram suas acapellas e exploraram novas sonoridades. 

Mineira, de Campo Belo, Raquel Moreira leva para o palco “Giro: Sons que Conectam” o seu estilo próprio, que transita entre o samba de raiz e o pagode moderno, e sua performance marcada pelo alto astral e animação. Há três anos dedicando-se exclusivamente à música, a cantora vem conquistando o público e se consolidando como uma das vozes femininas mais promissoras do gênero do samba.  O repertório do show contempla canções autorais, “De Pouco a Pouco” – sua primeira música de trabalho, que rapidamente alcançou grande repercussão, somando mais de 6 milhões de visualizações nas plataformas digitais -, e “Me Sabotei”, que também vem ganhando destaque, reforçando a força de Raquel como compositora e intérprete, além de grandes sucessos do samba. 

Esta edição do Giro traz também o projeto Samba das Ciatas, que resgata o repertório de grandes mulheres sambistas que marcaram e continuam a marcar gerações. As cantoras Glênia Rodrigues, Mari Lou, Dani Milena, Jaque Figueiredo, Mariana Quadros – todas negras -, apresentam um repertório de canções memoráveis, contemplando vozes como de Jovelina Pérola Negra, Dona Ivone Lara, Beth Carvalho e tantas outras eternizadas em suas canções.

O Samba das Ciatas nasceu em julho de 2024 para compor o Festival Povo Preto de Luzia – Edição Pretas, promovido pela 100ª Subseção da OAB/MG, por meio da Comissão de Promoção da Igualdade Racial e Diversidade Sexual e de Gênero e da Comissão das Mulheres Advogadas. O evento fez uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher Negra Latina-Caribenha, celebrado em 25 de julho.  Atualmente, o grupo é residente no Pagode da Tatá, idealizado e realizado no Yanã, Espaço Cultural LGBTQIAPN+, importante e potente Ponto cultural em Belo Horizonte, localizado no bairro Floresta. 

DJ BX animará o público com a essência musical centrada na Black Music, destacando-se por suas performances que combinam discotecagem, a arte do scratch e o beatbox.  Artista da região metropolitana de Belo Horizonte, DJ BX se apresenta em diversos eventos da cidade, como shows, eventos de rua, batalhas de MCs e batalhas de breakdance. Atualmente, integra o grupo de rap Zarastruta, com apresentações por diversos estados, como São Paulo, Paraná e Belo Horizonte. 

Cemig: a energia da cultura 

Como a maior incentivadora da cultura em Minas Gerais, a Cemig segue investindo e apoiando as diferentes produções artísticas existentes nas várias regiões do estado. Afinal, fortalecer e impulsionar o setor cultural mineiro é um compromisso da Companhia, refletindo seu propósito de transformar vidas com energia.  

Ao abraçar a cultura em toda a sua diversidade, a Cemig potencializa, ao mesmo tempo que preserva, a memória e a identidade do povo mineiro. Assim, os projetos incentivados pela empresa trazem na essência a importância da tradição e do resgate da história, sem, contudo, deixar de lado a presença da inovação. Apoiar iniciativas como essa reforça a atuação da Cemig em ampliar, no estado, o acesso às práticas culturais e em buscar uma maior democratização dos seus incentivos.

“Giro: Sons que Conectam” – edição de setembro 

Dia de 27 de setembro de 2025, sábado, às 18h 

 Praça da Juventude – Santa Luzia (MG)

Entrada gratuita