Bernardete Castelan Póvoas e Luís Cláudio Barros compõem o Duo Castelan & Barros que se apresenta em um Especial no Conservatório UFMG no dia 2 de outubro, segunda-feira, às 19h30. A parceria se propõe a divulgar amplo repertório para duo pianístico, enfatizando obras de compositores sul-americanos, objetos de pesquisa da dupla de pianistas. Castelan e Barros são pedagogos e pesquisadores na Universidade do estado de Santa Catarina — UDESC. Como duo de piano, eles tem realizado turnês, dentre as quais se destacam a “Série Danças” e “Piano em Foco” (por cidades de SC e do Paraná), e também a “Brasil em Danças” (Portugal). As principais características do Duo Castelan & Barros são a afinidade musical entre ambos e a preocupação com o refinamento técnico-sonoro.
Em 3 de outubro, terça-feira, às 19h30, o projeto Conexões Musicais do Conservatório UFMG será protagonizado pelo Coro Madrigale, que chega com a obra Um Requiem Alemão de Johannes Brahms. Tido como uma das referências da música coral, este Requiem rompe com a tradição do estilo ao não se basear nos textos fixos da igreja católica. Nele, os textos bíblicos foram selecionados pelo próprio compositor e conduzem a uma reflexão muito pessoal sobre a morte vista de uma maneira humana e esperançosa. A apresentação terá como solistas Indaiara Patrocínio e Talles Matos, e contará com a participação do pianista Hélcio Vaz.
A atração da primeira Quarta Cultural de outubro (04/10) no Conservatório UFMG é a Orquestra Escola do Cefart. Formada em sua maioria por alunos dos cursos de cordas tais como violino, viola, violoncelo e contrabaixo, a Orquestra agrega também alunos de outros instrumentos, como sopro e percussão. Com um repertório composto por obras de compositores que são referência no cenário erudito e popular nacional e internacional, a Orquestra se apresenta regularmente nos espaços e eventos da Fundação Clóvis Salgado, além de realizar concertos em diversos locais de Belo Horizonte, da região metropolitana e outras cidades do Estado. O concerto é às 12h30.
Na quinta-feira, 05 de outubro, o grupo Singspiel – performers em canto é a atração do projeto Palco Livre no Conservatório UFMG, às 19h30. O concerto-espetáculo “Una Donna de Mozart… a Rossini” desenvolve um argumento fictício baseado em árias, duetos e sextetos extraídos das óperas As Bodas de Fígaro, O barbeiro de Sevilha, Cosi fan tutte, e La Cenerentola, de Mozart e Rossini. O repertório selecionado e as histórias criadas trazem uma coerência, uma ligação harmônica entre os elementos fantasiosos ou imaginários, ora divertidos, ora imponentes e por muitas vezes, absolutamente românticos, com os cantores assumindo os diversos personagens.
No dia 7 de outubro, sábado, às 18h, Elenis Guimarães/canto e Jayme Guimarães/piano sobem ao palco do Conservatório UFMG para apresentar o Recital “Os vários idiomas da canção” no projeto Conexões Musicais. O repertório consiste em uma seleção de canções predominantemente inspiradas em melodias populares, incluindo músicas dos sul-americanos Camargo Guarnieri e Carlos Guastavino.
Entrada gratuita. Sujeita à capacidade do espaço.
O Conservatório UFMG fica na avenida Afonso Pena, 1534 – Centro / BH – MG.
Mais informações no site do Conservatório UFMG: https://goo.gl/MuUNC
Adicionar Comentários