Atrações do projeto SEXTAS ABERTAS da FAOP são gratuitas e diversas
O Núcleo de Arte & Ofícios da FAOP e a Praça Antônio Dias serão palco de uma intensa programação cultural nesta sexta-feira (12/09). Oficinas, apresentação cênico-musical, exibição de filme, shows e feira de arte, artesanato e gastronomia integram as atividades, que começam pela manhã e seguem até a noite. O projeto SEXTAS ABERTAS – EDIÇÃO 2025 é patrocinado pela CEMIG, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Com idealização e co-realização da FAOP | Fundação de Arte de Ouro Preto, apoio do Instituto Território Criativo e realização da IRENI – Inteligência em Eventos, Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais e Governo de Minas Gerais.
Na parte da manhã, o público poderá escolher entre três vivências: a oficina “Hip-Hop – Caixa Surpresa”, conduzida pelo grupo Conexão Zulu; a experiência de dançaterapia “Corpo-Oráculo”, com Thaiz Cantasini; e a primeira etapa da oficina “Maquiagem Artística, Cultura Drag e Expressão de Gênero”, comandada por Vitor Mourão/Vitória Monroe. À tarde, a diversidade se amplia com oficinas de culinária e, de práticas artísticas entrelaçadas a temas transversais, como política e terapia; o chef Ricardo Ribeiro ensina receitas de chutney de goiaba, picles de cebola roxa e sanduíches artesanais; Dani Bargas apresenta uma vivência inspirada na obra de Lygia Clark e seus objetos relacionais; enquanto o Comitê Mineiro de Solidariedade ao Povo Palestino e Lithium.Arts conduzem uma aula pública sobre conflitos mundiais acompanhada de oficina de criação e prodição de cartazes. Já Vitor Mourão/Vitória Monroe retorna para a segunda parte da oficina de maquiagem drag, com foco na prática.As atividades na Praça Antônio Dias começam a partir das 16h com a Feira de Arte, Artesanato e Gastronomia. Às 17h30, o Grupo WebCINETV exibe o documentário “Entre Nós”, sobre a relação da comunidade de Ouro Preto com seu patrimônio histórico. Em seguida, às 18h30, a “Trupe Sons do Brasil” apresenta espetáculo cênico-musical.
A programação segue com o show da banda “Groove de Vinil”, às 19h30, e se encerra com o ritmo do hip-hop do “Projeto Soma”, que sobe ao palco a partir das 21h30. Com opções para todas as idades e diferentes linguagens artísticas, a edição promete movimentar a cena cultural da cidade histórica.
Como a maior incentivadora da cultura em Minas Gerais, a Cemig segue investindo e apoiando as diferentes produções artísticas existentes nas várias regiões do estado. Afinal, fortalecer e impulsionar o setor cultural mineiro é um compromisso da Companhia, refletindo seu propósito de transformar vidas com energia. Ao abraçar a cultura em toda a sua diversidade, a Cemig potencializa, ao mesmo tempo que preserva, a memória e a identidade do povo mineiro. Assim, os projetos incentivados pela empresa trazem na essência a importância da tradição e do resgate da história, sem, contudo, deixar de lado a presença da inovação. Apoiar iniciativas como essa reforça a atuação da Cemig em ampliar, no estado, o acesso às práticas culturais e em buscar uma maior democratização dos seus incentivos.
CRÉDITO DAS FOTOS: Wander FariaSERVIÇO: PROJETO SEXTAS ABERTAS – EDIÇÃO 2025Próxima edição: 12/09, na FAOP Antônio Dias, das 9h às 23hInstagram: @sextasabertas
PROGRAMAÇÃO:
NO NÚCLEO DE ARTE & OFÍCIOS DA FAOP (Praça Antônio Dias, 80)
MANHÃ
9h às 11h – Oficina “HIP-HOP – CAIXA SURPRESA”, com CONEXÃO ZULU – a partir de 5 anos10h às 12h – Oficina “CORPO-ORÁCULO: VIVÊNCIA EM DANÇATERAPIA”, com THAIZ CANTASINI – a partir de 12 anos10h às 12h – Oficina “MAQUIAGEM ARTÍSTICA, CULTURA DRAG E EXPRESSÃO DE GÊNERO” – PARTE I (contextualização e elaboração de croquis), com VITOR MOURÃO (VITÓRIA MONROE) – a partir de 16 anos
TARDE
13h às 17h – Oficina de Culinária “CHUTNEY DE GOIABA E PICLES DE CEBOLA ROXA, com preparação de SANDUÍCHES ARTESANAIS (versões linguiça ou queijo minas, com rúcula)”, com o chef Ricardo Ribeiro (Grão Cozinha Artesanal) – a partir de 16 anos13h às 17h – Aula aberta, Oficina de produção e Vivência “LYGIA CLARK: ESTUDO DOS OBJETOS RELACIONAIS – DA ARTE À TERAPIA”, com DANI BARGAS – a partir de 16 anos13h às 17h – Aula pública e Oficina “CONFLITOS MUNDIAIS, ARTE E POLÍTICA: CRIAÇÃO E PRODUÇÃO DE CARTAZES” (com técnicas de pintura, colagem e stencil), com o COMITÊ MINEIRO DE SOLIDARIEDADE AO POVO PALESTINO e LITHIUM.ARTS – a partir de 16 anos13h às 17h – Oficina “MAQUIAGEM ARTÍSTICA, CULTURA DRAG E EXPRESSÃO DE GÊNERO” – PARTE II (preparação e execução da maquiagem), com VITOR MOURÃO (VITÓRIA MONROE) – a partir de 16 anos
NA PRAÇA ANTÔNIO DIAS
A partir das 16h – FEIRA DE ARTE, ARTESANATO e GASTRONOMIA17h30 – Exibição do Documentário “ENTRE NÓS” (como os moradores se conectam com o legado patrimonial de Ouro Preto), do GRUPO WebCINETV (Coletivo Audiovisual da UFOP)18h30 – Espetáculo cênico-musical TRUPE SONS DO BRASIL19h30 – SHOW com a BANDA GROOVE DE VINIL21h30 – SHOW com o PROJETO SOMA (música e cultura hip-hop)
Adicionar Comentários