A cultura barroca mineira será celebrada, nos dias 7 e 8 de dezembro, em Conceição do Mato Dentro. Durante os dois dias, a cidade, localizada na região central de Minas, receberá a primeira edição do Oratório do Verbo Barroco, evento de imersão cultural que reunirá literatura, arquitetura, devoção popular e música em um só lugar. O encontro, promovido pela editora Casa Sol Invictus, terá como pontos altos o Seminário Alphonsus de Guimaraens e a Devoção Mariana e a reabertura da Matriz de Nossa Senhora da Conceição, erguida nos primeiros anos do século XVIII e que passou 15 anos fechada ao público.
CONFIRA ABAIXO A PROGRAMAÇÃO DO I VERBO DO ORATÓRIO BARROCO:
07/12 (sexta-feira):
SEMINÁRIO ALPHONSUS DE GUIMARAENS E A DEVOÇÃO MARIANA
(Local: Auditório da Câmara Municipal de Conceição do Mato Dentro)
8h: Abertura com Recital Orativo de poemas do Setenário das Dores de Nossa Senhora, conduzido pelo diretor/ator de teatro e tradutor Roberto Mallet.
8h30: Apresentação do projeto Oratório do Verbo Barroco. Por Moysés Maltta, editor do Setenário das Dores de Nossa Senhora e coordenador do projeto.
9h: Palestra: O Papel das Artes na Vida da Igreja. Por Roberto Mallet, professor de interpretação e improvisação no Departamento de Artes Cênicas da Universidade de Campinas (Unicamp).
10h15: Palestra: O Setenário das Dores de Nossa Senhora: Celebração e Obra Magna da Literatura Simbolista Universal. Por Eduardo Veras, Doutor e Mestre em Literatura, autor da obra “O oratório poético de Alphonsus de Guimaraens: uma leitura do Setenário das Dores de Nossa Senhora”.
11h: Palestra: Alphonsus de Guimaraens em Conceição do Mato Dentro. Por Afonso Henriques Neto, poeta, Doutor em Comunicação, Professor e Editor. É neto do poeta Alphonsus de Guimaraens.
14h: Palestra: Restauro e descobertas artísticas na Igreja Matriz de Conceição do Mato Dentro. Por Rosângela Veiga Domingues, coordenadora da obra de restauro realizada na Matriz de Nossa Senhora da Conceição.
Local: Capela de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos (praça Nossa Senhora do Rosário – Rosário)
17h: Concerto Mariano, com o trio formado pelo maestro e violoncelista João Omar, o cantor Elton Becker e o violonista Petrônio Joab, de Vitória da Conquista.
LANÇAMENTO DO LIVRO SETENÁRIO DAS DORES DE NOSSA SENHORA
(Local: Casa de Cultura – Praça João Paulo, nº 07)
19h: Solenidade de Lançamento do livro; abertura da Exposição Colaborativa de Oratórios de Conceição do Mato Dentro.
8/12 (sábado):
FESTA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO – 315 ANOS DA CHEGADA DA IMAGEM
(Local: Santuário do Senhor Bom Jesus de Matozinhos)
6h: Alvorada festiva e café da manhã comunitário
7h30: Apresentação do Coral Cidade dos Profetas, de Congonhas, interpretando peças marianas de Lobo de Mesquita e de mestres compositores da Música Sacra Colonial Brasileira.
9h: Coroação de Nossa Senhora e Procissão Solene de Traslado da Imagem de Nossa Senhora da Conceição para a nova Igreja Matriz Restaurada.
10h:Solene Reabertura da Matriz e Celebração da Dedicação da Igreja.
Local: Matriz de Nossa Senhora da Conceição
20h45: Concerto com o Coral Cidade dos Profetas apresentando a peça Missa em Fá Maior, do compositor colonial serrano Joaquim José Emerico Lobo de Mesquita.
Adicionar Comentários