População pode dar sugestões para o Plano Estadual do Livro

Consulta pública do Fórum Semeando Letras vai até o dia 13 de outubro, no Portal da Assembleia.

Além da série de encontros regionais em andamento no Estado, agora é a vez de a população dar sugestões para melhorar as bibliotecas e estimular o gosto pela leitura. Foi lançada nesta segunda-feira (18/9/17) a consulta pública do Fórum Técnico Semeando Letras – Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, que estará disponível até 13 de outubro, no Portal da Assembleia.

O evento é realizado em parceria entre a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e as Secretarias de Estado de Cultura e de Educação, com o objetivo de avaliar propostas do Governo do Estado e apresentar contribuições da sociedade civil para a elaboração do Plano Estadual do Livro.

O plano vai estabelecer metas e diretrizes para os próximos dez anos, a fim de valorizar o livro e democratizar o acesso às bibliotecas.

As contribuições da população ao plano serão debatidas de 22 a 24 de novembro, em Belo Horizonte, durante a etapa estadual do evento.

Nessa fase final, também serão votadas as sugestões aprovadas nos sete encontros regionais que integram a etapa de interiorização do fórum, sendo eles realizados em Varginha (Sul de Minas), Juiz de Fora (Zona da Mata), Montes Claros (Norte de Minas), Governador Valadares (Vale do Rio Doce), Uberlândia (Triângulo Mineiro), Teófilo Otoni (Vale do Mucuri) e Belo Horizonte.

As discussões nos encontros e a organização da consulta pública estão relacionadas a quatro temas que compõem o fórum: democratização do acesso; fomento à leitura e à formação de mediadores; valorização institucional da leitura e de seu valor simbólico; e desenvolvimento da economia do livro.