Pesquisa da PBH sobre transporte noturno segue até 31/08

Quem depende do transporte coletivo para trabalhar à noite em Belo Horizonte precisa se apressar: a Prefeitura está ouvindo usuários e empresários dos setores de comércio e serviços — como bares, restaurantes, padarias e shoppings — para identificar as principais demandas e melhorar as linhas noturnas da capital. A pesquisa, conduzida pelas secretarias municipais de Mobilidade Urbana (SMMUR) e de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Relações Internacionais (SMDE), segue aberta até 31 de agosto de 2025. 

O levantamento origem-destino busca identificar os horários de maior demanda, os principais pontos de partida e chegada, bem como os padrões de deslocamento dos usuários da madrugada.

De acordo com Lucas Colen, Lucas Colen, subsecretário de Planejamento da Mobilidade da SMMUR, com base nos dados obtidos, a PBH irá estudar ajustes nos itinerários e horários das linhas noturnas, com o objetivo de reduzir o tempo de espera e aumentar a eficiência do serviço. “A medida também pretende ampliar a cobertura, garantir mais segurança e tornar o transporte público mais confiável e acessível para quem estuda ou trabalha à noite”, informa.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Adriano Faria, reforça o convite à participação. “Nosso intuito é que a maior quantidade possível de empreendedores e trabalhadores responda à pesquisa, para que a Prefeitura de Belo Horizonte possa aperfeiçoar o transporte público no período noturno”, afirma.