O mês de outubro chega com agenda cheia para celebrar o Mês das Crianças e convidar toda a família a participar de atividades nos finais de semana e no período de recesso escolar. De 1º de outubro a 1º de novembro, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, oferece cerca de 60 atrações gratuitas. Espetáculos teatrais, mostras de filmes, oficinas e brincadeiras vão ocupar museus, teatros, o Cine Santa Tereza e centros culturais da cidade. A programação completa pode ser conferida no Portal PBH.
Um dos destaques da programação é a “Mostra infantil”, de 2 a 10/10. Realizada pelo Circuito Municipal de Cultura e Instituto Odeon, a mostra vai ocupar os Teatros Francisco Nunes, Marília e Raul Belém Machado, além dos Centros Culturais Alto Vera Cruz, Lindeia Regina e São Bernardo. Serão apresentados 15 espetáculos teatrais com um recorte especial sobre a arte da Palhaçaria.
Os Centros Culturais participam da festa com diversas atividades. No Centro Cultural Pampulha, acontece a “Semana da Criança e do Adolescente”, de 14 a 17 de outubro, das 14h30 às 17h, com programação voltada para o público infantil e juvenil. Já o Centro Cultural Salgado Filho preparou oficinas, brincadeiras e a peça “O Pequeno Príncipe de Papel”, do Grupo Girino, no dia 10/10 (sexta-feira), das 15h às 16h.
Outro destaque é a oficina “Brinquedos e Brincadeiras”, da Escola Livre de Artes Arena da Cultura (ELA Arena), que será realizada em 13 centros culturais espalhados pela cidade: Alto Vera Cruz, Jardim Guanabara, Liberalino Alves de Oliveira (Mercado da Lagoinha), Lindeia Regina, Padre Eustáquio, São Bernardo, São Geraldo, Urucuia, Usina de Cultura (Ipiranga), Venda Nova, Vila Fátima, Vila Marçola e Vila Santa Rita.
No Centro Cultural Bairro das Indústrias, a programação inclui a roda de conversa e brincadeiras “O que é ser criança ou adolescente hoje”, no dia 14/10 (terça-feira), às 14h. O espaço ainda recebe o espetáculo e oficina de teatro “Voa, Sabiá”, nos dias 15 e 16/10 (quarta e quinta-feira), às 14h. Além disso, promove a exposição “De olho na estante – outubro das infâncias”, com livros, publicações e materiais sobre e para a infância. As visitas podem ser feitas de terça a sexta, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 15h.
Já o Cine Santa Tereza apresenta, de 1º de outubro a 1º de novembro, a mostra “Mês das Crianças”, com uma seleção de filmes infantis que vai de comédias a clássicos da animação e lançamentos recentes. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados antecipadamente pelo Sympla ou na bilheteria, 30 minutos antes das sessões.
Museus celebram a infância com arte, natureza e jogos
Durante o Mês da Criança, os museus municipais transformam seus espaços em cenários de descobertas, brincadeiras e criação artística. O Museu de Arte da Pampulha (MAP) oferece diversas atividades para o público infantil em seus jardins. Entre elas, a oficina “Entre Formas” (4/10, sábado, 10h às 12h), em que as crianças criam esculturas inspiradas na obra “A Porta”, de Amilcar de Castro, e a atividade lúdica “Tesouros MAP” (16/10, quinta-feira, 14h às 16h), uma caça ao tesouro pelo jardim. Também estão previstas oficinas de pintura, escrita e experimentação artística para a primeira infância.
Assim como no MAP, os jardins do Museu Casa Kubitschek também recebem atividades e brincadeiras. No dia 11/10 (sábado), das 10h30 às 12h30, acontece a atividade “Brincadeiras do Jardim”, que estimula a criação com folhas, galhos, rochas e outros elementos naturais. Completando a programação dos museus da Pampulha, a Casa do Baile – Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design promove o projeto “Tardes Líquidas”, nos dias 13 e 14/10 (segunda e terça), das 14h às 17h, uma série de oficinas culturais a partir de brincadeiras com água, que buscam estabelecer outras conexões entre o público infantil e a arquitetura e o paisagismo da Casa.
No circuito dos museus municipais da região central, a programação também é variada. O Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB) abre as atividades no dia 5/10 (domingo), das 10h30 às 12h30, com a oficina “Pintura em aquarela com barbante”. No dia 12/10 (domingo), no mesmo horário, o público participa de “BH gigante: um tabuleiro pela cidade”, jogo de tabuleiro em tamanho real no qual os participantes se tornam as próprias peças e percorrem um trajeto inspirado em bairros, marcos e curiosidades de Belo Horizonte. O MHAB promove ainda oficinas de desenho, escrita e atividades lúdicas ligadas à natureza.
O Museu da Moda de Belo Horizonte (MuMo) realiza, no dia 17/10 (sexta-feira), das 10h às 12h, a “Oficina (Des)fiando”, que propõe o contato com o desenho e o fazer têxtil. Já o Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte (MIS BH) recebe, em 18/10 (sábado), das 9h às 13h, a oficina “Objetos ópticos”, ministrada pelo coletivo Grupo Fios. A atividade convida o público a experimentar brinquedos e dispositivos ópticos feitos com materiais do cotidiano, tendo os celulares como fonte de luz.
Mês da Criança – Programação cultural especial
Até 1º de novembro | Agenda completa disponível no Portal Belo Horizonte
Locais: diversos equipamentos culturais de BH
Classificação: Livre | Entrada gratuita (algumas atividades precisam de inscrição prévia)
Adicionar Comentários