Palácio das Artes recebe exposição “Habilitações Escola Guignard 2025” – até 30/11

Primeira etapa da mostra na Galeria Mari’Stella Tristão inclui trabalhos em diversas linguagens artísticas, como cerâmica, desenho, escultura e fotografia, feitos por 22 artistas

Prosseguindo a parceria frutífera com a Escola Guignard e o legado do artista visual e professor Alberto da Veiga Guignard, a Fundação Clóvis Salgado apresenta a 1ª etapa da exposição “Habilitações Escola Guignard 2025”, com obras feitas pelos estudantes da célebre instituição mineira. A abertura da mostra acontece no dia 6 de novembro (quinta-feira), a partir das 19h, e a Galeria Mari’Stella Tristão estará aberta à visitação do público dos dias 7 a 30 de novembro. A entrada é gratuita.

A exposição contará com Trabalhos de Conclusão de Curso de 22 alunos e alunas habilitandos de 2025 da Graduação em Artes Plásticas da Escola Guignard, sob orientação de 13 professores. Para a finalização do percurso curricular, os alunos devem fazer pelo menos uma disciplina de Habilitação, de livre escolha, dentre as diferentes áreas de concentração, que compreenda o desenvolvimento individual de uma obra plástica e um memorial. Obras  produzidas nesse contexto e em suportes e linguagens variadas – cerâmica, desenho, escultura, fotografia, gravura em metal, pintura, xilogravura, serigrafia e litogravura – estarão expostas na galeria do Palácio das Artes. As bancas de Trabalho de Conclusão de Curso dos estudantes acontecerão também na Galeria Mari’Stella Tristão durante o período expositivo, e o público poderá estar presente. 

A exposição “Habilitações Escola Guignard 2025” é realizada pelo Ministério da Cultura, Governo de Minas Gerais, Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Fundação Clóvis Salgado e Universidade do Estado de Minas Gerais. As atividades da Fundação Clóvis Salgado têm a Cemig como mantenedora, Patrocínio Master do Instituto Cultural Vale e Grupo FrediZak, Patrocínio Prime do Instituto Unimed-BH e da ArcelorMittal, Patrocínio da Vivo e correalização da APPA – Cultura & Patrimônio. O Palácio das Artes integra o Circuito Liberdade, que reúne mais de 50 equipamentos e empreendimentos criativos com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo. A ação é viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Vale-Cultura. Governo do Brasil, do lado do povo brasileiro.

Eterna renovação – A presença da exposição na Galeria Mari’Stella Tristão, pela quarta vez, reafirma o diálogo histórico entre a Escola Guignard e o Palácio das Artes, dois polos fundamentais da vida cultural de Minas Gerais. É o que destaca a Gerente de Artes Visuais da Fundação Clóvis Salgado, Tairine Pena: “Desde as origens da Escola, fundada pelo mestre Alberto da Veiga Guignard – que também é homenageado na maior galeria do Palácio das Artes –, o ensino da arte esteve associado à ideia de liberdade, de invenção e de vínculo com o território. Essa herança se manifesta nas produções aqui reunidas: trabalhos que investigam materiais, linguagens e contextos, abrindo-se à pluralidade que marca o campo da arte contemporânea. Afinal, Guignard fez do modo de ensinar um modo de viver; e do modo de ver, um modo de fazer escola. A Fundação Clóvis Salgado celebra, assim, a vitalidade da Escola Guignard e a potência das novas gerações de artistas que dela emergem. Que esta edição da mostra inspire o público a ver na juventude da arte o seu permanente recomeço. E que cada obra aqui exposta marque, além do encerramento de um ciclo acadêmico, o início de um percurso artístico singular, aberto às transformações do olhar e às infinitas possibilidades da criação”, celebra Tairine. 

FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO – Com a missão de fomentar a criação, formação, produção e difusão da arte e da cultura no estado, a Fundação Clóvis Salgado (FCS) é vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult). Artes visuais, cinema, dança, música erudita e popular, ópera e teatro constituem alguns dos campos onde se desenvolvem as inúmeras atividades oferecidas aos visitantes do Palácio das Artes, CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais – e Palácio da Liberdade, espaços geridos pela FCS. A Instituição é responsável também pela gestão dos corpos artísticos – Cia de Dança Palácio das Artes, Coral Lírico de Minas Gerais e Orquestra Sinfônica de Minas Gerais –, do Cine Humberto Mauro, das Galerias de Arte e do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart). A Fundação Clóvis Salgado é responsável, ainda, pela gestão do Circuito Liberdade, do qual fazem parte o Palácio das Artes, Palácio da Liberdade e a CâmeraSete. Em 2021, quando celebrou 50 anos, a FCS ampliou sua atuação em plataformas virtuais, disponibilizando sua programação para público amplo e variado. O conjunto dessas atividades fortalece seu caráter público, sendo um espaço de todos e para todas as pessoas.

1ª Exposição “Habilitações Escola Guignard 2025”

Abertura: 6 de novembro (quinta-feira), a partir das 19h

Período expositivo: 7 a 30 de novembro

Horário de visitação: terça-feira a sábado, das 9h30 às 21h, e domingo de 17h às 21h

Local: Galeria Mari’Stella Tristão – Palácio das Artes

(Avenida Afonso Pena, 1537, Centro – Belo Horizonte)

Classificação indicativa: Livre

Entrada gratuita