Atividades gratuitas são conduzidas por educadores especializados; iniciativa reafirma o compromisso do Palácio da Liberdade com a democratização da cultura, o acesso à memória e a valorização dos bens patrimoniais por meio da educação
Durante todo o mês de julho, o Palácio da Liberdade, um dos marcos históricos e culturais de Minas Gerais, abre suas portas para uma programação educativa e gratuita voltada ao público de todas as idades. O projeto “Férias no Palácio”, do Programa Educativo do espaço, oferece uma série de atividades lúdicas, inclusivas e acessíveis com o objetivo de aproximar a população da história, da arquitetura e dos jardins do antigo palácio governamental.
A programação inclui visitas mediadas temáticas, oficinas de criação artística, passeios interativos e atividades inspiradas na memória, nos símbolos e nos elementos naturais presentes no edifício e em seus arredores.
As atividades têm classificação livre, e são conduzidas por educadores especializados. A iniciativa reafirma o compromisso do Palácio da Liberdade com a democratização da cultura, o acesso à memória e a valorização dos bens patrimoniais por meio da educação.
Entre os destaques da programação estão:
Visita Temática “Encontros entre a Praça e o Palácio”
Dias 12 e 13 de julho, às 11h e 15h
Um convite ao olhar sensível para as relações entre o edifício, a Praça da Liberdade e as expressões culturais.
(Com intérprete de Libras no dia 5/7 às 11h)
Visita Teatralizada “Conhecendo os Cisnes Negros do Palácio”
Dias 13 (15h) e 24 de julho (14h)
Uma performance poética, conduzida por personagens históricos e simbólicos que mergulham nas memórias e nas curiosidades do Palácio.
Oficina “Detetives da Liberdade: Investigando Alegorias”
Dias 19 (11h), 20 (11h) e 27 de julho (15h)
Atividade investigativa para o público infantojuvenil, com base nos ornamentos, símbolos e elementos da decoração do Palácio.
(Com intérprete de Libras no dia 19/7 às 11h)
Oficina “Construindo Vitrais”
Dia 23 de julho, às 14h
Um mergulho na técnica dos vitrais, inspirada nas janelas do Palácio da Liberdade.
Oficina “Memória Postal”
Dia 19 de julho, às 14h
A partir de histórias e afetos, o público será convidado a construir postais únicos inspirados no Palácio e em suas vivências.
Oficina “Jardineiros da Liberdade”
Dia 20 de julho, às 14h
Experiência de sensorialidade e contato com a natureza, usando elementos dos jardins históricos como ponto de partida.
Oficina “Desenhando Jardins”
Dia 26 de julho, às 14h
Atividade livre de desenho e criação a partir da observação do jardim do Palácio.
Oficina “Jardins que viram arte: esculturas naturais”
Dia 25 de julho, às 14h
Encontro artístico de criação com elementos naturais, despertando o olhar para as formas da natureza.
IMPORTANTE: O Palácio da Liberdade mantém eventos institucionais além de atividades voltadas à população, podendo haver alterações nos dias e horários de visitação conforme a programação. Acompanhe as redes sociais e o site para eventuais comunicados.
Realização: Ministério da Cultura e Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, Fundação Clóvis Salgado/Palácio das Artes e Circuito Liberdade. Patrocínio master: Copasa. Correalização: APPA – Cultura & Patrimônio. As atividades culturais do Palácio da Liberdade integram o programa Minas Criativa. Viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura/Lei Rouanet – Governo Federal – União e Reconstrução.
Adicionar Comentários