Sorteio – Orquestra de Câmara OPUS apresenta Rock n’ Concert 08/10

Concerto traz repertório com canções de Beatles, Guns n’ Roses, Pink Floyd, Deep Purple, Legião Urbana e muitos outros. Apresentação será dia 8 de outubro, no Cine Theatro Brasil Vallourec

A Orquestra de Câmara OPUS dá continuidade às comemorações de seus 10 anos de carreira, realizando o “Rock in Concert”: uma apresentação com repertório exclusivo de canções clássicas do rock n’ roll nacional e internacional. A regência é do maestro Leonardo Cunha, que também assina a direção musical e os arranjos orquestrais. No repertório estarão hits dos Beatles, Guns n’ Roses, Elvis Presley, Pink Floyd, Deep Purple, Yes, Rush, Eagles, Eric Clapton, Legião Urbana e Paralamas do Sucesso, entre outros grandes nomes. O concerto será no domingo, dia 8 de outubro, às 20h, no Cine Theatro Brasil Vallourec.

O show, que tem o patrocínio da Volvo e da Tracbel através de Lei Federal de Incentivo à Cultura, terá participações especiais de Cláudio Venturini, um dos ícones da música popular brasileira, ao lado de sua banda 14 Bis, e de Maurinho Nastácia, que tem conquistado gerações com o rock’n roll o grupo Tianastácia. A apresentação comemora os 50 anos da Tracbel, que é patrocinadora da Orquestra desde a sua criação. O público poderá ouvir também versões orquestradas de canções de Queen, Rush, Van Halen, Led Zeppelin, Yes, The Doors, Scorpions, ACDC, Tianastácia, 14 Bis, Raul Seixas e outros.

A Orquestra de Câmara OPUS foi fundada pelo maestro Leonardo Cunha, em outubro de 2006, com o propósito de popularizar a música orquestral e erudita e também aproximar músicas populares do arranjo clássico. “A OPUS propõe uma nova experiência musical ao envolver a execução de obras de compositores eruditos e arranjos exclusivos de outras canções de maior acesso do público. Nesta apresentação, os arranjos foram feitos, especialmente, com os clássicos do rock n` roll”, explica o maestro, que comanda a orquestra composta por 17 músicos, entre cordas, sopros, percussão e, ainda, guitarra e baixo elétrico.

As orquestras de câmara – criadas, tradicionalmente, para apresentações em locais menores e públicos reduzidos – são compostas por menos músicos e instrumentos em comparação com as orquestras sinfônicas e filarmônicas. O arranjo reduzido de músicos permite maior flexibilidade e mobilidade ao mesmo tempo em que oferece aos seus ouvintes a experiência singular da tradução de notas e partituras complexas na harmonia e enlevo que somente uma orquestra pode oferecer.

Orquestra de Câmara OPUS

Desde 2006, a orquestra de Câmara Opus apresenta o projeto “Orquestrando Brasil” realizando apresentações em mais de 100 cidades de oito estados brasileiros. Em 2007, este projeto resultou na gravação de um CD cujo repertório foi escolhido a partir das músicas de maior identificação do público durante as apresentações.

A partir do lançamento do CD “Orquestrando Brasil”, a Orquestra de Câmara OPUS foi convidada a apresentar-se fora do país, alcançando projeção internacional. Em 2011, a OPUS realizou quatro concertos no Peru – Lima e Cuzco – e também na Europa em 2012, com quatro concertos na Alemanha – Munique, Potsdam e Berlim – e França – Paris.

Também em 2011, a OPUS registrou peças de compositores britânicos em seu segundo CD. Neste álbum, a Orquestra gravou obras tradicionais do repertório camerístico escrito para orquestra de cordas, pelos compositores E. Elgar, G. Holst e B. Britten.

Dentre os artistas convidados que se apresentaram com a Orquestra OPUS estão: Maria Gadu, Guilherme Arantes, Fafá de Belém, Milton Nascimento, Flávio Venturini, Daniela Mercury, Ana Carolina, Nando Reis, Derico Sciotti (Saxofonista do Programa do Jô), Ulla Benz (violino/Alemanha), Jasmin Gottstein (flauta/Alemanha), Márcio Carneiro (Violoncelo/Suíça), Knut Andreas (maestro/Alemanha) e Jitka Hosprová (viola/República Tcheca).

Classificação: Livre

Data/horário: 8 de outubro, domingo, às 20h

Local: Cine Theatro Brasil Valourec – Avenida Amazonas, 315, Centro, Belo Horizonte

Ingressos: R$ 30,00 (inteira) -R$ 15,00 (meia)

Venda: www.compreingressos.com ou http://goo.gl/KnsGmR

e bilheteria do teatro

Meia entrada válida para: maiores de 60 anos. E para estudantes devidamente identificados, válida até 40% dos ingressos vendáveis do teatro (conforme DECRETO no 8.537, de 05 de outubro de 2015).

Sorteio

[wpforms id=”24″]