A Academia Mineira de Letras abre inscrições para a Oficina de Aldravias, com os poetas Andreia Donadon Leal e José Benedito Donadon Leal. Gratuito, o curso acontece na sede da AML, em Belo Horizonte, no dia 9 de novembro, em dois horários: das 8h30 às 11h ou das 14h às 16h30. As inscrições estão disponíveis até 6 de novembro, no site da AML (academiamineiradeletras.org.br).
A oficina é promovida pela Academia de Letras, Artes e Ciências Brasil (Alacib), com sede na cidade de Mariana (MG), realizada mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, no âmbito do Plano Anual de Manutenção AML, com patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio do incentivo fiscal de mais de 4,7 mil médicos cooperados e colaboradores; e copatrocínio da CBMM. A AML integra o Circuito Liberdade.
A aldravia é uma nova forma poética, marcada por características minimalistas e sucintas. Criada em Mariana, expande-se, principalmente, pela internet e aponta uma via de saída para a poesia. O poema se constitui de até seis palavras-verso, de forma aleatória, porém preocupada com a produção de significado condensado, sem que isso signifique extremo esforço para sua elaboração. “A experiência de ler e produzir aldravias atua diretamente nos mecanismos de percepção e na capacidade de relatar, com linguagem sintética, sentimentos e aspectos da natureza e da vida”, descreve Andreia Donadon Leal.
Dividida em três partes, a oficina busca incentivar a leitura da poesia sintética no ambiente presencial e virtual, bem como sua produção e criação. O primeiro núcleo será composto por uma minipalestra com o poeta e doutor em Semiótica José Benedito Donadon Leal, sobre a história do gênero, incluindo a trova e o haicai, sua expansão no Brasil e na Europa, e a transmissão de videoaldravias. Na sequência, haverá leitura e análise de poemas. Por fim, os alunos irão produzir suas próprias aldravias, declamá-las e publicá-las no Facebook, sob a coordenação da poetisa e mestre em Estudos Literários Andreia Donadon Leal.
A oficina pretende colaborar ainda para aprimorar o interesse pela análise de textos sintéticos, além de ser uma ação pedagógica conjunta e interativa, que envolverá todos os interessados na arte literária.
Exemplos de aldravias
salto de cova nascimento do artista Andreia Donadon Leal |
não fazer poesia de alma vazia Gabriel Bicalho |
minhas porções diárias metonímias de mim J. B. Donadon Leal |
sigo cigano em busca da poesia J S Ferreira |
Inscrições gratuitas: até dia 6 de novembro, no site da AML – academiamineiradeletras.org.br
Curso: sexta, 9 de novembro
Horários: das 8h30 às 11h ou das 14h às 16h30 (a mesma oficina será realizada em dois períodos).
Local: Academia Mineira de Letras (rua da Bahia, 1.466, Lourdes, Belo Horizonte)
Mais informações: academiamineiradeletras.org.br
Adicionar Comentários