A oficina Ciência em mãos: pintando fósseis, oferecida pelo Espaço do Conhecimento UFMG, convida o público com Transtorno do Espectro Autista (TEA) a descobrir a paleontologia de forma criativa e acessível neste sábado, 13 de setembro, às 15h. Para participar, é necessário retirar ingressos individuais e gratuitos na recepção do museu a partir das 13h. Serão disponibilizadas 15 vagas, preenchidas mediante ordem de chegada.
Em um primeiro momento, educadores conduzirão os participantes por um bate-papo acerca de noções básicas da paleontologia, a fim de compartilharem conhecimentos sobre os processos da formação geológica da Terra e os seres vivos que compunham a biodiversidade mundial em um passado remoto.
Em seguida, um conjunto de réplicas produzidas em gesso a partir de fósseis do acervo paleontológico do Instituto de Geociências (IGC) da UFMG serão distribuídas para pintura, de forma acessível e sensorial. Trilobitas, mesossauros, dentes-de-sabre e samambaias são algumas das peças que darão espaço para uma expressão criativa que se combina ao aprendizado científico.
A atividade, com duração estimada de uma hora, é direcionada para crianças — desde que acompanhadas por responsáveis — jovens, adultos e idosos. A oficina integra a programação do museu no Setembro da Inclusão, reforçando o compromisso do Espaço do Conhecimento com ações educativas inclusivas, interativas e transformadoras.
Oficina Ciências em mãos: pintando fósseis
Data: 13/09/25 (sábado)
Horário: 15h
Local: Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700 – Funcionários, Belo Horizonte/MG.




Adicionar Comentários