Oficina apresenta cosmologia Guarani Mbyá a partir do som – 8 e 10/1

Atividade gratuita integra o projeto Férias no Museu

Como parte do projeto Férias no Museu, que oferece atividades educativas e culturais de terça a domingo ao longo de todo o mês de janeiro, sempre às 15h, o Espaço do Conhecimento UFMG realiza, nos dias 8 e 10 de janeiro, a atividade “Contando Cosmologias: Guarani Mbyá, o povo que nasce do som”. Gratuita e aberta a todas as idades, a oficina acontece no 3º andar do museu. A programação completa do projeto está disponível no site do Espaço do Conhecimento UFMG.

A atividade propõe uma contação de histórias que apresenta a visão desse povo indígena sobre a origem do universo, criado por meio do som e da vibração. Durante a experiência, os participantes conhecerão figuras centrais da cultura Guarani, como Nhamandu e Jakaira, compreendendo outras formas de pensar o tempo, a vida e a criação do mundo.

A oficina utiliza sons e instrumentos musicais simples, como chocalhos e xilofones, para apresentar, de forma sensível e envolvente, conceitos da cosmologia Guarani. A atividade conta com recursos sonoros e táteis, favorecendo a participação de crianças e adultos e ampliando o olhar dos visitantes para outras formas de compreender o mundo. Ao final, o público será convidado para um momento de conversa e troca de impressões. São oferecidas 15 vagas, preenchidas por ordem de chegada, com ingressos emitidos na recepção do museu, a partir das 13h do dia da oficina.

Contando Cosmologias: Guarani Mbyá o povo que nasce do som 

Quando: 08/01 (quinta-feira) e 10/01/25 (sábado)

Público: Todas as idades 

Duração aproximada: 40 minutos

Número de vagas: 15 (por ordem de chegada)

Onde: 3° andar do Espaço do Conhecimento (Praça da Liberdade, 700, Funcionários)

Programação Férias no Museu: https://www.ufmg.br/espacodoconhecimento/feriasnomuseu/