O Grupo In-Cena de Teatro comemora 10 anos 06/10 e 07/10

 

O Grupo In-Cena de Teatro comemora 10 anos com apresentação do espetáculo nos dias 6 e 7 de outubro, no Teatro Wanda Fernandes, no Galpão Cine Horto

“Às Margens”, espetáculo que estreou no FRINGE 2017, durante o Festival de Teatro de Curitiba, nasce da inquietação do Grupo In-Cena de Teatro em (re)conhecer e (re)contar a história social e cultural do Vale do Mucuri, região de origem do grupo e na qual o In-Cena desenvolve suas atividades artísticas.

O movimento de (re)visitar a própria história faz parte das comemorações dos 10 anos de trabalho de Grupo In-Cena, de Teófilo Otoni. Sob consultoria do historiador Dr. Marcio Achtschin e da pesquisadora Dra. Vanessa Juliana da Silva, docentes da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, o grupo iniciou a pesquisa no ano de 2016, a fim de (re)contar essa história sob o viés dos marginalizados na e pela dinâmica da formação social brasileira: os povos tradicionais indígenas e negros, as mulheres e os trabalhadores.

No encontro do grupo com a cultura afro-ameríndia brasileira, o visível e o invisível, o sagrado e o profano, o vivo e o morto, o universal e o local, o cosmopolita e o comunitário, o tecnológico e o artesanal, a cerimônia e a festa, as igrejas e os terreiros tornam-se componentes da escrita dramatúrgica.

O olhar estrangeiro de Sidnei Cruz, diretor e dramaturgo, criador e curador do Palco Giratório Sesc até 2007, é quem conduz e assina a supervisão artística da nova montagem do In-Cena. Com dramaturgia coletiva e direção de André Luiz Dias, o trabalho resultou em um espetáculo que reúne várias linguagens. O teatro, o cinema, a dança e a música são ferramentas utilizadas nessa montagem para falar sobre o nosso tempo presente.

A iluminadora Márcia Neves assina a criação de luz, que revela e esconde nuances físicos e transcendentais da obra, potencializando o trabalho corporal do elenco. A trilha sonora original, sob direção de Marcela Veiga, mescla cordas, pratos, silvos, apitos, sinos, cantos dos pássaros, sons de trens, ladainhas, pontos de orixás, chuvas e ventanias. Contribuiu para o processo de montagem o cineasta Florisvaldo Júnior, que desenvolve um trabalho de pesquisa junto às Comunidades Remanescentes de Quilombo de Ouro Verde de Minas e assina o documentário que faz parte do espetáculo.

Em “Às margens”, o testemunho, o relato e o mito são dobras de um acontecimento estético que interpenetram os lugares tanto de uma cena-documentário quanto de uma performance afro-ameríndia brasileira. Não há a tentativa de “representação” ou reconstituição de algo acontecido no passado, pelo contrário, a energia é canalizada para uma ação do presente, uma “presentação”.

A peça fala de um Brasil de gente plural, cuja voz ganha som, cor e força para gritar (e silenciar) em tempos tão sombrios. O elenco é composto por seis artistas do grupo In-Cena de Teatro e tem participação da atriz convidada Araci Cachoeira. Nascida no ano de 1953, em Águas Formosas, Vale do Mucuri, a artista autodidata, militante, traz a força da mulher negra e da índia, evocando a ancestralidade que perpassa essa história, pelas estradas vermelhas dos lugares onde nascemos, aos homens e mulheres que hoje somos. O canto, a reza, os rituais, as batidas dos tambores ditam seu ritmo catártico.

 

Ficha técnica:

Dramaturgia Coletiva

Direção: André Luiz Dias.

Supervisão Artística: Sidnei Cruz.

Consultoria Histórica: Dr. Marcio Achtschin Santos (UFVJM).

Consultoria e Pesquisa: Dra. Vanessa Juliana da Silva (UFVJM).

Elenco: Amanda Chaves, André Luiz Dias, Araci Cachoeira, Luanna Aragão e Saulo Lauar.

Direção Musical: Marcela Veiga.

Trilha e Efeitos Sonoros: Marcela Veiga e Vanessa Juliana.

Videomaker: Florisvaldo Júnior.

Direção de Movimento: Natália Chaves.

Criação de Luz e Iluminação: Márcia Neves.

Cenografia/Cenotécnica: Vanessa Juliana e Allysson Wander.

Concepção/Pesquisa de Figurinos: Gabriela Pimenta e Allysson Wander. Contrarregragem/Produção/Operação Técnica: Wan Douglas Gonçalves e Bruny Murucci.

Administração: Margot Souza.

Projeto Gráfico: Vanessa Juliana.

Fotografia e vídeos: Florisvaldo Júnior.

Produção Executiva: Instituto Cultural In-Cena.

 

 

Data: 6 e 7 de outubro, às 21h

Local: Teatro Wanda Fernandes | Galpão Cine Horto (rua Pitangui, 3613, Horto)

Duração: 60min

Classificação: 14 anos

Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia)