Renato Lessa participa do ciclo de debates Mutações 24/07

Renato Lessa fala “Sobre a condição cretina: notas sobre a burrice e a estupidez” no ciclo de debates “Mutações”, no Sempre Um Papo

O professor Renato Lessa participa do ciclo de debates filosóficos “Mutações”, em Belo Horizonte, para falar sobre o tema “Sobre a condição cretina: notas sobre a burrice e a estupidez”. O evento é uma parceria entre o Sempre Um Papo e a Artepensamento, plataforma que publica ensaios filosóficos e políticos de autores brasileiros contemporâneos. O bate-papo acontece no dia 24 de julho, segunda-feira, às 19h30, no Teatro José Aparecido de Oliveira, na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais. A entrada é gratuita, mediante retirada de ingressos pelo site do Sympla.

Sobre a condição cretina: notas sobre a burrice e a estupidez

Na palestra, serão abordados os conceitos de “estupidez” e “burrice”, destacando a limitação de consultar dicionários para compreendê-los. Serão explorados os significados internalistas desses termos, que se referem a atributos individuais, fazendo referência aos “cretinos dos Alpes”, estudados pelo historiador e ensaísta francês Antoine de Baecque. Também serão discutidos os significados externalistas de “estupidez” e “burrice”, relacionados a ações e efeitos coletivos, e sua relação com a “condição cretina”.

A palestra também abordará a busca pela compreensão da estupidez em uma forma particular de buscar a certeza. Será apresentada uma hipótese sobre as dificuldades em definir a “condição cretina”, relacionadas à dissolução de uma esfera abstrata capaz de estranhar comportamentos estúpidos e indicar o quão deslocados eles são.

Por fim, haverá uma reflexão sobre a “condição cretina” como uma forma de vida que teme a complexidade, bem como a exploração da ideia de “estupidez estética” de Robert Musil.


Renato Lessa

Renato Lessa é Professor de Filosofia Política da PUC-Rio, Investigador
Associado do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa,
Pesquisador do CNPq (Bolsa de Produtividade 1 A), Coordenador do Centro
Primo Levi PUC/Rio e Editor de HurbineK – Revista de Estudos Primolevianos.

Publicou recentemente o livro “O cético e o rabino: breve filosofia sobre a
preguiça, a crença e o tempo” (LeYa, 2020) e os ensaios “Homo Bolsonarus”
(serrote, julho de 2019), “Por una fenomenología de la destrución” (Palabra
Salvaje, 2021) e “Aquém do temor: sobre a crueldade e sobre o medo nos
campos da morte” (SESC, no prelo).

Sempre um Papo – 37 anos

Criado em Belo Horizonte, em 1986, pelo jornalista Afonso Borges, o Sempre Um Papo é um projeto cultural que realiza encontros entre importantes nomes da literatura e personalidades nacionais e internacionais com o público, ao vivo, em auditórios e teatros – ou de forma digital, pelo canal no YouTube. Ao longo de sua trajetória, o projeto já aconteceu em 30 cidades e promoveu mais de 8 mil eventos, que reuniram um público superior a 2 milhões de pessoas.

O Sempre Um Papo é viabilizado através do patrocínio do Instituto Cultural Vale e Cemig, via Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura. O Ciclo de Debates “Mutações” é realizado pelo Artepensamento e o Sesc, com o apoio institucional da Embaixada da França no Brasil. Apoio cultural da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, Circuito Liberdade, Minas Literária, Descentra Cultura e Secretaria de Estado da Cultura e Turismo de Minas Gerais.

Renato Lessa participa do ciclo de debates “Mutações”, no Sempre Um Papo

Dia 24 de julho, segunda-feira, às 19h30

Local: Teatro José Aparecido de Oliveira (Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais – Praça da Liberdade)

Informações: www.sempreumpapo.com.br