Musical “A Festa dos Bichos no Cerrado” – 09 e 10/08

Uma experiência incrível que destaca a importância do Cerrado e conscientiza sobre a preservação ambiental. Um espetáculo com curta temporada no Teatro Marília, nos dias 09 e 10 de agosto. 

A Festa dos Bichos no Cerrado” celebra a riqueza do Cerrado brasileiro e aborda a importância da conservação desse bioma, promovendo diversão e conscientização para toda a família. Na história, o carismático Lobo-Guará reúne seus amigos do Cerrado para organizar uma grande festa em homenagem ao Dia Nacional do Cerrado. Mas, o plano é ameaçado por um agricultor ambicioso, cuja intenção de expandir suas terras pode colocar em risco a biodiversidade da região. 

Com um enredo envolvente, músicas cativantes e personagens inesquecíveis, o espetáculo oferece uma experiência divertida e educativa para crianças e adultos. O produtor Marcus Vinícius Loureiro ressalta: “Acreditamos no poder do teatro para conscientizar e encantar. ‘A Festa dos Bichos no Cerrado’ é uma oportunidade divertida de ensinar as crianças sobre o meio ambiente de forma lúdica e envolvente. É um espetáculo que nos enche de orgulho e que certamente deixará uma marca no coração de quem assistir.” “Este espetáculo reforça o compromisso da produtora em criar experiências teatrais que vão além do entretenimento, unindo aprendizado, emoção e um olhar carinhoso para a natureza.”

SINOPSE

Dia Nacional do Cerrado é celebrado em 11 de setembro. O Cerrado é berço de grandes bacias hidrográficas brasileiras e apresenta uma enorme biodiversidade. Possui características particulares na fauna, flora e vegetação. Atualmente, é um dos biomas que mais sofre com a devastação. Para comemorar a data e ressaltar a importância deste bioma, somente com uma grande festa. Lobo-guará (símbolo do cerrado) onça, anta, macaco-prego, tamanduá, cobra jararaca, tatu e as aves, ema, seriema e coruja se unem para os preparativos.

O espetáculo se divide em dois atos: No primeiro, revela a importância do bioma, apresenta os personagens e suas características peculiares e se envolvem na organização da festa. No segundo ato, a realização da festa. Porém, um antagonista permeia a história, um ambicioso agricultor pretende devastar uma grande área da savana por ganância, para expandir suas terras e isto poderá trazer sérias consequências negativas para a região, colocando em risco as espécies e comprometendo a biodiversidade do cerrado. Com o bioma em perigo, eles precisam impedir este acontecimento.  O que eles não contavam era com a presença astuta e corajosa do Lobo-Guará, que não foi convidado para a festa, mas decide ir de penetra para ajudar seus amigos. Segundo uma lenda antiga do cerrado, o Lobo-Guará tem o poder de aparecer e desaparecer, o que o torna uma peça-chave na missão de impedir o ganancioso agricultor. Será que esses animais vão conseguir deter o fazendeiro ganancioso e garantir a proteção do seu amado bioma? Somente assistindo ao espetáculo para saber o desfecho dessa história cativante. 

SOBRE A PRODUTORA

Reticências Produções Artísticas, fundada há 48 anos por Marcus Vinícius Loureiro, vem desenvolvendo um trabalho dirigido ao público infanto-juvenil. Desde 1976, realiza montagens teatrais infantis e traz para o palco clássicos da literatura.  Os textos são sempre escolhidos cuidadosamente pelo grupo que optou, desde a sua fundação, por encenar espetáculos que unem beleza estética e uma proposta de reflexão.  O objetivo é utilizar a magia do teatro como instrumento para que a criança possa ter uma percepção mais crítica sobre o mundo em que vive, e também sensibilizar os adultos e ajudá-los a pensar o mundo que estão construindo.  

Assim, em todas as montagens realizadas é nítida a preocupação com a mensagem a ser transmitida. Em todos os espetáculos sempre busca levantar discussões sobre preservação da natureza, as relações sociais, a relação com o meio ambiente.  No repertório estão clássicos como “Tistu, O Menino do Dedo Verde”, “O Pequeno Príncipe”, “Mogli, O Menino Lobo”, além da montagem do único texto infantil escrito pelo autor José Saramago “A Maior Flor do Mundo”. 

Ao longo da   história, foram 30 montagens e inúmeros prêmios como o infantil “Tistu, O Menino do Dedo Verde”, que ganhou o prêmio de melhor espetáculo do ano em 1990, “A Maravilhosa Estória do Sapo Tarô-Beque”, que recebeu nove troféus João Ceschiatti – concedido pela Associação Mineira de Críticos de Teatro. Além dos prêmios de melhor espetáculo infantil pelas montagens “História sem pé nem cabeça” e “A Maior Flor do Mundo” (AMPARC / BONSUCESSO), entre outros.

FICHA TÉCNICA

Realização: Reticências Produções Artísticas | Autor: Wesley Marchiori | Diretor: Diego Benicá | Produção Executiva: Marcus Vinicius Loureiro | Cenógrafo: Diego Benicá | Figurinista: Diego Benicá e Danielle Fortunato | Iluminador: Luiz Henrique Moura | Técnico: Axeiheys Emílio e Paulo Henrique Soares | Direção de Movimento: Daniela Cassimiro | Trilha musical original: Bruno Alexsander | Preparação vocal: Arthurzzy | Elenco: Arthuzzy, Luiz Henrique Moura, Daniele Fortunato, Jakó do Nascimento e Alinne Lacerda

Duração: 70 minutos | Classificação: Livre

DATA: 09 e 10 de agosto | Sábado e Domingo, às 16h

PROMOÇÃO DIA DOS PAIS:

O pai acompanhado do filho terá direito a 01 cortesia no Domingo.

(A cortesia deverá ser retirada na bilheteria do teatro no dia do evento)

Local: Teatro Marília (Av. Prof. Alfredo Balena, 586 – Santa Efigênia)

INGRESSOS: Sympla e Bilheteria do Teatro 

Inteira: R$60,00 | Meia: R$30,00

(A bilheteria abre 02 horas antes do espetáculo)  

Informações: (31) 3277 – 4697 | 3277 – 4707 | (31) 98771-0576