Multiartista Cauleen Smith no FestCurtasBH 11/10 a 22/10

Multiartista Cauleen Smith terá retrospecto da carreira, participará de palestra e apresentará instalação inédita em sua primeira vinda ao Brasil, para o 25º FestCurtasBH

Convidada norte-americana flerta com o cinema experimental de meados do século XX e trafega por diversas artes e mídias com desenvoltura

Cauleen Smith é uma artista negra multidisciplinar que trafega com desenvoltura por diversas artes e mídias, promovendo um diálogo entre elas. No 25º FestCurtasBH, a norte-americana radicada na Califórnia terá uma mostra dedicada à sua obra, com retrospecto de oito de seus filmes, uma palestra intitulada “Tempo” e a apresentação, pela primeira vez no Brasil, da instalação “Space Station: A Rock in a River”.

Na mostra, serão exibidos desde o curta “Chronicles of a Lying Spirit (By Kelly Gabron)”, de 1992, uma colagem que funciona como uma reflexão sobre a história negra e como ela é retratada na mídia, a obras emblemáticas como “Drylongso” (1998), em versão digitalizada e restaurada, e “H-E-L-L-O” (2014), inspirada no impacto que o furacão Katrina causou na comunidade de Nova Orleans em 2005.

Ministério da Cultura, Governo de Minas Gerais, Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Fundação Clóvis Salgado e Secretaria Municipal de Cultura apresentam o 25º FestCurtasBH — Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte. O Festival tem patrocínio máster da Cemig e conta com o apoio da MGS por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, da Embaixada da França no Brasil e do Instituto Cervantes. A Fundação Clóvis Salgado tem como mantenedores a Cemig e o Instituto Cultural Vale, patrocínio Máster da ArcelorMittal, patrocínio da Usiminas e correalização da APPA — Arte Cultura.

A cineasta estará presente e realizará sessões comentadas em inglês, com tradução para português, e apresentará “Space Station: A Rock in a River” no Espaço Mari’Stella Tristão, composta por duas obras — a instalação “Two Rebeccas” (2018) e a versão em vídeo digital de “Sojourner” (2018), apresentado originalmente como curta e vencedor do prêmio de melhor filme internacional no 21º FestCurtasBH (2019) pelo Júri Oficial.

Como artista, Cauleen dialoga, dentre outros, com o cinema experimental de meados do século XX, incluindo estruturalismo, cinema de terceiro mundo e ficção científica. Como cineasta afro-americana, denuncia a história da política racial nos EUA e revela seu compromisso com a luta pela libertação da população negra. Seu trabalho imagina outra versão da experiência negra: feminista, espiritual, reverente e desafiadora.

“Desde que o trabalho de Cauleen Smith chegou pela primeira vez ao FestCurtasBH, ele nos causou encanto e surpresa em sua radical liberdade formal e conceitual, deslumbrante plasticidade, centralidade sonora e musical, além da fluidez da conversa que promove entre passados, presentes e futuros, pensados como tempos múltiplos e sempre em construção. Uma obra que traz um diálogo muito fértil com a atual produção artística e intelectual brasileira negra, em suas afinidades e contrastes. Criadora incansável, ela interroga formas e sistemas por meio de criações e formulações inventivas e inquietas em suas diversas práticas artísticas como cinema, artes visuais, escultura, poesia e música”, ressalta Ana Siqueira, curadora e coordenadora de programação do FestCurtasBH.

25º FestCurtasBH – FESTIVAL INTERNACIONAL DE CURTAS DE BELO HORIZONTE

[presencial] 11 a 22 de outubro de 2023 | [on-line] 14 a 22 de outubro de 2023

[exposição] SPACE STATION: A ROCK IN A RIVER

[presencial] 13 a 22 de outubro e 24 a 29 de outubro, das 9h30 às 21h, exceto aos domingos, das 17h às 21h, no Espaço Mari’Stella Tristão

[palestra] TEMPO — UMA FALA DE CAULEEN SMITH

[presencial] 19 de outubro, às 21h, no Cine Humberto Mauro
A artista discutirá alguns de seus filmes e instalações recentes com respeito a diferentes escalas e relações de tempo, do humano aogeológico, a partir do olhar para o futuro especulativo do passado

[exibição de filmes] MOSTRA CAULEEN SMITH — AS POSSIBILIDADES

COTIDIANAS DA IMAGINAÇÃO

[presencial] 21 e 22 de outubro, às 17h de outubro, no Cine Humberto Mauro

[informações] contato@festcurtasbh.com.br | (31) 3236-7367