Mostra Literatura e Cinema: Carta Branca a Milton Hatoum – 27 a 30/10

Autor amazonense conversa com o público sobre adaptações cinematográficas

Na esteira do Letra em Cena, que recebe o escritor Milton Hatoum, o Cinema do Centro Cultural Unimed-BH Minas realiza, entre 27 e 30/10/25, a mostra “Literatura e Cinema: Carta Branca a Milton Hatoum”. Os filmes têm entrada franca e os ingressos podem ser retirados na bilheteria, uma hora antes de cada sessão.

Um dos nomes mais notáveis da literatura brasileira contemporânea, Milton Hatoum chega a BH depois de ver seu nome cotado entre os prováveis ganhadores do Prêmio Nobel de Literatura 2025 (concedido ao húngaro László Krasznahorkai). O destaque internacional vem do reconhecimento de um autor já premiado no exterior e com seus livros traduzidos para 17 países, como a Itália, os Estados Unidos, a França e a Espanha.

A programação da mostra é uma colaboração com o próprio homenageado, que selecionou filmes marcantes em sua vida – “São Paulo, Sociedade Anônima” e “São Bernardo” – e duas adaptações de textos literários seus, “O rio do desejo” e “Retrato de um certo Oriente”. Este último tem sessão comentada por Milton Hatoum.

“O cinema, uma arte relativamente jovem, sempre esteve em diálogo com literatura, artes visuais, música, teatro. Então, é comum nas salas de Cinema do Centro Cultural Unimed-BH Minas que a gente busque convidar artistas de outros segmentos para entender essas trocas”, explica o programador Samuel Marotta. A presente mostra busca, portanto, entender a relação de Milton Hatoum com o cinema. A partir dos filmes selecionados por ele, “temos uma noção maior sobre, especificamente, adaptações literárias – tanto do ponto de vista de filmes clássicos como contemporâneos”, conta. “Esperamos que a mostra fomente uma discussão muito rica sobre cinema, literatura e as questões que permeiam estas duas instâncias da arte”, conclui.

Confira a programação!

PROGRAMAÇÃO

27/10 – Segunda-feira

Sala 2

18h10 – CINEMA E LITERATURA: CARTA BRANCA A MILTON HATOUM I RIO DO DESEJO I 1h50

28/10 – Terça-feira

Sala 1

18h – CINEMA E LITERATURA: CARTA BRANCA A MILTON HATOUM I SÃO PAULO SOCIEDADE ANÔNIMA I 1h50

29/10 – Quarta-feira

Sala 2

20h20 – CINEMA E LITERATURA: CARTA BRANCA A MILTON HATOUM I SÃO BERNARDO I 1H50

30/10 – Quinta-feira | Sessão seguida de conversa com Milton Hatoum

Sala 1

19h30 – CINEMA E LITERATURA: CARTA BRANCA A MILTON HATOUM I RETRATO DE UM CERTO ORIENTE I 1h30

Sala 2

19h30 – CINEMA E LITERATURA: CARTA BRANCA A MILTON HATOUM I RETRATO DE UM CERTO ORIENTE I 1h30

Sobre Milton Hatoum
Nasceu em Manaus (AM), em 1952, filho de imigrantes libaneses. Estudou Arquitetura na Universidade de São Paulo e Letras na Universidade de Paris (Sorbonne), onde também lecionou. Atuou como professor de literatura na Universidade Federal do Amazonas e na Universidade da Califórnia (Berkeley). Estreou na literatura com “Relato de um certo oriente” (1989), vencedor do Prêmio Jabuti de melhor romance. Em seguida, publicou “Dois irmãos” (2000, também ganhador do Jabuti), “Cinzas do norte” (2005, vencedor do Prêmio Portugal Telecom de Literatura), “Órfãos do Eldorado” (2008) e os dois primeiros volumes da trilogia – “A noite da espera”(2017) e “”Pontos de fuga”(2019), entre outros. Em agosto deste ano, foi eleito para ocupar a Cadeira n.º 6 da Academia Brasileira de Letras, em sucessão a Cícero Sandroni.