Do próximo domingo (1º) a 8 de fevereiro, o Cine Santa Tereza entra no clima das grandes premiações do cinema com a mostra “Wagner Moura em Cena”, que revisita momentos marcantes da trajetória do ator baiano, vencedor do Globo de Ouro de Melhor Ator em Filme Dramático e indicado ao Oscar de Melhor Ator, em 2026. A programação reúne nove filmes, com sessões gratuitas. Os ingressos podem ser retirados antecipadamente pelo Sympla ou na bilheteria do cinema, com 30 minutos de antecedência.
A abertura reúne “Tropa de Elite” (2007) e “Tropa de Elite 2” (2010), dirigidos por José Padilha, que acompanham o cotidiano do capitão Nascimento e sua atuação à frente do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope). Vencedor do Urso de Ouro no Festival de Berlim, o primeiro longa projetou Wagner Moura internacionalmente e consolidou sua relevância no cinema brasileiro contemporâneo.
A cidade natal do ator, Salvador, também marca presença nesse percurso cinematográfico. No drama “Cidade Baixa” (diretor Sérgio Machado, 2005), a narrativa acompanha dois amigos que seguem em direção à região mais baixa da capital baiana e acabam se envolvendo com a mesma mulher, desencadeando uma relação intensa atravessada por diversos conflitos.
A comédia “Ó Pai, ó” (diretora Monique Gardenberg, 2007) se passa durante o Carnaval no Pelourinho e retrata, com humor, música e crítica social, o cotidiano dos moradores de um cortiço no centro histórico da capital baiana. A programação inclui ainda duas sessões de “Saneamento Básico – O Filme” (diretor Jorge Furtado, 2007), uma sátira sobre moradores de uma pequena vila que recorrem à produção de um filme como estratégia para viabilizar a construção de uma rede de esgoto.
Completam a programação títulos que evidenciam a versatilidade de Wagner Moura em diferentes gêneros e registros. Estão na mostra os filmes “Romance” (diretor Guel Arraes, 2008), que aborda os conflitos entre vida afetiva e sucesso profissional; “Nina” (diretor Heitor Dhalia, 2004), marcado por uma narrativa intensa sobre solidão e violência urbana; e “A Máquina” (diretor João Falcão, 2006), que mistura fantasia e poesia no sertão nordestino; e “O Homem do Futuro” (diretor Cláudio Torres, 2011), uma trama que cruza ficção científica e romance ao revisitar escolhas e afetos do passado.
A diversidade de olhares e personagens reforça a amplitude da carreira do ator e encerra a mostra com um panorama representativo de sua trajetória no cinema brasileiro.
Mostra “Wagner Moura em cena
Data: de domingo (1º) a 8 de fevereiro
Ingressos gratuitos: retirada na plataforma Sympla ou na bilheteria do cinema 30 minutos antes das sessões
Local: Cine Santa Tereza (Rua Estrela do Sul, nº 89 – Praça Duque de Caxias – Santa Tereza)
Programação completa disponível no Portal PBH




Adicionar Comentários