Mostra de cinema no Cine Theatro Brasil discute direção de fotografia com sessões comentadas

Em agosto, o projeto Segunda no Cine reúne clássicos de Hitchcock, Wes Anderson, Terrence Malick e Carpenter

Foto: Cinzas no Paraíso/Divulgação

Além de ser um dos cartões postais de Belo Horizonte, a Praça Sete, localizada no hipercentro da capital mineira, abriga este que já foi considerado o maior cinema da América Latina. Palco de peças de teatro e shows, o Cine Theatro Brasil inclui na sua programação a mostra de cinema ‘Segunda no Cine’, cuja curadoria explora as diversas esferas da criação cinematográfica. Todas as segundas-feiras, às 19h30, os filmes reunidos em ciclos temáticos são exibidos seguidos de debates, com ingressos a preços populares. 

A ‘Segunda no Cine’ está dividida em ciclos mensais, cada um trazendo uma seleção única de filmes. Em agosto, o enfoque recai sobre a direção de fotografia e reúne obras de grandes cineastas estadunidenses, como John Carpenter, Terrence Malick, Hitchcock, e Wes Anderson. Com o nome Como se Iluminam as Histórias, o quarto ciclo do ano revela como a construção imagética pode ser o coração pulsante da narrativa cinematográfica.

Os filmes reunidos neste mês constroem seus universos visuais com rigor e poesia. A fotografia não apenas acompanha a narrativa, ela oferece corpo às intenções dramáticas, escorando as tensões, os silêncios e as intensidades afetivas. Cada movimento de câmera, cada sombra projetada, cada decisão de luz, cor e composição participa de uma dramaturgia que (re)pensa o mundo — e convida a vê-lo com outros olhos.

No dia 04 de agosto, primeira segunda-feira do mês, será exibido o filme Halloween – A Noite do Terror (16 anos), de John Carpenter, seguido de comentários do pesquisador Renan Távora Soares. Em seguida, no dia 11/08, a projeção é do filme Cinzas no Paraíso (12 anos), de Terrence Malick, com comentários do roteirista Luiz Otávio Gouvêa.

Na segunda-feira 18/08, será exibido Disque M Para Matar (16 anos), de Hitchcock, com debate liderado pelo pesquisador Rodrigo Azevedo. Por fim, na última segunda-feira do mês (dia 25), o filme O Grande Hotel Budapeste (14 anos), de Wes Anderson, será seguido de comentários da cineasta e escritora Bianca Rolff.

As sessões acontecem no Teatro de Câmara do Cine Theatro Brasil, espaço marcado por um estilo autêntico e acolhedor, fundado na reabertura do Cine, em 2013. Com capacidade para receber 200 pessoas, as suas poltronas são originais da época de construção do edifício, inaugurado em 1932, e passaram por um criterioso processo de restauração antes de serem instaladas no ambiente. 

A programação do Cine Theatro Brasil tem apoio do Instituto Unimed-BH e da Vallourec.

Sobre o Instituto Unimed-BH

O Instituto Unimed-BH completou 22 anos em 2025 e conta com o apoio de mais de 5,7 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e socioambientais visando à formação da cidadania, estimulando o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentando a economia criativa, valorizando espaços públicos e o meio ambiente, através de projetos patrocinados em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura. 

Projeto Segunda no Cine – Ciclo 4: Como se Iluminam as Histórias

Data: todas as segundas-feiras de agosto

Horário: 19h30

Local: Teatro de Câmara (Cine Theatro Brasil)

Ingressos: R$10 (inteira), R$5 (meia) 

Classificação: consultar a classificação indicativa de cada filme