Mostra “Ciclo – A Vida em 24h” no Cine Humberto Mauro – 1, 8, 15, 22 e 29/8

Programação reúne thrillers de diversos diretores, como Alfred Hitchcock, John Carpenter, Roman Polanski e Wes Craven 

Em agosto, o ciclo “A Vida em 24 Horas” retorna com uma proposta curatorial que explora o thriller enquanto gênero capaz de condensar a experiência humana na tensão do tempo restrito. Seguindo com a proposta de apresentar enredos que se passam em, no máximo, 24 horas, esta edição convida o público a acompanhar nove filmes em que as narrativas se desenrolam em pouco tempo, revelando personagens que, imersos em dilemas extremos, precisam tomar decisões que moldam irrevogavelmente seus destinos. Com curadoria de José Ricardo Miranda Júnior, as sessões acontecem no Cine Humberto Mauro, nos dias 1º, 8, 15, 22 e 29 de agosto.  A mostra tem entrada gratuita, e a retirada de até um par de ingressos por CPF pode ser feita exclusivamente pela plataforma Eventim, a partir de um hora de cada sessão.

O thriller, gênero marcado pela ambiguidade moral, pelo suspense e pela manipulação da expectativa, encontra na relação do ser humano com o tempo um elemento extraordinário, uma pulsão constante que impõe ritmo, gera tensão e revela o impacto gerado pela pressão do imediato nas escolhas dos personagens. A programação reúne filmes produzidos na América do Norte e Europa, de diversos cineastas e períodos históricos distintos, do clássico ao contemporâneo. São destaques “Festim Diabólico” (1948), de Alfred Hitchcock; “Assalto à 13ª DP” (1976), de John Carpenter; “A Morte e a Donzela” (1994), de Roman Polanski; “Voo Noturno” (2005), de Wes Craven e “O Convite” (2015), de Karyn Kusama. O público poderá conferir também duas sessões comentadas com o professor, pesquisador e curador da mostra, José Ricardo.  No dia 8, às 16h30, na sessão de “Olhos de Serpente”, do diretor Brian De Palma; a segunda será no dia 29 de agosto, às 17h, com o filme “Voo Noturno”, de Wes Craven.

A mostra “A Vida em 24h — Ciclo 2: Thrillers” é realizada pelo Ministério da Cultura, Governo de Minas GeraisSecretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais e Fundação Clóvis Salgado. As atividades da Fundação Clóvis Salgado têm a Cemig como mantenedora, Patrocínio Master do Instituto Cultural Vale e Grupo Fredizak, Patrocínio Prime do Instituto Unimed-BH e da ArcelorMittal, Patrocínio da Vivo e correalização da APPA – Cultura & Patrimônio. O Palácio das Artes integra o Circuito Liberdade, que reúne 35 equipamentos com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo. A ação é viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Vale-Cultura. Governo Federal, Brasil: União e Reconstrução.

A urgência do tempo – No thriller, a temporalidade acelerada torna-se não apenas um elemento estrutural do roteiro, mas um verdadeiro protagonista da história, implacável e impositivo, que transforma gestos cotidianos em atos carregados de significado e urgência. Ao focar em narrativas que se desenrolam em 24 horas ou menos, o ciclo propõe uma reflexão sobre a vida em sua dimensão mais efêmera e urgente. Nos filmes selecionados, o tempo vivido é narrado em sua forma mais condensada, um microcosmo em que o instante é decisivo, o gesto é radical e a espera é impossível.

Segundo o curador da mostra, a escolha deste gênero vem na esteira de pensar sobre a noção de tempo em narrativas cinematográficas. “A escolha do thriller veio herdada da ideia do filme em 24 horas. Primeiro a gente fala desse processo de amadurecer, que foi o ciclo anterior, que é muito natural discutir a ideia de tempo. O segundo gênero muito potente nessa exploração é o thriller. O nosso interesse é sempre discutir e pensar como essa temporalidade é utilizada, a questão do tempo e como ela influencia certos gêneros e conceitos dentro dele. E, claro, no estilo e na forma de abordar e filmar o mundo”, explica José Ricardo.

A programação evidencia a diversidade de abordagens dentro do gênero, contemplando desde o rigor formal e a economia narrativa de “Punhos de Campeão” (1949), de Robert Wise, que acompanha uma luta de boxe em tempo real, até o comentário social e o suspense tenso de “Assalto à 13ª DP”, de John Carpenter, no qual a sobrevivência em um ambiente hostil se torna metáfora para questões mais amplas. Além disso, o peso das escolhas permeia todas as narrativas. Segundo José Ricardo, “são filmes que estão tentando mostrar o risco das decisões e como o estilo cinematográfico vai trabalhar com elas. Como quase todo filme que lida com isso, aquela atitude define o resto da existência desses personagens. Então, geralmente são decisões morais, são personagens muitas vezes confrontados com a própria corrupção. É o caso em vários desses filmes, como em ‘Festim Diabólico’, ‘A morte e a Donzela’, ‘Punhos de Campeão’ e ‘Olhos de Serpente’. São filmes que vão colocar os personagens em profundos dilemas morais, em que a dimensão do tempo os faz confrontar isso”.

PROGRAMAÇÃO

01/08 

15h Festim Diabólico (Rope, Alfred Hitchcock, EUA, 1948) | 14 anos | 1h20

17h A Morte e a Donzela (Death and the Maiden, Roman Polanski, Reino Unido – França – EUA, 1994) | 16 anos | 1h43

08/08 

15h Punhos de Campeão (The Set-Up, Robert Wise, EUA, 1949) | 14 anos | 1h15

16h30 Olhos de Serpente (Snake Eyes, Brian De Palma, EUA – Canadá, 1998) | 14 anos | 1h38 | Sessão comentada por José Ricardo Miranda Jr., professor e pesquisador.

15/08 

15h Testemunha Muda (Mute Witness, Anthony Waller, Reino Unido – Rússia – Alemanha, 1995) | 16 anos | 1h35

17h O Convite (The Invitation, Karyn Kusama, EUA, 2015) | 16 anos | 1h40

22/08

15h30 Assalto à 13ª DP (Assault on Precinct 13, John Carpenter, EUA, 1976) | 16 anos | 1h30

29/08

15h Tempo Esgotado (Nick of Time, John Badham, EUA, 1995) | 14 anos | 1h30

17h Voo Noturno (Red Eye, Wes Craven, EUA, 2005) | 14 anos | 1h20 | Sessão comentada por José Ricardo Miranda Jr., professor e pesquisador.

A Vida em 24h — Ciclo 2: Thrillers

Datas: 1º, 8, 15, 22 e 29 de agosto

Horários: Variáveis

Local: Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes

(Avenida Afonso Pena, 1537, Centro)

Classificações indicativas: Variáveis

Entrada gratuita, com retirada de até um par de ingressos por CPF, exclusivamente pela plataforma Eventim, a partir de um hora antes de cada sessão