Mostra CHAMA! Corpos Arvoredos Plurais da Escola de Artes Visuais

A Fundação Clóvis Salgado, por meio do Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart, e a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais – Codemge – apresentam Mostra CHAMA! Corpos Arvoredos Plurais da Escola de Artes Visuais – Cefart/FCS. Trata-se de um projeto pedagógico do Cefart que tem como objetivo possibilitar aos alunos a aplicação prática dos conteúdos estudados em sala de aula. A Mostra é composta por Exposição virtual, Catálogo eletrônico, Cartilha Educativa digital e Roda de Conversa. Todas as atividades acontecerão entre os dias 1º e 30 de junho de 2021.

Meio Ambiente como tema central

A proposta curatorial elaborada pela artista plástica e professora convidada, Celina Lage, aborda o meio ambiente a partir do conceito “árvores e arvoredos” e propõe reflexões acerca de como os corpos se relacionam com eles.

Cartilha Digital Educativa

Para o público infantil, a proposta “Reflorestação (reflorestar + coleção)”  atende crianças de 5 a 8 anos. É um convite para observar a natureza em uma experiência de inventário, seja através da coleta de gravetos, gramas e folhas de formatos diversos, seja pelo ato de plantar uma semente.

Para o público adolescente, a partir de 14 anos, o conteúdo está reunido no tema “Bora se tecnoarborizar?”, subdividido em quatro eixos-conceitos. O primeiro é “Bora conhecer a cidade?”, que tem como proposta a comparação entre as imagens da antiga paisagem de Belo Horizonte (ou outra cidade) com a atual, oriundas de pesquisas fotográficas, tanto no site do Arquivo Público Mineiro quanto nos registros fotográficos pesquisados pelos adolescentes em arquivos pessoais, internet ou pesquisa no Google Street View. O segundo eixo é uma chamada para os estudantes e o público em geral conhecerem o universo das Plantas alimentícias não convencionais – PANCS, com o título “Bora conhecer as Pancs?”. O terceiro eixo é “Bora falar sobre consumismo?”, que propõe uma reflexão sobre as diversas formas de consumo na sociedade globalizada. Como atividade, o jovem deve construir uma mini-exposição de ‘memes’ com os amigos. E o último eixo, “Sendo um Corpo Arvoredo”, sugere atividade relacionada ao tema da exposição e aos artistas cujas obras integram o Acervo da FCS.

Para o público adulto, o eixo “Natureza engarrafada: cada um na sua garrafa”, instiga reflexões ligadas ao momento de isolamento em que vivemos e a como os corpos podem se relacionar com a natureza nesse contexto. A proposta é que se crie um momento de desaceleração por meio de uma mediação entre o corpo, a casa e a natureza, chamando para a construção de um terrário em garrafa.

Catálogo Eletrônico

Desenvolvido por estudantes e pelos professores, o Catálogo da Mostra CHAMA! é um canal de divulgação, inovação e produção de memória. A publicação tem como objetivo divulgar a produção da Escola de Artes Visuais, valorizar sua história e o acervo da Fundação Clóvis Salgado. O público poderá ter acesso ao Catálogo pelo Site da FCS, a partir do dia 25 de junho de 2021. O documento também será distribuído para Escolas.

Roda de Conversa

A diretora do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart), Marta Guerra, e alguns professores da instituição farão uma breve apresentação sobre a Mostra CHAMA! Corpos Arvoredos Plurais da Escola de Artes Visuais – Cefart/FCS, no dia 14 de junho, às 19h, pelo canal da FCS no YouTube. Durante o mesmo evento, Celina Lage, curadora convidada, também vai conversar sobre a exposição com Carlos Wolney (artista da mostra) e Gabriela Clemente (Professora artista pesquisadora da UFMG).

Já a outra Roda de Conversa será mediada pelos professores Alexandre Ventura e Giovane Diniz e contará com as presenças dos alunos. Na ocasião, o público vai acompanhar o bate-papo sobre os processos de criações das obras. O evento será transmitido no dia 25 de junho, às 19h, pelo canal da FCS no YouTube.

Adicionar Comentários

Clique para comentar