No aniversário de três anos, a casa lança o projeto Moeminha pelo Mundo, que convida o público a vivenciar experiências que unem gastronomia, cultura e identidade visual inspiradas em diferentes países. A primeira parada é San Sebastián, em uma viagem sensorial à paradisíaca cidade espanhola.
Para celebrar três anos de história, o Moema Bar e Cozinha vai literalmente colocar o pé na estrada. A casa acaba de lançar o Moeminha pelo Mundo, projeto em que o proprietário, Daniel Ribeiro, o chef Pedro Mendes e equipe realizarão viagens anuais a diferentes países em busca de inspiração gastronômica e cultural. A ideia é viver experiências completas – não apenas nos restaurantes renomados, mas também em feirinhas, bares e pubs locais – e trazer para o cardápio do Moema novas criações de pratos e drinks, inseridas sazonalmente ao longo do ano.
O primeiro destino foi a Espanha e por lá dupla conheceu a capital Madri e a cidade de San Sebastián, mundialmente conhecida por sua excelência culinária, onde bares e restaurantes estrelados convivem lado a lado. Foram 15 dias de imersão na paradisíaca região do País Basco, escolhida, segundo Daniel, “por ser a cidade com o maior número de estabelecimentos premiados pelo Guia Michelin”. Ele acrescenta: “As ruelas do famoso balneário, tomadas por pequenos botecos, também têm um charme à parte. Turistas do mundo todo passam por ali, aproveitando as estufas de petiscos e tapas, cada uma com sua especialidade. É um lugar no qual você pode ver e experimentar o melhor da gastronomia mundial.”
De acordo com Daniel, a proposta é transformar o Moema em um relicário de memórias e sabores, com elementos de cada destino visitado. O primeiro menu, inclusive, já está oficialmente criado e será inspirado nos pintxos, pequenos petiscos da culinária espanhola geralmente servidos sobre um pedaço de pão. Porções como Tosta de brie, compota de damasco e presunto iberico; Espeto de camarão, polvo e legumes grelhados; e Papas bravas, feita com Batata baby frita, aioli especial, aioli de siracha e furikake estão entre as delícias encontradas na casa a partir do próximo dia 27. Elas seguem no cardápio até o fim de novembro.
Durante o período, os clientes que pedirem as novidades receberão um passaporte especial. Aqueles que completarem oito carimbos poderão trocar por um copo Lagoão colecionável ou um boné da campanha.
Vermutes
A atmosfera espanhola também será percebida na carta de drinks, que terá os vermutes como protagonistas. O famoso vinho aromatizado e adoçado, muito usado em coquetéis clássicos ou servido puro como aperitivo, vai ser o ingrediente básico na releitura de cinco receitinhas que estão sendo preparadas pelo mixologista Tiago Santos, todas adaptadas para o paladar brasileiro. “Teremos uma caipi com vermute. Ele também será o protagonista no preparo de um spritz e de um Negroni, ou seja, vamos apresentá-lo aos clientes por meio de drinks já conhecidos”, comenta.
Paella ao vivo
As comemorações pelos três anos do Moema incluirão ainda uma Paella ao vivo preparada pelo chef Pedro Mendes, nos almoços dos finais de semana, a partir do dia 25. “Essa é só a primeira experiência”, adianta Daniel. “Ainda não definimos o destino de 2026, mas temos a certeza de que sempre voltaremos com as malas cheias de boas ideias, sabores e lembranças – e a promessa de que um pedacinho dos lugares mais fantásticos do mundo estará na Sergipe, 1370.”
Inspiração em Miró e Picasso
A identidade visual do aniversário de três anos do Moema mergulhou na obra de dois grandes artistas plásticos espanhóis: Miró e Picasso. As cores vibrantes, os traços fortes/marcantes e os estilos únicos de suas personalidades artísticas, facilmente reconhecíveis como representantes do Surrealismo, serviram de base para as criações dos grafismos da campanha.
As bolachas dos chopes, os selos comemorativos e os uniformes dos colaboradores vão trazer elementos e símbolos que remetem ao trabalho da famosa dupla que deixou um legado na história da arte. “Essa é uma identidade que é, ao mesmo tempo, celebração e poesia visual, além de dialogar com uma campanha que respira alegria, boemia e cultura, exatamente como é o espírito do Moema”, destaca Daniel Ribeiro acrescentando que Pedro e ele ainda trouxeram elementos típicos da Espanha para decorar o bar e assim transportar os clientes diretamente para as cores do importante país europeu, rico em história, arte, arquitetura e gastronomia.
Sobre o Moema
Inaugurado em 2023, o Moema Bar & Cozinha chegou à cena gastronômica da capital mineira para trazer o melhor da culinária paulistana para a cidade, consolidando-se como um ponto de encontro que combina boa gastronomia, coquetelaria criativa e um ambiente informal.
Uma das releituras do menu é o tradicional Bolovo, ovo caipira cozido com gema mole, envolto em blend de carne bovina e bacon. O sanduíche de mortadela do Mercadão também está no cardápio assim como os icônicos pasteis de feira.
Já o cardápio do Moeminha pelo mundo conta com pratos como uma Tosta de Brie, damasco e jamón (baguete artesanal, queijo Brie, marmelada de damasco e presunto Ibérico); pimentos de piquillo (brioche tostado, creme de pimentão de piquiillo na brasa, anchovas e brotos) e um polvo à galega salteado com azeite, alho e ervas, servido com páprica defumada sobre cama de batatas baby douradas no alecrim.
O drink do aniversário, por sua vez, é o homônimo Moeminha, com aperol, maracujá, refrigerante de grapefruit, abacaxi e Whisky Lamas. Um vermute especial desenvolvido na casa também compõe o cardápio comemorativo.
Moema e Moeminha
Rua Sergipe, 1370 – Savassi
Funcionamento: todos os dias a partir das 11h




Adicionar Comentários