Minas recebe primeiro festival de cinema fantástico – 31/10 até 30/11

Mostra vai exibir, entre 31/10 e 30/11, em streaming, 30 curtas-metragens de terror, ficção científica e fantasia

Profissionais do mercado audiovisual terão mais um importante espaço para mostrarem seus trabalhos. A partir do próximo dia 31, Minas Gerais recebe o primeiro festival de cinema fantástico do estado, o Minas Fantástica. Idealizada pelos cineastas Evandro Caixeta e João Gilberto Lara, e com produção da Qu4rto Studio, a mostra vai contar com 30 curtas-metragens de terror, ficção científica ou fantasia, que além da qualidade técnica e artística, prometem ousar na experimentação de novos suportes e linguagens visuais.

As produções, que passaram por um apurado processo seletivo, serão exibidas gratuitamente, para todo o Brasil, até 30 de novembro, por meio do streaming Minas Play, em parceria com a Rede Minas de Televisão. Todos os filmes foram realizados a partir de 2020, respeitando a duração máxima de 25 minutos por curta-metragem, e são divididos em seis categorias, cada uma com, no máximo, cinco curtas representantes: Brasil Fantástico reúne concorrentes com o melhor do gênero pelo país; BH Fantástica prestigia a produção local, enquanto Novos Horizontes chega para destacar os novos realizadores. Brasil diverso, por sua vez, congrega realizadores LGBTQIAPN+ de todo o estado de Minas Gerais e do Brasil, propondo a inclusão da diversidade de olhares no cinema independente. 

O festival conta ainda com a categoria Afrofabulações – que apresentará ao público uma reflexão sobre a criação de narrativas e universos negros e a celebração de todo o legado ancestral descendente da cultura africana – e Raízes Fantásticas, com títulos com um olhar sobre a nossa origem, remetendo ao folclore, lendas e mitos espalhados pelo Brasil nas mais diversas tradições.

Segundo João Gilberto Lara, um dos idealizadores do Minas Fantástica, todos os filmes selecionados cumpriram com os requisitos desejados pela curadoria da mostra, fator ao qual ele atribui a um investimento maciço das leis de incentivo à cultura no mercado audiovisual. “Tivemos um grande número de inscritos com qualidade técnica e primor artístico elevado. Acreditamos, portanto, que o espectador vai se emocionar e conhecer histórias — apesar de curtas — muito potentes nas seis categorias competitivas”.

Difundir gêneros e fomentar talentos

Parceiro de Lara no projeto, o cineasta Evandro Caixeta revela que a motivação para fazer a mostra — que tem apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte— vai de encontro à necessidade de promover, difundir e dar voz aos filmes de fantasia, ficção científica e horror, não só em BH e Minas Gerais, como também em todo o Brasil. “Com a escassez de festivais voltados para esses gêneros, o Festival Minas Fantástica simboliza o primeiro projeto em Minas Gerais que caminha nessa vertente, abrindo portas para a democratização do acesso a uma seleção ampla de curtas, e, obviamente, para múltiplos(as) realizadores(as) do cinema independente que não possuem visibilidade e divulgação das suas obras”.

Ainda de acordo com Caixeta, a exibição das histórias no formato online – um legado da pandemia — vai possibilitar o acesso a um número incrivelmente superior de pessoas. “Esperamos atingir um público abrangente, com olhares diversos, plurais e que reflita a nossa visão e/ou das realizadoras dos filmes de forma lúdica, mas sem perder o caráter sociocultural com o qual eles são produzidos”, destaca. A expectativa dos organizadores é que cerca de 15 mil pessoas acessem o streaming do Minas Play para conferir as produções durante os 30 dias em que elas ficarão disponíveis na plataforma.

Catálogo de filmes

Categoria Brasil Diverso

  1. Filme: Meu Pedaço de Mandioca – Curitiba/PR – 14 minutos — 2025

Direção: Raíssa Castor

Sinopse: Uma porção de mandioca desencadeia os delírios e as transformações pessoais de Rita.

2.                 Filme: Desbarão – Campinas/SP – 11 minutos – 2025

Direção: Roberto Limberger

Sinopse: Em algum lugar entre o futuro breve ou distante, uma dupla é visitada por um forasteiro. As disputas materiais e afetivas desencadeadas nos trazem reflexões sobre qual cinema preservamos e qual cinema valorizamos.

3.                 Filme: Wakashu – São Paulo/SP – 12 minutos – 2025

Direção: Jill Gillespie

Sinopse: Um grupo de homens persegue uma mulher trans na calada da noite, sem saber que ela é a mestre de um dojo de artes marciais, e está esperando por eles.

4.                 Filme: Não precisa pedir desculpa – São Paulo/SP – 16 minutos – 2024

Direção: Franco Cavezale

Sinopse: Rafa, jovem trans e gay, já se conformou que nunca vai encontrar um outro garoto que o aceite, até que conhece Henrique. Após os acontecimentos que desencadeiam em sua morte e sua volta como ser sobrenatural, Rafa percebe que nunca será aceito pela sociedade cis. Por isso, ele se vingará.

5.                 Filme: O poético fim das mulheres que amei – Rio de Janeiro/RJ – 14 minutos – 2023

Direção: Renan Amaral

Sinopse: Para escrever o que ela considera seu melhor romance, Marianne Silva buscou inspiração matando mulheres inocentes. Num misto de autossabotagem e vingança, as personagens do livro — e vítimas do sadismo — se revezam colocando toda a espécie de dúvida na cabeça da escritora e em uma contagem misteriosa, resta descobrir qual justiça prevalecerá.

Categoria BH Fantástica

  1. Filme: Calaboca e Escuta – Belo Horizonte/MG – 20 minutos – 2023

Direção: Daniel Bretas

Sinopse: “Calaboca e Escuta” adapta a HQ homônima, de 2015. No curta vemos múltiplas realidades canalizadas de modo tangencial num Brasil atravessado por etnias, identidades e classes sociais culturalmente interpoladas por entraves geográficos e tecnológicos na contemporaneidade. Apresentam-se quatro sequências protagonizadas por grupos étnicos bem diferentes, todos frente sua realidade cotidiana e às barreiras sociais erguidas pelos regimes intransitórios da incomunicabilidade nos centros urbanos.

2.                 Filme: Não é um sonho — Belo Horizonte/MG – 10 minutos – 2025

Direção: Gabriel Marcos

Sinopse: Acordando de um coma, Ingrid desperta em uma Belo Horizonte que mais parece uma alucinação coletiva. Neste mundo perfeito, Maisa governa o país, o hino nacional foi trocado por “Evidências” e Inês Brasil coleciona prêmios Nobel da Paz. Guiada por sua amiga Sabrina, Ingrid tenta se adaptar, mas sua paranoia só aumenta. Convencida de que está presa em um sonho maluco, ela decide confrontar as regras bizarras desse novo mundo para desvendar a verdade por trás da perfeição.

3.                 Filme: Boca Maldita — Belo Horizonte/MG – 5’28’’ – 2024

Direção: Rhodes Madureira

Sinopse: Uma mulher em um relacionamento tóxico e abusivo pode chegar a fazer coisas inimagináveis por uma saborosa vingança. 

4.                 Filme: Raízes da cidade — Belo Horizonte/MG – 2’35’’ – 2024

Direção: Lucas Lanza

Sinopse: Buscando entender uma série de acontecimentos e mortes misteriosas em um antigo hotel, um jornalista vai até os arquivos públicos e tem um encontro inesperado com uma lenda local e o passado da cidade.

5.                 Filme: Blockbuster — Belo Horizonte/MG – 10’40’’ – 2024

Direção: Rafael Toledo

Sinopse: Blockbuster acompanha Abel, um diretor amador determinado a resgatar o charme dos efeitos práticos do cinema clássico, orquestrando a explosão real de um edifício para seu próximo filme.

Afrofabulações

  1. Filme: Cordão de Prata – Nova Iguaçu/RJ – 23 minutos – 2025

Direção: Getúlio Ribeiro

Sinopse: O ano é 1985. Em algum lugar da Baixada Fluminense, Brilhante, um capitão do mato contemporâneo, diverte-se com sua vítima antes do tiro de misericórdia.

2.                 Filme: Onde a maré leva — Rio de Janeiro/RJ – 10 minutos – 2024

Direção: Luan Santos

Sinopse: Jerusa e seu pai Durval saem para um passeio na praia. Enquanto contam histórias e relembram memórias de família, Jerusa percebe que está em um rito de despedida. Entre o amor e mistério, ela enfrenta a dor da perda e aprende a preservar o legado de seu pai.

3.                 Filme: A Sombra de um futuro – Curitiba/PR – 19 minutos – 2025

Direção: Gabriel Borges

Sinopse: Rosa sonha com uma imagem. O misterioso sonho não sai de sua cabeça, ela fica obcecada com a enevoada lembrança de uma figura que parece abduzir um jovem negro. Em busca de respostas, Rosa entra pela noite. 

4.                 Filme: Transmutação – São Paulo/SP – 20’03’’ – 2024

Direção: Natan Ribeiro

Sinopse: Eulice, uma jovem negra de 26 anos, em um momento conturbado de sua vida, se isola no sítio de uma curandeira durante três dias, onde se submete a um ritual na tentativa de se livrar do que a atormenta.

Categoria Brasil Fantástico

  1. Filme: Asa Real – Rio de Janeiro/RJ – 11’20’’ – 2024

Direção: Diogo Oliveira

Sinopse: Uma mulher toma uma decisão: é preciso voar para escapar dos abismos que a vida coloca em nossos caminhos. Diante das estrelas ela faz a promessa de não desistir do sonho. Ela passa dias e noites tentando fazer sua máquina de asas funcionar, mas não consegue, ela precisa encontrar uma peça para consertar sua geringonça. Perseguidores tentarão impedi-la. Imparável ela contará com uma inesperada ajuda para enfim alçar voo.

2.                 Filme: Pólen – Joinville/SC – 19’40’’ – 2025

Direção: Rodrigo Baptista

Sinopse: Um monstro gigante surge nos céus da florida cidade de Blütendorf. Ademir, um homem comum, luta por sua sanidade em meio a um golpe de Estado.

3.                 Filme: KIV – Recife/PE – 25 minutos – 2025

Direção: Cezar Maia

Sinopse: Num futuro próximo, ambientado no Recife, Santiago é um escritor que obteve sucesso com seu primeiro Romance, mas atualmente acumula fracassos editoriais. Ele ganha a vida escrevendo literatura pornográfica num universo ocupado pela inteligência artificial. Santiago não convive com a filha faz muito tempo e vê sua vida mudar ao encontrar Kiv, uma androide criada na Índia para ser modelo fotográfico e que procura o escritor para que este escreva sua história de aventuras pelo mundo na intenção de se eternizar. Kiv deseja fazer uma última viagem sem volta até os confins do sistema solar.

4.                 Filme: Arapuca – São Paulo/SP – 20 minutos – 2023

Direção: Joel Caetano

Sinopse: Marcos cuida de seu pai, um idoso com problemas degenerativos, mas também deseja resolver um assunto de seu passado. Com isso, se torna um prisioneiro em um mundo que está em ruínas.

5.                 Filme: Abissal – São Paulo/SP – 17’09’’ – 2025

Direção: Allan Contro e Decio Fonseca

Sinopse: Em uma ilha remota e isolada, vive uma pescadora. Com o passar dos dias, coisas estranhas começam a acontecer, e ela já não consegue mais distinguir o que é real e o que não é.

Raízes Fantásticas

  1. Filme: Maira Porongyta – o aviso do céu – Feliz Natal/MT – 19’58’’ – 2025

Direção: Kujãesage Kaiabi

Sinopse: Itaarió, criador do mundo, reúne os deuses Kaiabi no céu para transmitir um aviso inquietante, revelando tensões cósmicas que atravessam o destino da humanidade.

2.                 Filme: Nhandê – Manaus/AM – 13’19’’ – 2025

Direção: Elisa Telles e Begê Muniz

Sinopse: Sara, uma garota de 12 anos, moradora do Amazonas, ajuda sua vó Ivete em seu trabalho como “benzedeira” na região. Seguindo a influência de sua melhor amiga Carla, Sara começa a se relacionar afetivamente com outros jovens de sua idade, no entanto a dificuldade de lidar com essa nova fase de sua vida, junto com visões sobrenaturais de rituais indígenas, que ocupam constantemente seus pensamentos, guiarão a adolescente ao despertar de uma nova consciência sobre sua vida.

3.                 Filme: Visagens e Visões – Belém/PA – 18’59’’ – 2024

Direção: Rod Rodrigues

Sinopse: Durante uma viagem noturna, um taxista conta a uma passageira estranhos casos ocorridos em diferentes bairros e décadas da cidade, transformando perspectivas e crenças da moça sobre a região.

4.                 Filme: Pinga Fogo – São Paulo/SP – 15 minutos – 2025

Direção: Vitória Mantovani

Sinopse: Pinga Fogo é o Exu-Mirim que acompanha Jade em sua jornada de vida. Porém, ao se cansar das agressões constantes cometidas pelo marido de Jade, Pinga-Fogo decide intervir e revelar sua própria história.

5.                 Filme: Do Observatório me viram – Passa Tempo/MG e Rio de Janeiro/RJ – 16 minutos – 2024

Direção: Thaís IRS e Giovanna Giovanini

Sinopse: Niginho é ufólogo, artista e, até então, um desconhecido tio de Thaís. Sob o céu estrelado da misteriosa cidade interiorana de Passa Tempo, o encontro destes dois estranhos traz à luz um sci-fi rural brasileiro que cria uma curiosa reflexão sobre a existência.

Novos Horizontes

  1. Filme: O Homem Imaginário – Belo Horizonte/MG – 15’59’’ – 2025

Direção: Felipe Vignoli

Sinopse: Durante seu primeiro dia de férias, Joaquim conta para sua mãe de um sonho estranho e passa seu último dia junto de seu melhor amigo.

2.                 Filme: Transe — Belo Horizonte/MG – 2 minutos – 2024

Direção: Ana C. Farina

Sinopse: O curta narra uma história de perseguição, hipnose e desejo, envolvendo o encontro de uma mulher com um vampiro.

3.                 Filme: Mocku: uma pseudo-realidade — Belo Horizonte/MG – 18 minutos – 2023

Direção: Flora Liz

Sinopse: “Encontros Imediatos” é um programa de TV que apresenta um tema controverso: um caso de abdução alienígena. Os espectadores serão levados em uma jornada emocionante enquanto cientistas e especialistas debatem e analisam um relato de um suposto abduzido. Mas nem tudo é o que parece! Com exceção de um, os convidados são atores contratados para defender pontos de vista opostos ao do único verdadeiro especialista em ufologia presente no programa. À medida que o programa avança, a discussão se torna cada vez mais fantástica e surreal. Os convidados começam a fantasiar sobre a realidade com uma imensa inocência do que está prestes a acontecer.

4.                 Filme: Demiurgo – Belo Horizonte/MG – 21 minutos – 2024

Direção: Davi Gomes

Sinopse: Victor, um jovem adulto que vive com a sua irmã mais nova, é atormentado por pesadelos de morte que se tornam realidade.

5.                 Filme: HannaH – Belo Horizonte/MG – 25’09’’ – 2025

Direção: Daniel Martins

Sinopse: Hannah não esperava atravessar os limites da realidade. Aos 25 anos, ela almeja tornar-se uma atriz de sucesso. Mas o caminho mostrou-se mais complexo do que imaginava. Eis que, durante um ensaio, ela é transportada para outra realidade, onde sua vida parece melhor. No entanto, o multiverso encontra diversas formas de surpreendê-la.

1º festival mineiro de Cinema Fantástico

Quando: 31/10 a 30/11/25

Os filmes ficarão disponíveis gratuitamente, para todo o Brasil por meio do streaming Minas Play, em parceria com a Rede Minas de Televisão

Temas: filmes de terror, ficção científica e fantasia

Categorias: Novos Horizontes, Brasil Diverso, Afrofabulações, Raízes Fantásticas, Brasil Fantástico e BH Fantástica*

Este projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.